As Marcas nos Social Media 2015

Apresentação

As Marcas nos Social Media 2015 é uma análise realizada pela Marktest Consulting, com o objectivo de sistematizar a informação disponível no serviço Social Media Explorer do Grupo Marktest.

Os social media são cada vez mais importantes para as marcas. Monitorizar o que se diz sobre a marca nas redes sociais, ouvir o consumidor e as opiniões que expressa sobre a marca é cada vez mais uma ferramenta imprescindível para as marcas, cuja reputação se constrói (ou destrói) cada vez mais nestes meios.

Desde 2012, o Grupo Marktest disponibiliza uma ferramenta para acompanhar o buzz social: o Social Media Explorer, um serviço que monitoriza conteúdos veiculados nos social media relacionados com marcas ou personalidades.

Para um conjunto de cerca de 400 marcas, o Grupo Marktest recolhe sistematicamente informação sobre as menções realizadas nas redes sociais como Facebook, Twitter, Google+ e Instagram, em Blogs e Fóruns, assim como no Youtube e em sites Notícias.

O serviço acompanha ainda as interações que os utilizadores têm com as páginas portuguesas dessas marcas no Facebook, permitindo assim conhecer quais os posts que mais impacto têm em cada momento.

A análise As Marcas nos Social Media 2015 resulta de uma sistematização e tratamento dos dados disponíveis no serviço Social Media Explorer, cruzando ainda informação sobre investimentos publicitários, recolhidos pela MediaMonitor, permitindo assim perceber qual a correlação que existe entre estes dois indicadores.

Para as marcas mais mencionadas pelos portugueses nos social media, o relatório apresenta uma análise das menções registadas em 2015 assim como das interações que os utilizadores tiveram com as páginas de Facebook destas marcas (páginas portuguesas).

Foram selecionadas as marcas que ao longo do ano obtiveram um mínimo de 1000 menções nestes sites, o que resultou num total de mais de 180 marcas. Consulte aqui a listagem completa de marcas em análise.

Informação disponível

O relatório tem três focos de análises:

  1. Análise das menções às marcas nos social media
  2. Análise das páginas portuguesas destas marcas no Facebook
  3. Análise do investimento publicitário realizado pelas marcas em 2015

A análise é feita marca a marca, sendo estas organizadas em torno dos seguintes sectores:

  • Alimentação
  • Artigos de Desporto
  • Automóveis
  • Bancos e Seguros
  • Bebidas
  • Comércio
  • Correios, Telecomunicações e Cabo
  • Energia e Combustíveis
  • Grande Distribuição - Alimentar
  • Grande Distribuição - Não Alimentar
  • Higiene do Lar
  • Higiene Pessoal
  • Restauração
  • Tecnologia e Equipamentos
  • Transportes

Na ficha da marca apresenta-se informação sobre:

  1. Menções nos Social Media
    Evolução diária e mensal; Totais, Mínimo, Máximo e Média diária; Menções por meio; Nuvem das palavras mais referidas
  2. Presença no Facebook (página portuguesa)
    Nº total de fãs (Fonte: Social Bakers); Total de posts em 2014; Total de Interações (Likes, Shares e Comments); Evolução mensal de posts e interações; Ranking de posts com mais likes e com mais shares
  3. Investimento publicitário mensal da marca a preços de tabela

Na análise de resultados faz-se também referência, sempre que ocorram e tenham significado, aos momentos de "crise" vividos pela marca no ano 2015.

A edição de 2016 inclui dados sobre os investimentos publicitários realizados ao longo do ano 2015, permitindo analisar em que medida estes se correlacionam com o buzz social da marca.

Poderão ser realizadas análises específicas, a pedido, mediante prévia avaliação técnica.

 
Empresa
Coordenadora de projecto
Esperança Afonso
Área

As Marcas nos Social Media 2015, em relatório PDF

Preços:
As Marcas nos Social Media 2015:
€400  
(+23.0% IVA)  
Comprar