Publivaga

Área de clientes

Apresentação

O PUBLIVAGA é uma metodologia produzida pela Direcção de Estudos Publicitários da Marktest desde 1989 e tem demonstrado ser um instrumento indispensável na medição da eficiência das campanhas publicitárias.

Pelo seu carácter contínuo e informação que disponibiliza, este estudo permite conhecer os valores de recordação e memorização da publicidade, obtidos durante os respectivos períodos de campanha, de todas as marcas de cada classe de produto, bem como nos períodos onde não existiu pressão publicitária.

Esta situação possibilita ajustar e melhorar a comunicação no seu todo ou em aspectos parciais, no decurso da campanha ou no planeamento de campanhas futuras, com vista a uma maior rentabilização dos investimentos.

Recorrendo ao Publitex, permite comparar recordação de publicidade com investimento e com ratings obtidos na TV. Estes rácios tornam possível a avaliação do desempenho e da eficiência das campanhas publicitárias.

A sua característica de estudo multi-cliente possibilita um custo inferior ao de um estudo exclusivo, com a vantagem adicional de fornecer informação sobre a comunicação publicitária da concorrência, permitindo assim a comparação dos respectivos desempenhos.

Disponibilização de informação

Sempre com a preocupação de implementar soluções que permitam uma maior flexibilidade e rapidez de análises, o PUBLIVAGA está disponível nos seguintes formatos:

  • Resultados Semanais - gráficos e quadros, disponibilizados 3 a 4 dias úteis após terminar a recolha da informação;
  • Síntese mensal escrita dos resultados dos principais indicadores - oito a dez dias após a recolha;
  • Relatório Mensal – gráficos e quadros, disponíveis 15 a 20 dias após o último dia de recolha da informação
  • Relatório Anual - síntese gráfica e quadros dos resultados do ano, enviada em Fevereiro do ano seguinte
  • Apresentações presencias - combinadas com cada cliente, podendo incluir análises específicas direccionadas e definidas em consonância com os seus objectivos.

Os relatórios são disponibilizados numa área na web reservada a clientes. Na sua área, o cliente pode aceder, através de uma senha, a todos os ficheiros que já recebeu ao longo do tempo e visualizá-los ou guardá-los sempre que o desejar. Sempre que existem novos ficheiros na sua área reservada, o cliente recebe um e-mail de aviso.

Classes de produto analisadas

Esta informação é actualmente produzida para as seguintes classes de produto:

  • Automóveis - São recolhidas 200 entrevistas em cada semana, durante todas as semanas do ano, junto de indivíduos residentes na Grande Lisboa e no Grande Porto com idades compreendidas entre os 18 e os 64 anos, com recurso à entrevista pessoal e telefónica (C.A.T.I. – Computer Assisted Telephonic Interview).
  • Seguradoras - São recolhidas 200 entrevistas em cada semana, durante todas as semanas do ano, junto de indivíduos residentes na Grande Lisboa e no Grande Porto com idades compreendidas entre os 18 e os 64 anos, com recurso à entrevista pessoal e telefónica (C.A.T.I. – Computer Assisted Telephonic Interview).
  • Cartões de crédito e débito - São recolhidas 200 entrevistas em cada semana, durante todas as semanas do ano, junto de indivíduos residentes na Grande Lisboa e no Grande Porto com idades compreendidas entre os 18 e os 64 anos, com recurso à entrevista pessoal e telefónica (C.A.T.I. – Computer Assisted Telephonic Interview).
  • Bancos - São recolhidas 300 entrevistas em cada semana, durante todas as semanas do ano, junto de indivíduos residentes em Portugal Continental com idades compreendidas entre os 15 e os 64 anos, com recurso à entrevista pessoal e telefónica (C.A.T.I. – Computer Assisted Telephonic Interview).
  • Telecomunicações - São recolhidas 300 entrevistas em cada semana, durante todas as semanas do ano, junto de indivíduos residentes em Portugal Continental com idades compreendidas entre os 15 e os 64 anos com recurso à entrevista pessoal e telefónica (C.A.T.I. – Computer Assisted Telephonic Interview).
  • Cervejas - São recolhidas 205 entrevistas em cada semana, durante todas as semanas do ano, junto de indivíduos residentes na Grande Lisboa e no Grande Porto com idades compreendidas entre os 15 e os 64 anos, com recurso à entrevista pessoal e telefónica (C.A.T.I. – Computer Assisted Telephonic Interview).
  • Iogurtes - São recolhidas 98 entrevistas em cada semana, durante todas as semanas do ano, junto de indivíduos residentes na Grande Lisboa e no Grande Porto com idades compreendidas entre os 8 e os 64 anos, com recurso à entrevista pessoal e telefónica (C.A.T.I. – Computer Assisted Telephonic Interview).
  • Leites - São recolhidas 98 entrevistas em cada semana, durante todas as semanas do ano, junto de indivíduos residentes na Grande Lisboa e no Grande Porto com idades compreendidas entre os 8 e os 64 anos, com recurso à entrevista pessoal e telefónica (C.A.T.I. – Computer Assisted Telephonic Interview).
  • Hiper/Supermercados - São recolhidas 310 entrevistas em cada semana, durante todas as semanas do ano, junto de indivíduos residentes em Portugal Continental com idades compreendidas entre os 15 e os 74 anos, com recurso à entrevista pessoal e telefónica (C.A.T.I. – Computer Assisted Telephonic Interview).
  • Lojas de Electrodomésticos, Electrónica de Consumo e Informática - São recolhidas 310 entrevistas em cada semana, durante todas as semanas do ano, junto de indivíduos residentes em Portugal Continental com idades compreendidas entre os 15 e os 74 anos, com recurso à entrevista pessoal e telefónica (C.A.T.I. – Computer Assisted Telephonic Interview).
  • Lojas de Bricolage, Decoração e Jardim - São recolhidas 400 entrevistas por mês, junto de indivíduos residentes na Grande Lisboa e no Grande Porto com idades compreendidas entre os 15 e os 64 anos, com recurso à entrevista pessoal e telefónica (C.A.T.I. – Computer Assisted Telephonic Interview).
  • Fornecedores de Energia - São recolhidas 600 entrevistas por mês, junto de indivíduos residentes em Portugal Continental, com idades compreendidas entre os 15 e os 64 anos, com recurso à entrevista pessoal e telefónica (C.A.T.I. – Computer Assisted Telephonic Interview).
  • Vinhos - São recolhidas 600 entrevistas por mês, junto de indivíduos residentes em Portugal Continental, com idades compreendidas entre os 25 e os 54 anos, com recurso ao sistema C.A.W.I. (Computer Assisted WEB Interview).
 
Empresa
Direcção
Directora
Fernanda Domingues
Directora Adjunta
Ana Garcia
Gestor de Produto
Elisabete Lopes
Área