MRI - Marktest Reputation Index

Apresentação

Marktest Reputation Index apresenta-se como um estudo da Marktest que tem como objectivo medir a reputação das marcas junto da sociedade, monitorizar a sua evolução e posicionar as marcas num ranking que permita a comparação com outras marcas concorrentes e de outros sectores de actividade.

As marcas pulverizam o quotidiano do consumidor, que as escolhe ou rejeita em função de inúmeros estímulos a que está sujeito. Actualmente sabemos que as escolhas que o consumidor faz, até mesmo as decisões que toma, vão para além de simples processos cognitivos. A componente emocional assume cada vez mais uma posição de destaque nestas opções e escolhas, e apercebemo-nos que o consumidor compra ou escolhe as marcas em que confia, e recomenda as marcas de que gosta.

Gostar, admirar, respeitar, confiar, são sentimentos e atitudes expressas em relação às marcas e reflectem eles próprios os níveis de reputação das marcas.

Neste contexto, a Marktest decidiu lançar em 2010, uma nova ferramenta de benchmark, que acreditamos constituirá uma mais-valia para os gestores/marketeers, avaliarem, posicionarem e redefinirem estratégias da sua marca.

Sabemos e não constitui novidade que todas as organizações/marcas assentam, maior ou menor parte do seu valor, na sua reputação. Se por um lado a sustentabilidade dos negócios mede-se cada vez mais pela opinião e confiança que os consumidores têm das organizações, das marcas, por outro, à medida que os produtos e serviços se tornam cada vez mais indiferenciados, a reputação, a imagem e a confiança nas marcas, tornam-se num factor competitivo e diferenciador no mercado.

A Reputação é, sem dúvida, um dos activos mais importantes das organizações/marcas.

Quando falamos de reputação, sabemos que esta se baseia num conjunto de percepções e imagens da marca, umas externas outras internas, que são criadas mentalmente pelos diferentes stakeholders das marcas, com base no desempenho passado das marcas.

Sabemos ainda que a reputação, acaba por ser um elemento diferenciador das marcas, e que também ela é reflexo não só da cultura da própria marca, mas igualmente dos indicadores de sucesso económico associados à marca. Na óptica do stakeholder, consumidor final, e de uma forma mais imediata é-nos possível estudar a reputação das marcas, trabalhando 4 eixos fundamentais:

  • A imagem da marca;
  • A confiança que ela gera, ou seja a credibilidade dessa marca;
  • O seu nível de familiaridade com o consumidor, que depende e muito do nível de brand awareness da marca;
  • E o buzz positivo em torno da marca, ou seja se o consumidor ouve outros falarem positivamente sobre a marca.

Para além destes 4 eixos em avaliação, torna-se particularmente interessante medir ainda a satisfação que a marca gera nos seus clientes e ainda a capacidade de recomendação que lhe está associada.

O MRI – Marktest Reputation Index, possibilita assim às marcas analisar :

  • O seu índice de Reputação, segmentado pelas diferentes variáveis sócio-demográficas;
  • O seu índice de Reputação junto dos seus consumidores;
  • O seu índice de Reputação no contexto da categoria em que se insere;
  • Indicadores de Satisfação e Recomendação, junto dos consumidores de cada marca avaliada.

Os resultados do estudo, são disponibilizados anualmente, numa plataforma digital, podendo os clientes optarem pela aquisição em formato pdf.

Todas as marcas poderão ser avaliadas no MRI.São as marcas, os anunciantes que definem aquelas que vão estar em avaliação.

As marcas que pretendem avaliar a sua reputação deverão contactar a Marktest, indicando a(s) categoria(s) em que querem participar e as concorrentes a avaliar , num máximo de 4.

Se a marca a analisar fôr a marca eleita pelos portugueses, como a marca mais reputada dentro da categoria em análise, haverá lugar ao pagamento adicional pelos direitos de utilização do selo MRI para efeitos de comunicação.

Metodologia:

O MRI é um estudo que tem por base 2000 entrevistas representativas da população portuguesa com 15 e mais anos. As entrevistas são conduzidas com recurso a entrevistas de auto-preenchimento online (CAWI – Computer Assisted Web Interview).

 
Empresa
Direcção
Directora
Bárbara Gomes
Área