Social Media Explorer

Apresentação

O Social Media Explorer monitoriza e analisa as menções nacionais veiculadas nas redes sociais, Facebook, Twitter e outras, e ainda em diversas fontes na Internet, tais como rss feeds de sites de notícias, fóruns, comentários em notícias de publicações online, sites de reclamações, etc, onde as conversas sobre as marcas acontecem.

Permite a identificação de Key Opinion Leaders, analisar o feedback dos cibernautas, ouvir sugestões, críticas, recomendações e todo o tipo de referências às marcas ou temáticas.

Actualmente o mercado/empresas necessitam de monitorizar o que é colocado nas diversas redes sociais, não apenas para reagir relativamente a situações de gestão de crise (com a marca ou com a personalidade que representa a marca p.e.), mas também para avaliar oportunidades, através da avaliação do que está em voga tanto no sector como na concorrência.

Dado o crescente investimento e presença das marcas nas redes sociais, o Social Media Explorer trata-se de uma poderosa ferramenta de monitorização e análise regular do BUZZ nas redes sociais.

Na plataforma online Social Media Explorer é possível aceder a toda a informação monitorizada pelo serviço, menções nas redes sociais, posts de blogs e fóruns, notícias de RSS Feeds e ter acesso aos vídeos youtube que falem sobre as marcas ou tema do cliente assim como da concorrência.

A plataforma funciona com acesso personalizado e possibilita a realização de análises (quantitativas e qualitativas). Com os serviços de monitorização e análise Social Media Explorer são enviados alertas com a informação recolhida sobre o perfil indicado pelos clientes.

Este serviço dispõem de diversas funcionalidades: edição de posts, atribuição de categorização (por exemplo, assistência, campanhas, produtos, etc), classificação qualitativa de “sentimento” dos posts recolhidos, a visualização de dados oficiais de investimento publicitário das inserções (TV, Rádio, Imprensa, Outdoor) das marcas monitorizadas e muitas outras.

Disponibilização da Informação

O Social Media Explorer disponibiliza informação que permite aumentar o grau de envolvimento das marcas com o público, através de:

  • Acesso a serviço de monitorização de vários canais de social media com a qualidade Marktest, incluindo outros canais tais como blogues e fóruns, e outros sites passíveis de rastreamento.
  • Envio de Social Media Reports diários / semanais / mensais de visualização de posts e avaliação do impacto das menções veiculadas nos social media.
  • Identificação, status de imagem e reputação junto dos formadores de opinião.

A informação é acedida pelo utilizador através do website http://social.markdata.pt, onde estão inseridas todas as menções recolhidas pelo serviço.

Complementarmente, são enviados diariamente alertas por email para visualização rápida do utilizador, assim como para possibilitar a sua reacção (p.e. gestão de crise da marca, oportunidade de negócio, identificação de opinion leaders, entre outros).

A informação é acedida através de vários formatos:
  • Plataforma online, com actualização em tempo real
  • Alertas diários (o cliente pode solicitar o envio automático de alertas mediante o número de menções recolhidas)
  • Relatórios semanais/mensais/outras periodicidades de avaliação da performance das marcas

Como referido em cima, o SME disponibiliza ao utilizador diversas análises, tais como:

  • Análise de Sentimento (Favorabilidade das menções recolhidas – Positivo, Negativo, Neutro, Misto)
  • Análises segmentadas por categorias (Serviço ao cliente, Imagem, Preço, Assistência, etc)
  • Análise Performance Cruzada - A análise Performance disponibiliza ao utilizador o cruzamento de informação da plataforma SME com estudos de referência do Grupo Marktest, possibilitando a avaliação do buzz gerado nos Social Media e a sua correlação, ou não, com outras actividades de comunicação da marca. Nesta análise comparam-se menções, atividade da página facebook da marca, notícias, Word Cloud (conjunto de palavras/expressões mais usadas nas menções da marca), investimento em publicidade das marcas e dados de folhetos promocionais das insígnias da distribuição, tudo integrado numa única análise. Assim, torna-se imediata a avaliação se o Buzz gerado nos Social Media teve influência do investimento publicitário efectuado nesse período, se foi comunicada alguma promoção em folheto, se advém de notícias veiculadas nos OCS. Esta avaliação é possível para a marca do utilizador bem como para análises concorrenciais.
  • Análise Word Cloud - Através da análise Word Cloud, o utilizador tem conhecimento das expressões mais utilizadas nas menções da marca, nas diferentes redes monitorizadas, sendo o tamanho das palavras proporcional ao número de vezes que são utilizadas.
  • Análise Ranking - A análise de ranking permite para um determinado período (uma semana por defeito), uma visão da evolução das menções de determinada marca em comparação com a concorrência. Esse período de uma semana poderá ser configurável para que seja quinzenal, mensal, etc. O output da informação é exportável para pdf e configurável para que seja enviado por e-mail.
  • Análise Pages - Nesta análise temos acesso ao ranking dos posts das páginas oficiais das marcas, podendo esse mesmo ranking ser extraído pelo número de likes, número de partilhas ou número de comentários, e ainda, através da opção “best of” ter o ranking do melhor post de cada marca em comparação com o melhor post de outras marcas. Possibilita também a exportação dos dados para Excel, não apenas os posts mas também os comentários associados.

A quem se destina?

Marcas e Empresas, Agências de comunicação & RPs, Organismos Públicos, Personalidades com exposição mediática.

 
Empresa
Coordenadora de Departamento de Social Media
Mariana Tavares
Área

Comunicações Técnicas