Netpanel meter

Área de clientes

Apresentação

A MARKTEST iniciou os estudos regulares para conhecer a penetração e os hábitos de navegação dos portugueses na Internet em 1996. Nesta altura, desenvolveu-se o estudo "Bareme Internet", para caracterizar e analisar a evolução da utilização da Internet na população portuguesa. Em 1999, respondendo às necessidades do mercado, inicia um projecto inovador e pioneiro em Portugal, o NETPANEL.

Em Janeiro de 2002 apresentámos os primeiros resultados deste projecto.

Com o estudo NETPANEL, a Marktest dá um importante passo na criação de uma fonte de informação de grande rigor, inexistente no mercado português, sobre a utilização da Internet pelos navegadores portugueses, pelos padrões do que melhor se faz em termos internacionais.

Metodologia

O NETPANEL é o estudo regular, do tipo painel, que pretende ser a referência do mercado, no que diz respeito ao objectivo de conhecer o comportamento da navegação na Internet dos portugueses.

Baseia-se num Painel de Lares e utiliza uma tecnologia que permite acompanhar e registar toda a utilização da Internet em cada um dos computadores utilizados para esse efeito, por qualquer um dos membros do Painel. Deste modo é possível conhecer o comportamento dos internautas na Web, nos portais, nos sites ou banners acedidos.

Os resultados que estão a ser disponibilizados referem-se à navegação da Internet a partir de computadores de uso pessoal.

Universo de Estudo

O Netpanel representa os indivíduos com 4 e mais anos, residentes em Portugal Continental, que nos últimos dois meses utilizaram a Internet a partir de computadores de uso pessoal.

Amostra

A amostra é composta por 1000 Lares, a que correspondem cerca de 3000 Indivíduos. A amostra é desenhada a partir de uma estratificação dos lares por Regiões Marktest e Classes Sociais. A imputação de Lares aos estratos ou células amostrais é feita de forma proporcional.

Recrutamento de Lares

Os Lares são recrutados de forma aleatória, com base num conjunto de procedimentos padronizados. Os lares recrutados passam a uma fase de pré-produção, antes de serem integrados na amostra. Um sistema de gestão acompanha de forma permanente estes lares, sendo responsável pelo processo de incentivação e de Rotação do Painel.

Recolha de Informação

A actividade na Internet de todos os indivíduos do painel é acompanhada por um programa especialmente desenvolvido pela Marktest - Netpanel Online, previamente instalado nos computadores dos painelistas. A informação é registada de uma forma automática, e imediatamente enviada para a Marktest, onde é depois validada e processada.

O Netpanel Online (NOL)

É a aplicação que envia, em tempo real, a informação da navegação de cada membro do painel para a Marktest, nomeadamente: Páginas, Frames, Imagens, Banners e respectivos Links, Objectos - Applets, Flash e outros similares.

Distribuição da Informação

A distribuição da informação aos utilizadores é feita online no site da Marktest, www.e-netpanel.com.

Cada utilizador tem uma password de acesso ao site. A distribuição da informação é realizada semanalmente, cabendo ao utilizador seleccionar os períodos em análise, que podem ser com base semanal ou mensal.

As análises e a criação e utilização de alvos, são limitados por critérios pré-definidos de Mínimo de Casos para análise, os quais serão indexados ao período de análise.

O e-netpanel é um programa de análise de dados de audiências, com base na Web, desenvolvido pela MARKTEST para trabalhar os dados recolhidos no estudo Netpanel e com acesso restrito aos clientes.

Este programa baseado na Web tem por principal objectivo permitir que os seus utilizadores possam analisar e trabalhar os resultados do estudo, on-line.

Acesso

O acesso a este programa é controlado pela Marktest em função de contratos. A acessibilidade é permitida através de uma palavra-chave para cada cliente/utilizador.

Tipo de Dados

O e-netpanel utiliza ficheiros de dados não probabilizados de base individual, em que cada elemento amostral é caracterizável pelas seguintes variáveis sociodemográficas: Sexo, Idade, Região, Grupo Ocupacional e Classe Social.

Criação de Projectos

É possível a criação de projectos, cujos parâmetros são gravados e ficam acessíveis para futuras utilizações em exclusivo para cada utilizador.

Selecção do Período para Análise
Selecção do Alvo para Análise
Selecção do Universo a analisar
Filtro de entidades (domínios ou sites)

Informação do Painel

Os indicadores incluídos neste ponto estão disponíveis no programa de análise dos resultados do Netpanel, o E-Netpanel. Destes apenas alguns são apresentados no presente relatório.

Utilizadores únicos

Número de Utilizadores únicos
Média diária de utilizadores únicos
Média de dias despendidos pelos utilizadores

Páginas

Número total de páginas visitadas (000)
Média diária da páginas visitadas (000)
Média de páginas visitadas por utilizador
Média de páginas por sessão

Sessões

Número total de sessões (000)
Média diária de sessões (000)
Média de sessões por utilizador

Tempo

Tempo total despendido numa entidade
Média diária de tempo despendido (h)
Média de tempo por utilizador (hh:mm)
Média de tempo por sessão (hh:mm)
Media de tempo por página (mm:ss)

Rankings

Ranking de Sites
Ranking de Domínios
Rankings de TLDs e de SLDs
Rankings por Propriedades

Análises temporais

Resultados por semana
Resultados por mês
Resultados por dia da semana
Resultados por dias úteis/Sáb/Dom
Resultados por dia do mês (análises para o período temporal seleccionado no projecto)

Gráficos horários

Análises gráficas que permitem visualizar o comportamento médio dos indivíduos ao longo do dia. Estão disponíveis por:
Semana; Mês; Dia da semana; Dias úteis / Sábado / Domingo; Dias do mês; Variáveis sócio-demográficas.

Análise de entidades

Para além de ser possível seleccionar as entidades a analisar e tirar um ranking dessas entidades seleccionadas, permite:

  • Duplicações:Análise e quantificação do número de indivíduos que contactam simultaneamente duas ou mais Entidades.
  • Mobilidade: Análise e quantificação dos percursos de indivíduos entre páginas/sites/entidades.
  • Análise de perfil dos utilizadores por variáveis sócio-demográficas.
  • Evolutivos Semanais
  • Evolutivos Mensais

Análise de propriedades

Permite-se a criação de propriedades - ou seja, entidades que se pretendem analisar em conjunto, sob um nome escolhido pelo utilizador.

Outras análises

Existe a possibilidade de serem disponibilizadas outras análises para além das que estão presentes no serviço padrão, mediante apresentação de orçamento.

 
Empresa
Direcção
Director
Manuel Monteiro
Director Adjunto
Vitor Cabeça
Gestor de Produto
Ana Amaro
Área
E-mail

Conceitos utilizados