Marktest 30 anos: testemunhos

Mais de uma dezena de personalidades de relevo na área de actuação do Grupo Marktest dão o seu testemunho sobre esta data e o papel que a empresa vem desempenhando em Portugal e nos países onde está presente.

Grupo Marktest,  29 junho 2010
Francisco Pinto Balsemão
Presidente da Impresa
Ao longo de 30 anos, a Markest foi-se construindo e reconstruindo até chegar ao que hoje é: uma empresa respeitada e respeitável no panorama português e internacional dos estudos de mercado e de audiência.

Muito do mérito dessa ascensão e consolidação deve-se a Luís Queirós. Ele foi, e é, o líder do empreendimento, o homem que conseguiu ultrapassar a concorrência e que solidificou a Marktest, do ponto de vista empresarial e técnico, projectando-a para fora de Portugal e atraindo sócios estrangeiros de relevo para o seu negócio. Soube, além disso, criar equipa, o que lhe permite, mantendo-se presente, ganhar distância e obter tempo para a sua tão interessante e importante Fundação Vox Populi, que representa uma notável conjugação da experiência profissional e do altruismo com um regresso às origens beirãs.

Passadas três décadas, a Marktest adquiriu uma posição dominante na obtenção de dados e nos estudos de audiências. Mesmo os que entendem que essa posição é demasiado dominante, reconhecem que a Marktest é competente, dialogante e procura sempre apresentar as soluções técnicas mais adequadas à vertiginosa evolução das tecnologias da informação.

Longa vida, portanto, à Marktest, a Luís Queirós e a todos os seus colaboradores!

Francisco Pinto Balsemão
Ver mais ...
 
João Palmeiro
Presidente da Associação Portuguesa de Imprensa
No ano em que se comemoram os 30 anos da Marktest não posso deixar de referir a sua importância para o desenvolvimento do negócio e da competitividade na Indústria dos Meios de Comunicação Social.

Devo também salientar a sua importância histórica uma vez que tem acompanhado, ao longo das últimas três décadas, as alterações mais significativas dos Media, desde a Imprensa, Televisão e Rádio, sem esquecer a Internet.

O Grupo Marktest tem ainda demonstrado a sua vitalidade no sector enquanto empresa de confiança e uma referência nacional na área dos estudos de mercado, tanto a nível nacional como em países onde tem desenvolvido um notável trabalho de medição de audiências, por todos reconhecido.

Não posso também deixar de referir a relação, já longa, entre a entidade a que presido, Associação Portuguesa de Imprensa, que completa este ano 50 anos de existência, e a Marktest, designadamente no que respeita ao Estudo Bareme Imprensa Regional, através do qual conseguimos fornecer mais uma ferramenta de trabalho para editores e planeadores de meios.

Por fim, resta-me dar os parabéns à Marktest e agradecer os 30 anos de bom trabalho, inovação e interesse pelo mercado dos Media.

João Palmeiro
Ver mais ...
 
Luís Santana
Administrador da Cofina media
Competência, confiança e referência são os três qualificativos mais ajustados que identifico para caracterizar os trinta anos de vida e dedicação da Marktest aos estudos de mercado em geral e da media em particular.

É pena que outros organismos, nomeadamente a CAEM, não consigam dar mais contributos para que as suas valências possam ser ainda mais evidentes.



Luís Santana
Ver mais ...
 
Maria do Céu Santos
Directora de Estudos de Mercado da Modelo Continente
Há 30 anos a operar no Mercado Português, a Marktest é uma empresa de referência na área do Research e tem pautado a sua diferenciação numa cultura de inovação que lhe é própria e singular.

Este posicionamento traduz-se na forma como se transformou num "facilitador", através dos vários estudos que disponibiliza e que permitem, on time, o acesso à informação relevante e necessária à tomada de decisão, célere e criadora de valor para o Cliente.

Uma empresa com a qual a Modelo Continente tem tido o prazer de trabalhar numa relação de parceria e que vai para além da mera relação fornecedor/cliente incorporando o real valor da informação para ambas as partes.



Maria do Céu Santos
Ver mais ...
 
Manuela Botelho
Secretária Geral da APAN
É com grande satisfação que a APAN felicita a Marktest pelo seu trigésimo aniversário.

A Martktest tem assumido um papel fundamental no mercado da comunicação e do marketing, preenchendo estes trinta anos com iniciativas proactivas de enorme sucesso revelando uma grande capacidade de responder aos desafios gerados pelas mutações do sector. Tem ainda usufruído de uma experiência única na medição de audiências, consolidada através de mais e melhores ferramentas e soluções de trabalho para os seus clientes.

Neste momento especial, a APAN não pode deixar de dar os parabéns pelos 30 anos de existência em Portugal, assinalando também a longa relação de parceria que tem sido, desde sempre, marcada pela confiança e cooperação. Em nome desta parceria e da forte ligação de longa data à actividade da APAN, deixamos os nossos votos de novas oportunidades e de muito sucesso para o futuro.



Manuela Botelho
Ver mais ...
 
Sofia Barros
Secretária Geral da APAP
Quando há 30 anos a Marktest nasceu, a APAP só tinha 10 anos.

Desde então ambas têm crescido lado a lado, acompanhando todas as mudanças que no nosso País, e especialmente no mercado do Marketing e Comunicação, têm acontecido.

Foram 30 anos muito intensos durante os quais a Marktest recolheu informação e produziu análises que desempenharam um papel essencial na consolidação, estruturação, enriquecimento e sucesso da nossa indústria.

E em simultâneo, adaptando-se e antecipando tendências, criou um grupo que é uma referência nacional, pelo que a APAP só pode dar os maiores Parabéns!, agradecer o contributo e fazer votos que continue na trilha do sucesso que trouxe a Marktest até aqui.



Sofia Barros
Ver mais ...
 
Mário São Vicente
Director de Comunicação Comercial no Millenniumbcp Banco Comercial Português, Sa
Fui Googlar Marktest. São 123 000 referências. Parecem muitas. Eu acho poucas e confesso: Não posso passar sem o Publivaga à quarta ou à sexta, nem pelo relatório mensal, nem pelo último número de recordação comprovada TV. Anseio pelos dados da Mediamonitor e pelas conclusões anuais do BASEF. Discuto as metodologias do Bareme Imprensa e os problemas da Audimetria com a intensidade de quem vê um Benfica/Porto. Serei o único? Tenho a certeza que não.

A Marktest é incontornável na vida de todos os profissionais de Comunicação. E por ocasião da comemoração do 30º Aniversário da empresa, só me lembro de uma frase que se adequa à solenidade do momento: Obrigado Luís Queirós por ter tido a visão e a capacidade de empreendedorismo para fazer da Marktest uma parte tão importante das nossas vidas profissionais. Venham mais trinta.



Mário São Vicente
Ver mais ...
 
Pedro Norton
Vice-Presidente do Grupo Impresa
Por mérito próprio, a Marktest transformou-se, nos últimos 30 anos, na verdadeira língua franca do mercado publicitário em Portugal. Este estatuto confere-lhe, naturalmente, uma enorme responsabilidade. O seu continuado sucesso, fruto de um elevado profissionalismo e de uma notável capacidade de inovação, é uma prova de que, felizmente, a empresa tem sabido manter-se consistentemente à altura desse desafio. Estou seguro que assim continuará a acontecer no futuro.



Pedro Norton
Ver mais ...
 
Ana Marquilhas
Strategic Negotiation Manager da Havas Media
Ainda ontem festejávamos o 20º aniversário e, de repente, mais 10 anos passaram ... mais 10 anos de credibilidade, confiança e afirmação no sector de estudos de mercado em Portugal bem como no serviço que presta aos seus clientes.

Continua a ser para mim um enorme prazer poder contar com toda a dedicação do Grupo Marktest e com a expertise e inteligência da sua equipa, quer na constante criação e desenvolvimento de ferramentas de media, sempre actuais e eficazes, quer na construção de estudos, poderosas armas de informação que guiam a nossa actividade.

Parabéns .... e que venham outros 30!!!


Ana Marquilhas
Ver mais ...
 
António Salvador
Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Apodemo e Presidente do grupo GfK em Portugal
30 anos de vida marcam a presença da Marktest no mercado Português dos Estudos de Mercado.

Nascida no ano de 1980, foi preocupação inicial dos seus responsáveis crescer com segurança, mas desde logo, com o espírito visionário que iria marcar o seu desempenho em anos futuros, inovando num mercado onde passou, por essa razão, a deter um posicionamento singular. Assumiu também um papel dinamizador do movimento associativo, corporizado na Apodemo, de que foi um dos principais fundadores associados.

Até que esta sua atitude inovadora deixou de caber nas fronteiras tradicionais : nas da actividade em si e nos limites geográficos em que operava.

É assim que a Marktest está hoje presente em diversos países, com as metodologias inovadoras que desenvolveu em diversas áreas - elevando a imagem das capacidades nacionais também neste campo tão específico da tecnologia.

Parabéns, Marktest

Obrigado, Marktest



António Salvador
Ver mais ...
 
Alberto Rui Pereira
Director Geral da Initiative
A Marktest faz este ano 3 décadas ao serviço da investigação de mercado em Portugal. Através do meu percurso profissional pude sempre acompanhar a actuação e evolução da Marktest no nosso mercado (alguns anos como concorrente na Norma e mais tarde como cliente) e os resultados falam por si. A Marktest, para além da posição de liderança que tem, é hoje uma companhia de referência em muitos dos estudos/áreas realizados em Portugal.

Nomeadamente na área de investigação de media, marcou toda a inovação e evolução neste segmento, quer a nível de recolha, quer a nível de software de tratamento, análise e planeamento de meios. Aliás, na área de desenvolvimento e criação de software, hà muito que deixou as nossas fronteiras e é hoje uma companhia de referência a nível mundial com uma qualidade e competitividade de topo, o que só pode honrar os profissionais portugueses.

Tudo isto porque a companhia e os seus profissionais sempre mostraram um elevado dinamismo, criatividade, competência e agressividade comercial no bom sentido. Essa foi a chave de sucesso; compreender as necessidades, nunca se acomodar e nunca parar e saber vender.

Muitos parabéns à Marktest e respectiva equipa e um grande abraço especial ao Luis Queirós, Jorge Fonseca Ferreira, José António e José Manuel Oliveira.

Parabéns e obrigado pela vosso contributo decisivo para o desenvolvimento dos estudos de mercado em Portugal. Continuem com a mesma atitude......



Alberto Rui Pereira
Ver mais ...
 
Hugo Correia Pires
Administrador do Grupo Controlinvest
A Marktest tornou-se uma empresa conhecida pelos seus números: "Os números Marktest".

Os números Marktest passaram a ser a "Medida do Mercado".

São ensinados e explicados nas universidades, são explicitados nos Relatórios e Contas das Empresas, são utilizados pelos políticos e respectivos partidos nas mais diversas avaliações e divulgações, e são os indicadores indispensáveis do desempenho (audiências) das empresas de comunicação.

Os números da Marktest são desejados, questionados, aplaudidos e refutados, muitas das vezes conforme os interesses dos visados, sendo que isso é próprio da sua natureza e da sua reconhecida influência. E só uma empresa credível, fundada por um homem de inquestionável competência e isenção, e composta por profissionais competentes e credíveis pode resistir e desenvolver-se numa área tão sensível. Também por isso é reconhecida internacionalmente e pode exportar o seu know-how em matéria tão exigente.

Os meus parabéns à empresa, aos seus colaboradores e também a todos os clientes que de uma forma séria e desinteressada têm contribuído para a sua melhoria e consolidação.

E ao Luís Queirós, que teve a acrescida virtude de se saber rodear e escolher os seus sucessores, um grande abraço de reconhecimento e amizade.



Hugo Correia Pires
Ver mais ...
 
Nuno Maia Ribeiro
Insights Manager da Vodafone Portugal

A Marktest é desde há muito tempo uma referência de qualidade na área dos estudos de mercado.

Ao longo dos últimos anos a Vodafone Portugal desenvolveu vários projectos que lhe permitiram comprovar os elevados padrões de qualidade do serviço que presta e que fazem com que a Marktest seja para a Vodafone Portugal um verdadeiro parceiro de negócio.



Nuno Maia Ribeiro
Ver mais ...
 

Arquivo de notícias

Em Agenda

21 novembro 2017
European Big Data Value - Comissão Europeia 
Versailles, França, 21 a 23 de novembro de 2017
23 novembro 2017
Methodology in Context 2017 - MRS-The Market Research Society 
É o terceiro ano desta conferência, organizada pela MRS em parceria com a Research Live.
Londres, Inglaterra, 23 de novembro de 2017 ,

mais acontecimentos em Agenda