Criada Fundação Vox Populi

Luis Queirós, Presidente do Grupo Marktest, e a sua esposa, Paula Queirós, Administradora da Marktest, criaram uma fundação particular de direito privado, sem fins lucrativos, que designaram por Fundação VOX POPULI.

22 abril 2008

Dr. Luís Queirós, fundador e actual Presidente do Grupo Marktest, e a sua esposa, Dra. Paula Queirós, tomaram a decisão conjunta de doar um milhão de Euros para a criação de uma fundação particular de direito privado, sem fins lucrativos, que designaram por Fundação VOX POPULI.

Os fins estatutários da Fundação VOX POPULI visam a prossecução e difusão das boas práticas aplicáveis à exegese dos estudos de opinião, ao desenvolvimento de investigação científica, académica e de cidadania, vocacionado para o estudo das comunidades portuguesas espalhadas pelo Mundo, na perspectiva de incentivar e promover a defesa da sustentabilidade e do progresso social e ambiental.

Dr. Luís Queirós dedicou todo o seu percurso profissional à actividade de estudos de mercado e pesquisa de opinião, tendo iniciado a sua carreira na condição de principal responsável pelo departamento de estudos de mercado de uma empresa multinacional. Em 1980, avançou para a fundação da empresa Marktest, a qual, desde logo, assumiu uma posição de charneira e de destaque no mercado Português, constituindo-se como a empresa-mãe de um grupo que, neste momento, emprega um universo de 300 colaboradores e desenvolve negócios em cerca de 20 países espalhados pelo Mundo.

Na actividade associativa em que se envolveu, destaca-se o facto de ter assumido (1988-1994) a responsabilidade de representar, a nível nacional, a ESOMAR, tendo, simultaneamente, participado de modo activo na criação da Associação Portuguesa de Estudos de Mercado e Opinião (APODEMO), fundada em 1993, e da qual foi nomeado o primeiro Presidente da Direcção.

A propósito da criação da Fundação VOX POPULI, Dr. Luís Queirós afirmou:

"A ideia bailava no meu espírito há muito tempo. Tanto eu como a Paula achamos que a FUNDAÇÃO VOX POPULI pode dar um bom contributo para conhecer melhor os portugueses onde quer que se encontrem e também ajudar a compreender e resolver alguns dos problemas que a Humanidade hoje enfrenta, nomeadamente aqueles que resultam da necessidade de assegurar um desenvolvimento sustentado."

Por seu lado, Dra. Paula Queirós exprimiu do seguinte modo a sua visão sobre a Fundação VOX POPULI:

"Vejo a Fundação como uma forma de conhecer e dar a conhecer as opiniões, as preocupações e necessidades socioeconómicas e culturais da população e também ensinar aos mais novos as técnicas e os princípios deontológicos subjacentes à recolha das opiniões."

A Fundação VOX POPULI integrará nos seus órgãos sociais um conjunto de personalidades reconhecidas pelo trabalho desenvolvido em várias áreas de actividade, mormente na área da pesquisa de opinião, entre as quais os administradores executivos do Grupo Marktest, que com a sua participação irão colaborar para o crescimento e sucesso deste novo projecto.

Arquivo de notícias

Em Agenda

21 novembro 2017
European Big Data Value - Comissão Europeia 
Versailles, França, 21 a 23 de novembro de 2017
23 novembro 2017
Methodology in Context 2017 - MRS-The Market Research Society 
É o terceiro ano desta conferência, organizada pela MRS em parceria com a Research Live.
Londres, Inglaterra, 23 de novembro de 2017 ,

mais acontecimentos em Agenda