Target Group Index (TGI)

O TGI é um estudo que permite identificar, conhecer e segmentar o consumidor português de acordo com os seus consumos, posse de bens e serviços. Através de mais de 300 Statements o TGI permite também medir valores e atitudes do consumidor face às mais diversas áreas de consumo e temas da sociedade actual.

O TGI é um produto de research que fornece informação dinâmica, vasta e aprofundada, sobre o consumo de produtos e serviços, preferência de marcas, comportamentos de compra, relação com a media, estilos de vida, atitudes e tendências. É um suporte fundamental no apoio às decisões estratégicas do Marketing e da Publicidade.

Com uma base amostral de 5000 entrevistas/ano o TGI cobre 17 sectores de mercado avaliando o consumo e posse de bens e serviços para um total de 240 categorias. Recolhendo informação para mais de 3000 marcas o TGI permite conhecer o consumidor da marca na sua globalidade. Permite conhecer quais os seus interesses, as suas motivações e atitudes, o que fazem nos seus tempos livres, que outros produtos também consomem ou como se relacionam com a media.

Lançado na Grã-Bretanha há 40 anos, o TGI está actualmente presente em mais de 60 países. Com uma base anual de 700 000 entrevistas / ano a nível mundial, o TGI caracteriza 1000 milhões de consumidores em todo o mundo.Através de um questionário standard aplicado nos diversos países, o TGI possibilita uma análise e comparação de dados à escala mundial, e não apenas local, do target pretendido. A aplicação de um questionário standard permite a comparação de dados de consumo de produtos e serviços, a comparação de dados de preferência de marcas, a comparação de comportamentos de compra, a comparação de dados em termos da relação com a media e a comparação de estilos de vida e atitudes à escala mundial.

O TGI é um estudo único que possibilita: Análise do consumidor por consumo/ posse de produtos e marcas | Análises de Mercado | Análises de Tendências | Optimização de estratégias de Marketing e Comunicação direccionadas para o target | Comparação de dados internacionais.

Metodologia

O Universo de análise do TGI é composto pelos indivíduos com 15 e mais anos de idade residentes em Portugal Continental. O estudo apresenta uma base amostral de 5000 entrevistas/ anos. O método de amostragem utilizado é o de estratificação geográfica (Região e Distrito) e a selecção do elemento amostral é feita através do método de quotas.

A recolha da informação decorre de forma regular e contínua em duas etapas:


Numa primeira etapa procede-se ao recrutamento telefónico (fixo e móvel) dos futuros entrevistados TGI. O recrutamento destes indivíduos é feito através do método da entrevista pessoal e telefónica, com recurso ao Sistema CATI (Computer Assisted Telephone Interview). Esta entrevista é realizada através de um questionário estruturado, constituído por perguntas fechadas, sendo dada a possibilidade de optarem por responder ao questionário via web ou via postal. A recolha de informação é conduzida a partir dos escritórios da Marktest, em Lisboa, por uma equipa de entrevistadores com experiência na condução de entrevistas telefónicas e que recebem formação específica para a condução desta fase. Todo o trabalho de recolha é coordenado e supervisionado in loco pelos coordenadores do estudo.

Numa segunda etapa e após o entrevistado ter aceite colaborar com a Marktest, é-lhe enviado o questionário de acordo com a opção manifestada na etapa de recrutamento. Regra geral, a Marktest possibilita o auto-preenchimento do questionário por um período de 4 semanas.


Apresentação de resultados

Os dados são disponibilizados em duas ferramentas Marktest: e-tgi - ferramenta de visualização de dados online que permite uma consulta rápida e intuitiva dos dados | MRW/Marktab -Software de análises de Crosstab e Análises estatísticas que permite uma total customização da análises à medida das necessidades do cliente.

http://tgi.marktest.pt/tgi/

 
Empresa
Direcção
Directores Adjuntos
Patrícia Alves
Área

Área de Clientes

Faça login aqui