As crianças e a Tv

Os dados disponíveis no Anuário de Media & Publicidade do Grupo Marktest permitem analisar como as crianças se comportam face à televisão.

Grupo Marktest, 19 maio 2009

Segundo os dados da Marktest Audimetria e da MediaMonitor, disponíveis no Anuário de Media e Publicidade 2008 do Grupo Marktest, as crianças e jovens entre os 4 e os 14 anos registam um maior consumo de televisão cerca das 21h15m, quando 32.2% está, em média, a assistir à televisão em casa.

A curva média de audiência deste target mostra que, em termos relativos, ele tem um consumo de televisão superior à média no período da manhã. De facto, entre as 7h30m e as 12h00, a sua audiência média é sempre superior à audiência média do universo. Depois desse período, os valores das crianças não superam os valores médios.

Na grelha de programação dos quatro canais nacionais de sinal aberto, a programação destinada a este público juvenil (programas classificados como juventude) ocupam 8.8% da oferta anual e representam 2.7% do consumo do público.

Mas estes valores registam grandes oscilações por canais, quer em termos de oferta (variando entre 1.5% na RTP1 e 25.1% na RTP2), quer na procura (variando entre 0.1% na RTP1 e 31.1% na RTP2).

As crianças são um target importante, especialmente na RTP2, canal com o qual registam maior afinidade. As crianças representam mais de um quinto da audiência do canal (21.1% dos espectadores da RTP2 têm entre 4 e 14 anos). Este target representa 13.3% da audiência do cabo/outros canais, 10.5% da audiência da TVI, 9.4% da audiência da SIC e 4.2% da audiência da RTP1, que se apresenta como o canal com um público mais envelhecido (38.4% dos seus espectadores têm 65 e mais anos).

A análise do top de programas juvenis exibidos em 2008 tendo como base o target crianças, mostra que a RTP2 e a SIC repartem entre si os principais lugares da tabela. A liderança do ano coube à emissão de dia 13 de Abril de Kim Possible, uma rubrica do Disney Kids da SIC, que registou entre as crianças 18.7% de audiência média e 72.1% de share de audiência.

Dois outros programas da SIC ocupam as posições seguintes: o Phineas e Ferb de dia 1 de Novembro e o Power Rangers Mystic Force de 10 de Maio (18.2% e 17.0% de audiência média, respectivamente).

O melhor programa infantil da RTP2 foi, em 2008, o Zig Zag: Animais e Amigos emitido no dia 1 de Maio, que registou 15.3% de audiência média e 55.1% de share de audiência.

Esta análise tem como base os resultados do Anuário de Media e Publicidade 2008 do Grupo Marktest. Se deseja adquirir este relatório, pode fazer a sua encomenda pelos seguintes meios:

Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Do mesmo tema: Audiências de Televisão

O Grupo Marktest autoriza a reprodução desta notícia nos meios de comunicação social desde que indicada a fonte: Grupo Marktest e outras fontes por ele citadas

Notícias recentes

Notícias da mesma semana

Antigas

Era notícia há um ano
Era notícia há dois anos
Era notícia há três anos

Arquivo

Em Agenda

Congresso ESOMAR
Null
Amesterdão, Holanda, 10 a 13 de setembro de 2017,
Global Qualitative
Porto, 5 a 7 de novembro de 2017,

mais acontecimentos em Agenda