Markdata Media Workstation

A Markdata Media WorkStation ou MMW é uma aplicação especialmente desenhada para analisar resultados de audiencia de media e investimento publicitário.
A finalidade inicial da MMW foi integrar Telereport, Teleview, Videotrack e Planview numa única aplicação. Contudo as suas potencialidades foram muito além desse propósito.

De facto, a MMW introduz algumas importantes funcionalidades. A MMW utiliza a vastamente utilizada e reconhecida linguagem de programação Visual C++, permitindo ao software correr de formas mais rápida e eficaz.

Outra questão importante que faz do MMW um software único, é a possibilidade de implementar novos recursos externos e novas funcionalidades, o que faz com que seja um programa leve e reutilizável. O facto de ser um software baseado em componentes, utilizando módulos de objectos desenvolvidos pela Markdata, permite facilmente adicionar novas funcionalidades e detalhes ao MMW.

A informação fornecida por este software permite responder de forma eficaz e objectiva às seguintes questões:

Quantos anúncios foram emitidos ou publicados, em que canais, estações de rádio ou publicações e qual foi o seu custo?

De que forma estão os concorrentes a fazer os seus investimentos em cada meio?

Quais são as particularidades dos anúncios?

Em que tipo de publicações ou veículo de media é feito o maior investimento?

Qual é a receita de publicidade num determinado suporte e como é feita a sua distribuição através das diferentes publicações?

Este serviço fornece informação diária ou semanal (dependendo do media) relativamente a investimentos publicitários. As bases de dados são facilmente consultadas e suportadas pela eficiente Markdata Media Workstation com uma interface intuitiva e um poderoso motor de relatórios.

Este software permite-lhe não só controlar o investimento de publicidade em televisão, mas também para analisar a eficiência de cada anúncio, através da relação custo / audiência. É assim uma importante ferramenta para gestão de campanhas publicitárias, diminuindo o risco do processo de decisão em relação a este tipo de investimentos.

Alguns exemplos:

Análise de Benchmark no producto “Mobile Communications” - Comparação em campanhas concorrentes (Grps & Investment) através de canais e semanas

Analise de Pós-Avaliação – Análise da Cobertura, Cobertura efectiva e OTS obtida pelos spots da campanha. Divisão da campanha em vagas

Análise do spread do investimento e o numero de ocorrências efectuado em cada meio da campanha. Comparação com os resultados de produtos concorrentes

Analisador de Audiências para obter informação profunda sobre Televisão, Rádio e outros Medias.

Este software abrangente e de utilização simples oferece todas as informações sobre televisão e outros medias, tais como rádio, imprensa, outdoor, etc. Trabalha em ambiente Windows e apresenta dados de rating por targets, programas, blocos horários, canais e datas. Permite observar a duplicação, a acumulação de cobertura durante a transmissão, os fluxos e transferências de audiência, assiduidade, fidelidade e exclusividade.

Se quiser saber o share de uma telenovela, o rating de notícias, a recepção de share de um reality show, a atractividade do filme da noite passada, o índice de afinidade de pessoas jovens, basta abrir o software MMW Telereport e saberá isto e muito mais!

Permite ainda analisar e controlar os Programas, Breaks e Blocos de emissão. Com o interface MMW os utilizadores podem calendarizar livremente a produção de relatórios num determinado momento de um dia específico, sem necessidade de qualquer outra intervenção. Esta funcionalidade facilita a geração de análises periódicas, calendarizando os relatórios para serem executados durante a noite, muito importante no caso de relatórios particularmente alargados e complexos.

Grelha de Analise de Switching

Quantos espectadores, e de onde vêm e para onde vão, são algumas das perguntas mais frequentes em departamentos de research. O módulo de switching ajuda a entender melhor estas questões.

Na curva de switching, o utilizador pode analisar a origem e destino da audiência de forma mais detalhada. Neste módulo, grelha e variável de audiencia estão presentes assim como barras coloridas que indicam a origem e destino da audiencia no período horário analisado.

Curva de Ratings

Este módulo permite analisar a curva de evolução de audiência para cada variável em grande detalhe. Os clientes têm vários critérios para desenhar as curvas, sendo assim possível representar qualquer tipo de variável de audiência, por target, canal ou dia, efactuando uma comparação precisa de forma a compreender o comportamento de audiência de cada canal, evento, dia etc.

Módulos de Relatórios

O designer de relatórios da Markdata Workstation permite desenhar relatórios avançados em três passos muito simples: seleccionar layout, seleccionar filtros, e executar. É possível executar relatórios de bandas horárias, franjas e eventos, usando um interface comum.

As selecções de Layout e Filter podem ser gravadas como templates para futuro, reduzindo assim o tempo de trabalho.

Top Mensal de 10 programas. Ranking por Share medio por Canal, Thumbs Up se o Share é > 35%

O módulo de relatórios contém uma unica e avançada função Multipágina. Tal permite projectar diferentes análises e organizações de relatório antes de executar a análise. Assim, numa única execução podemos obter diferentes relatórios, até agora apenas possíveis utilizando processos de batch.

Módulo Individual

Um conjunto de análises melhoradas cujo principal objectivo é o “split” de audiências de programas, periodos ou spot-campanhas em detalhes individualizados, tais como:

  • DUPLICAÇÃO\EXCLUSIVIDADE: Como é que a audiência de eventos é duplicada ou exclusiva face a outros eventos.
  • PERFIL DE AUDIÊNCIA: De que forma a audiência de eventos está a atingir diferentes segmentos sócio-demográficos.
  • DEP: De que forma os viewers de determinado evento estão a migrar para outros eventos\canais.
  • ASSIDUIDADE: De que forma a audiência de eventos é dividida por classes de percentagem de tempo-visualizado e cujos viewers foram mais ou menos leais a esses eventos.
  • SMH: Quais são os “Heavy”, “Medium” e “Small” espectadores de eventos tendo em conta a média de tempo visualizado.
  • Reach&Frequency: De que forma se estão a comportar os eventos em termos de Grp’s, Cobertura e Numero de Contactos atingidos, por forma a compreender eficiência dos mesmos.

É um poderoso e avançado módulo que permite simular o desempenho de uma grelha de programação mensal futura.

São necessários apenas alguns pequenos passos para se iniciar um processo de decisão estratégico:

  • Criar uma Grelha de Programação Mensal
  • Importar Dados de Rating de TV
  • Avaliar Shares estimados
  • Obter Grelha de Desempenho
  • Reavaliar e comparar com base em resultados de audiência reais

Geração da Gelha Mensal

Este módulo é um Data Entry que permite a introdução de programas para a grelha mensal futura. Neste passo o cliente pode definir o share que prevê para cada programa e identificar cada evento com a sua respectiva cor.

Grelha de Desempenho

Uma vez definida a grelha de eventos mensais e depois de feito o ajuste necessário com o editor de audiências, a folha de Agenda de resultados de Grelha vai mostrar a grelha final prevista. Esta grelha irá comparar cada dia com o acumulado do mês, a fim de fazer a monitorização do desempenho de programas e tentar alcançar os objectivos do canal.

Módulo de Relatórios

Este módulo permite elaborar diversos relatórios com vários métodos de organização, de forma a obter o desvio entre os dados previstos e os dados reais. O cliente pode identificar facilmente e de forma rápida quais são os eventos que não estão a atingir o valor previsto, a fim de definir novas estratégias para atingir os objectivos.

Como resultado da arquitectura modular e de integração real de dados da Markdata, foi possível projetar um grupo de ferramentas que permitem a análise do conteúdo do programa. Criar relatórios e gerar curvas de desempenho de conteúdo. Ideal para revistas, notícias ou qualquer programa que tenha conteúdo diverso.

O procedimento é simples, através do controle de criação de bases de dados diárias externas que podem ser consultadas em qualquer momento, cruzando as informações de conteúdo com os dados diários.

Modulo Data Entry

Manualmente pode-se introduzir e editar o conteúdo de um programa numa base minuto a minuto, incluindo apresentadores, convidados, entrevistas, etc ...

Pode-se em seguida definir as diferentes partes do programa, utilizando cores diferentes, identificando o nível dos temas.

Podemos gravar o conteúdo e integrar esta informação com o resto da estrutura da ferramenta de relatórios MMW.

Gráfico de Conteúdo de Curva:

O módulo de Curvas analisa o desempenho do programa, identificando sobre o gráfico a secção do programa, notícias, conteúdos, comentários e participantes, de forma a melhor compreender o comportamento da audiência.

O módulo permite comparar dois programas mostrando os conteúdos de ambos, de forma a identificar as sceções melhores e piores, levando em consideração os temas, convidados e colaboradores participantes.

É possível produzir um output que permite uma análise intuitiva e gráfica da performance do programa.

Desta forma podemos conhecer o desempenho do programa quando algum convidado ou entrevistador está a participar, dependendo da seção de programa ou tema que esteja a ser abordado no momento.

Relatório com conteúdos

A Markdata Media Workstation permite conjugar uma base de dados externa criada pelo cliente com o resto dos módulos do Software.

Por exemplo, podemos fazer um top de apresentadores de forma a ver qual é o mais popular, quantos segundos de exposição teve cada um, ou qual o target mais proximo do apresentador.

O Teleview é um módulo integrado de Telereport e MMW apresentando simultaneamente, imagens, som, gráficos e valores de audiencia, proporcionando uma nova perspectiva para análise de audiência de TV.

A possibilidade de visualizar imagens para os canais e analisar a avaliação de audiência para diversos targets, permite ao utilizador estudar e compreender melhor o comportamento dos telespectadores do que apenas analisando os números.

A Markdata desenvolveu o seu próprio software (MediaLab) para captura e conversão de imagens de televisão num formato digital.

A emissão dos canais é gravada num formato especifico para Teleview com 24 frames (imagens) por segundo, com um tamanho de 360x288 pixels.

Posteriormente, as imagens podem ser gravadas num CD/DVD e enviadas para os clientes. O Teleview utiliza uma base de dados Telereport para audiências e programas, não necessitando, portanto, de actualizações específicas de audiências.

No modo de concorrência, podemos comparar o video com a emissão de vários canais de um único dia, cruzando esta informação com a audiência de cada evento.

Por baixo da janela de cada video podemos identificar o nome do programa, a audiência do programa e a audiência do minuto que estamos a visualizar. Desta forma podemos comparar a audiência minuto a minuto com a audiência do programa e ver “quando” e “como” está a perder ou ganhar.

Sob o controle de video à esquerda, podemos analisar a curva de evolução de Rating / Share para o canal / programa seleccionado (preenchido a azul) e os seus concorrentes. Nesta janela podemos obter informações sobre o fluxo de audiência de cada canal.

O gráfico de Switching de Eventos permite analisar quanta audiência se ganhou vinda da concorrência e quanta audiência se perdeu para outros canais.

Estes são apenas alguns exemplos das multíplas funcionalidades do Teleview.

Usando as informações da imagem processada pela Markdata Media Workstation, os clientes podem criar uma base de dados de medição da exposição de eventos não-monitorizados (colocação de produtos) durante a emissão de um evento de televisão, como por exemplo:

Publicidade visivel durante a transmissão de um jogo de futebol,

Publicidade móvel dentro de um programa (Modelo Advertiser)

Visibilidade de uma personalidade entrevistada.

Este modulo é dirigido a emissoras de TV, Anunciantes, Partidos Politicos, Personalidades Públicas, e instituições como Clubes de Futebol, Organizações Culturais, etc...

No Preview pode-se rever os momentos em que o produto é exposto, e classificá-los numa base de dados VOB.

Depois de criada a classificação na base de dados, a Markdata Media Workstation permite analisar a visibilidade e exposição do produto, verificando a cobertura que a marca alcançou durante o evento, ilustrando o perfil de audiência e de investimento da campanha.

A constante evolução do mundo da televisão, a complexidade do planeamento e a busca contínua para satisfazer todas as necessidades individuais de cada cliente, foram as principais razões que levaram a um foco preciso na melhoria constante do Planview pela Markdata, fornecendo uma poderosa ferramenta para o planeamento Global de media. A experiência e o know-how adquirido com a implementação do Planview em diversos países é também um factor importante para o seu desenvolvimento.

Como consequência do boom verificado no princípio dos anos 90 no Mercado de media, o processo da publicidade tornou-se mais segmentado, levando a uma maior especialização no planeamento e compra de espaço em media.

O Planview foi a nossa resposta para Planeamento de Campanhas Publicitárias em todos os meios, fornecendo informação inportante sobre optimização quantitativa e qualitativa. Uma ferramenta importante para uma estratégia de comunicação global, oferecendo vantagens competitivas e estratégias consistentes e optimizadas aos nossos clientes. A sua versatilidade e facilidade de utilização fez deste software um modelo na área de media.

O Planview permite aos nossos clientes responder de forma imediata às mudanças no Mercado e às exigencias dos utilizadores devido ao seu desenvolvimento contínuo.

Funcionalidades Chave

  • Definição e Avaliação de Sub-Campanhas
  • Planeamento Multi Target
  • Planeamento por Custo por Grp
  • Análise de plano para várias curvas de resposta
  • Análise de plano para vários spots
  • Várias opções para criação de Painel Constante
  • Controlo Automático para inserções planeadas VS emitidas
  • Definição de Sub-Campanhas
  • Definição de Estratégia
  • Diferentes Critérios de Optimização
  • Módulo de Relatórios

Ranking

É um modulo para selecção de suportes/inserções, composto por dados históricos para breaks, periodos horários e day parts. Permite visualizar suportes de várias formas: por dias, variáveis, e organizar a informação da análise por uma ou mais características do suporte (Canal, Dia, Day Part).

Calendário

A construção de um plano é baseada em valores probabilisticos automaticamente avaliados inserção a inserção. A fácil gestão e a informação rica são as características mais importantes deste módulo de planeamento. O Sort de Suportes e a organização são funções que permitem ao utilizador visualizar suportes sob diferentes perspectivas, tornando assim possível assignar uma ou mais características a multiplos suportes simultaneamente.

Definição do Painel

A optimização do Painel Constante para vários planos ou ensaios é um factor de grande importância na valorização de planos.

O processo de avaliação implica a selecção do método de amostra para o cálculo do Reach & Frequency.

Métodos Disponíveis

Painel Continuo 100%: composto por indivíduos que estiveram presentes em todos os dias do periodo de avaliação.

Painel de União Pelo Menos Um: composto por indivíduos que estiveram presentes no periodo de avaliação, pelo menos um dia.

Best Fit: construção do Painel Constante onde os ratings estão mais próximos dos ratings diários do periodo em análise.

Intermediate Panels Free: oferece ao utilizador a possibilidade de definir o número máximo de dias que indivíduos podem perder no painel, para a construção do painel, para um periodo de N dias.

Optimização

Optimizar a eficácia de um plano é o objectivo das ferramentas de optimização de media. Maximizar o Reach efetivo a um custo menor é o critério utilizado no processo de optimização. Com base nas metas definidas no Módulo de Estratégia existem dois métodos diferentes para a optimização do plano:

Passo-a-passo: a partir do suporte selecionado no Ranking e tendo em conta a curva de resposta activa, o Planview gera um plano ideal construído com o melhor Reach efectivo para a meta estabelecida (Custo, Cobertura, GRP).

Verificação de Dados

Controlo de avaliação da Campanha, dia-a-dia, sincronizando inserções planeadas e inserções realmente emitidas. Através de um processo automático o utilizador poderá verificar no dia seguinte que inserções foram emitidas e avaliar as diferenças de cobertura e Grp entre o planeado e a realidade.

O Advisor é um optimizador estratégico que os tomadores de decisões dentro de agências ou Compradores de Media utilizarão para simular/investigar diferentes cenários de planeamento, com base no orçamento que têm e/ou a cobertura\grp’s de que necessitam.

Com o Advisor podem rapidamente obter respostas a questões do tipo:

  • Como é que as campanhas planeadas deverão ser distribuídas pelos canais, dayparts, semana, etc, para recuperar os objectivos globais de GRP's, Cobertura, Orçamento e Inserções?
  • Quanto do orçamento deve ser investido em in Prime-Time e em Off-Prime para atingir os Grp’s desejados?
  • Quão diferente seria uma campanha mais concentrada em poucos canais (para obter maiores descontos) de uma mais abrangente em termos de cobertura atingida?
  • Quanto do orçamento é necessário para atingir um certo valor de Grp’s ou Cobertura?

Com o Advisor estes responsáveis pelo processo de decisão poderão obter a melhor estratégia a ser aplicada para os futuros Planos da Campanha e passá-la ao planeamento táctico.

O objectivo deste Sistema é definir o modelo das negociações de preços que será usado para planeamento: tabelas de preços, discontos, taxas, Custos por Ponto de Rating etc…

Os modelos de negociação podem ser aplicados para cada tipo de media, cliente por cliente.

Plataforma desenvolvida para melhorar a eficiência do negócio das agência de meios.

O Ad.link é um software que permite a integração perfeita entre a Aplicação de Media (Planview) e a Aplicação de Negócios (Adlog.Net). É entendido como um conjunto de Web Services disponibilizados pela Adlog.Net e funcionalidades adicionais do lado do Planview, que faz uso desses serviços. O resultado é um sistema que engloba todo o fluxo de trabalho de planeamento e optimização para a ordem de compra e facturação.

Esta plataforma contém um grupo completo de serviços de comunicação entre o Software de Planeamento de Media e o Sistema de Gestão.

  • Definição de Cliente e pacote de negociação para cada Cliente
  • Definição de Campanha entrando na marca, no producto e na Campanha do Cliente
  • Geração de Planos e posicionamento de campanhas
  • Compra de inserções e reserva de ordens
  • Alteração das condições de negociação, substituindo a ordem de reserva para aprovação e faturamento.
  • Sincronização completa entre o software de Gestão e o de Planeamento
 
Empresa
Director Comercial
Francisco Giménez
Área