PS baixa nas intenções de voto

De acordo com os resultados do Barómetro Político Marktest de Março, o PSD, embora baixando face ao mês anterior, mantém-se líder nas intenções de voto dos portugueses, enquanto o PS assistiu a nova quebra.

Grupo Marktest,  29 março 2011

Os dados do Barómetro Político da Marktest de Março mostram o PSD na liderança das intenções de voto dos portugueses, embora tendo baixado a percentagem dos que afirmaram votar neste partido nas eleições para a Assembleia da República.

O PSD obteve em Março uma intenção de voto de 46.7%, menos 1.1 pontos percentuais do que em Fevereiro.

O PS manteve-se como o segundo partido mais importante em termos de intenção de voto, mas baixou 4.6 pontos percentuais face a Fevereiro, chegando a Março com 24.5%. Este valor está 11.1 pontos abaixo do registado 12 meses antes e é o segundo mais baixo desde Janeiro de 2008.

O Bloco de Esquerda subiu à terceira posição, com uma intenção de voto de 8.9%, mais 3 pontos percentuais do que em Fevereiro, mas menos 2.1 pontos do que em Março de 2010.

A coligação CDU (PCP/PEV) obteve 6.7% das intenções de voto e o CDS-PP 6.3%. Estes números representam subidas mensais de 0.6 e 2.1 pontos percentuais, respectivamente.

Recorde-se que o Primeiro-ministro, José Sócrates, pediu demissão no dia 23 de Março, tendo este Barómetro sido realizado nos dias 18, 21, 22 e 23 de Março de 2011.

A análise evolutiva mostra uma tendência de subida do PSD, em especial desde Setembro de 2010, acompanhada por uma tendência de descida do PS. Os restantes três partidos com assento parlamentar vêm oscilando com valores muito próximos entre si.

Os resultados deste Barómetro estão disponíveis aqui.

Consulte a Ficha Metodológica deste Barómetro ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto

Notícias relacionadas

Estudos de Opinião

Do mesmo tema: Estudos de Opinião

O Grupo Marktest autoriza a reprodução desta notícia nos meios de comunicação social desde que indicada a fonte: Grupo Marktest e outras fontes por ele citadas

Notícias recentes

Notícias da mesma semana

Antigas

Era notícia há um ano
Era notícia há dois anos
Era notícia há três anos

Arquivo

24 abril 2017