svg-spacer
netAudience

Apresentação

O netAudience da Marktest é um sistema híbrido de audiência de Internet, com elevado grau de integração e interdependência de 3 fontes independentes de recolha de dados:

  • netScope (dados site-centric)

dados censitários de tráfego dos sites auditados e aderentes ao sistema. Informação recolhida através de script inserido em todas as páginas desses mesmos sites.

  • mega panel (dados user-centric)

dados amostrais baseados em painéis de grande dimensão (mega panel desktop > 30 000 participantes; mega panel mobile > 15 000 participantes) que fornecem perfil sociodemográfico dos sites auditados pelo netScope, para as plataformas PC, telemóvel e tablet.

  • meter panel (dados user-centric)

dados amostrais recolhidos através dum painel clássico, pelo recurso a um audímetro de software. Este painel complementa o mega panel e mede, na plataforma PC, os sites não auditados pelo netScope: sites de media nacionais não aderentes à auditoria, sites internacionais, sites de e-commerce, sites institucionais, corporate, etc.

A metodologia utilizada pela Marktest, com a integração de múltiplas fontes, possibilita o recurso às melhores fontes disponíveis para cada site, indicador e análise (Reach, Visits, Pageviews, perfis sociodemográficos, etc.), disponibilizando mais dados, com mais detalhe e mais exactidão, comparativamente ao recurso a um único painel, num estudo de metodologia clássica.

O estudo é constituído por três pilares, utilizando as melhores técnicas e fontes disponíveis em cada um deles:

  1. dados de painéis
  2. dados da população – para caracterização dos universos estudados
  3. dados de tráfego de sites auditados
Figura 1 - Integração das fontes para netAudience

Universos netAudience

Universo Populacional:

Portugal continental, 15 + anos.

Universo de Plataformas estudadas:

Para sites auditados: audiências de todas as plataformas (PC+smartphone+tablet) tendo por fontes o netScope (dados censitários de tráfego) e o mega panel (perfil).

Para sites não subscritores de auditoria: audiências da plataforma PC (privado e trabalho), através do meter panel.

Figura 2 – Plataformas de acesso Internet cobertas por cada painel

Universo de Suportes:

São estudados todos os suportes online, com o máximo de granularidade possível em cada fonte utilizada: recolha de painéis + recolha site-centric (para sites auditados netScope).

Fontes de dados

Caracterização do Universo: Bareme Internet

Para estudo de base e caracterização actualizada do universo de consumidores de internet é utilizado o Bareme Internet, o estudo de referência do mercado nacional, o qual tem edição anual e faz o levantamento exaustivo da caracterização dos portugueses relativamente à internet: posse de equipamentos, hábitos de consumo, perfil sociodemográfico, etc.

A sua informação, regularmente actualizada, permite a quantificação dos vários universos e sub-universos de consumidores Internet, de forma a garantir a representatividade actualizada do sistema netAudience.

O Bareme Internet é publicado regularmente deste 1997.

Dados de tráfego de sites auditados: netScope

Os dados de tráfego são recolhidos pelo netScope, o serviço independente de auditoria de tráfego de sites em Portugal, realizado pela Marktest, e já com mais de uma década de serviço ao mercado nacional.

Este serviço tem por base um sistema site-centric que recolhe todo o tráfego, através de scripts presentes nas páginas dos sites auditados. É um sistema baseado em third party cookies, o que permite o reconhecimento dos users, transversalmente a todos os sites auditados. Estes users são identificados por um sistema de Browser Identification mais resiliente que o simples recurso a cookies, permitindo uma superior estabilidade de identificação de cada user gerador de pedidos de conteúdos. Pageviews (no caso da medição netScope) mas também tracking de impressões publicitárias (via serviço netEffects) ou medição de stream áudio/vídeo (via serviço netStream).

Os dados de tráfego recolhidos pelo netScope fornecem informação detalhada de toda a navegação de um site auditado, independentemente da localização ou plataforma utilizada para a visita e caracterizam-se também por serem dados censitários. Com esta técnica, o sistema consegue recolher o máximo de dados de tráfego dos sites em causa, o que permite uma elevada qualidade na informação disponibilizada pelo sistema.

Auditoria  dos sites medidos pelo netScope

Adicionalmente à medição, existe um conjunto de critérios de padronização, pelo qual todos os sites são auditados. Essas regras, definindo os conceitos e os limites para contabilização válida para uma entidade web, asseguram que todos os sites auditados são medidos dentro dum quadro de transparência e equivalência. Uma equipa da Direção de Estudos de Meios da Marktest audita sistematicamente esses sites, de forma a assegurar o cumprimento dos critérios de padronização vigentes em cada período, e a consequente comparabilidade e qualidade da medição site-centric realizada.

Sempre que são detectadas problemas técnicos ou situações de incumprimento, são aplicadas medidas previstas para cada tipo de situação, as quais podem implicar a exclusão de tráfego ou, em situações limite, a não publicação de dados durante um período determinado.

Esta componente de controle de qualidade assegura ao mercado a qualidade e rigor dos dados dos sites, que voluntariamente aderem à auditoria.

Dados fornecidos ao sistema:

Os dados site-centric contribuem para o sistema, fornecendo as seguintes métricas de navegação, recolhidas por recenseamento:

  • Browsers únicos
  • Visitas
  • Pageviews
  • Tempo
  • Geo-localização(para netAudience apenas é considerado tráfego com origem em Portugal)
  • Todas as plataformas: PC e mobile (smartphone+tablet)

Estes dados são recolhidos para os suportes auditados pelo netScope subscritores de audiência auditada. São estas as entidades medidas pelo mega panel (ver a seguir).

Dados de painel: mega panel (pc+mobile)

Para a caracterização sociodemográfica das audiências dos sites aderentes ao serviço de auditoria, é utilizado um sistema de mega painel, segmentado por plataformas, com amostras independentes recrutadas via PC e via mobile.

O recrutamento deste painel é realizado de forma aleatória, através de um convite lançado no browser dos visitantes dos sites auditados e aderentes ao sistema, os quais têm scripts netScope nas páginas.

Esse convite é apresentado sob a forma de uma página de web e é emitido nas duas plataformas (PC e mobile):

Figura 3 – Página de web com convite para adesão ao mega panel PC para netAudience

 

Figura 4 – Página de web com convite para adesão ao mega panel mobile para netAudience

Processamento dos dados das fontes netScope + mega panel

A audiência das entidades “mega panel” do netAudience é quantificada a partir da totalidade do tráfego recolhido pelo netScope e dos dados do mega panel. Esse processo é realizado para cada plataforma (PC, phone e tablet) e para o conjunto (multiplataforma).

Figura 5 -  Características dos dados do ranking mensal netAudience

Os dados são então ponderados pelos dados da estrutura demográfica da população, tanto para cada plataforma como para o multiplataforma, a partir dos dados mais atualizados do establishment survey – Bareme Internet. Esta etapa garante a representatividade da amostra relativamente às características sociodemográficas da população de internautas em Portugal.

Dados fornecidos ao sistema:

No final desta fase ficam disponíveis os dados de audiência relativamente a cada site auditado, para cada plataforma. Esses dados incluem:

  • Reach
  • Visitas
  • Pageviews
  • Tempo

Podendo ser exploradas por:

  • Variáveis sócio demográficas
  • Sites e Redes comerciais
  • Plataformas (PC; phone; tablet)

Dados de painel: meter panel

O novo painel de audímetro, lançado em 2017, recorre a uma nova técnica de recolha: uma extensão de browser (denominado netMeter), desenvolvida pela Marktest, que cobre o consumo tanto em computadores particulares como de trabalho.

O meter panel, sendo composto por uma amostra clássica, é recrutado de forma controlada e constituído por uma amostra de cerca de 3 000 indivíduos com acesso PC à internet, nos últimos 60 dias. Esta amostra é representativa da navegação em PCs, tanto em ambiente privado como em equipamentos de trabalho.

Este painel não cobre navegação em equipamento mobile, pelo que os sites estudados por este painel apenas apresentam audiência para computadores.

Dados fornecidos ao sistema:

O meter panel, sendo complementar ao mega panel, fornece os dados de navegação para a long tail de sites não auditados pelo netScope:

  • Reach
  • Visitas
  • Pageviews
  • Tempo

Podendo ser exploradas por:

  • Variáveis sociodemográficas
  • Entidades (Entidades meter panel)

Suportes: ≥ 60 casos na amostra

Informação disponibilizada ao mercado

O sistema, a partir das fontes integradas, gera resultados mensais, disponibilizados em várias plataformas, vocacionadas para cada tipo de utilização dos dados:

  1. Ranking auditado netAudience (dados públicos)
  2. YUMI web para netAudience
  3. YUMI desktop (análises e planeamento)

1-Ranking netAudience

O ranking netAudience é publicado mensalmente. Este ranking inclui exclusivamente sites nacionais, subscritores do serviço e que são auditados pelo netScope. Para cada entidade é fornecida a audiência acumulada de todas as plataformas ( Reach multiplataforma) e o Reach específico de cada plataforma (PC, Smartphone e Tablet).

Figura 6 -  Características dos dados do ranking mensal netAudience

2-YUMI web para netAudience:
Vagas mensais de audiência

Mensalmente são disponibilizados dados netAudience para exploração na YUMI web.

Esta nova plataforma desenvolvida pela Markdata, que se estreia em Portugal com dados netAudience, permite a exploração de dados através de tabelas e vários tipos de gráficos, organizáveis em dashboards. Estes, após serem criados, podem ser reutilizados com dados de novas vagas, exportáveis para outros formatos e partilhados tanto dentro de uma rede de utilizadores, com distribuição por links, como diretamente para destinatários externos, não utilizadores da plataforma.

Figura 7 -  Exemplo de tabela de netAudience num dashboard da YUMI web

Figura 8 -  Exemplo de ecrã de Workspace da YUMI Web para netAudience, com a disponibilização de vários dashboards de tabelas e análises gráficas

3-YUMI desktop: Reports
Vagas mensais de audiência

Mensalmente são fornecidos ficheiros netAudience para MMW/YUMI desktop. Esses ficheiros incluem todos os suportes com base amostral no período em causa, e inclui meios das duas fontes: auditados (dados netScope+mega panel) e não auditados (dados meter panel). A fonte de dados é disponibilizada na coluna “Fonte”.

Figura 9 -  Exemplo de ecrã de MMW Reports com a disponibilização de suportes das duas fontes de recolha: mega panel e meter panel

Suportes

São disponibilizados todos os suportes com base amostral, incluindo meios auditados (dados netScope+mega panel) e meios não auditados (dados meter panel). Os suportes são de dois tipos:

  • Entidades – suportes constituídos normalmente por um site.
  • Redes – suportes constituídos pela agregação de sites/canais.

Adicionalmente, é disponibilizada a identificação da fonte de dados de cada suporte através da Variável “Fonte”, com dois segmentos: “ mega panel” e “meter panel”.

4-YUMI desktop: PlanView
Ficheiros mensais para planeamento

Mensalmente são fornecidos ficheiros para MMW. Esses ficheiros incluem todos os suportes com base amostral no período em causa, e inclui meios das duas fontes: auditados (dados netScope+mega panel) e não auditados (dados meter panel). A fonte de dados é disponibilizada na coluna “Fonte”.

Figura 10 -  Exemplo de ecrã de planeamento em PlanView

Suportes

São disponibilizados todos os suportes com base amostral, incluindo meios auditados (dados netScope+mega panel) e meios não auditados (dados meter panel). Os suportes são de dois tipos:

  • Entidades:
    suportes constituídos normalmente por um site.
  • Redes:
    suportes constituídos pela agregação de sites/canais.

Adicionalmente, é disponibilizada a fonte de dados de cada suporte através da Variável “Fonte”, a qual tem dois segmentos: “mega panel” e “meter panel”.

 
Empresa
Direcção
Director
Director Adjunto
Área
E-mail

Sugestões e Suporte técnico:

Todas as dúvidas, comentários ou sugestões deverão ser encaminhadas para:

  • Exploração de dados em YUMI web para netAudience:
    netAudience@marktest.pt
  • Exploração de dados em MMW Reports e Planview:
    dpa.suporte@mediamonitor.pt