Como irão ser os hábitos de consumo dos portugueses?

O Grupo Marktest está a lançar um novo estudo que ajuda a obter respostas a esta questão. Consumo em tempos de crise: números e expectativas dos portugueses analisa a situação económica dos portugueses e avalia as suas intenções de consumo no cenário de contenção de despesas que caracteriza o momento actual.

Grupo Marktest,  24 janeiro 2012

No início de um ano que todos os analistas antecipavam duro para os portugueses e que os indicadores comprovam não terem sido receios infundados, empresas e instituições necessitam de instrumentos que lhes permitam entender como os portugueses efectivamente estão a encarar estas dificuldades e que estratégias adoptarão para as ultrapassar.

Este foi o ponto de partida para o estudo que agora apresentamos e que procura conhecer em detalhe a situação económica dos agregados familiares nacionais, a estrutura de despesas actuais e intenções de consumo para o futuro.

Consumo em tempos de crise: números e expectativas dos portugueses é um novo estudo realizado pela Marktest Consulting que permitirá aos agentes económicos e sociais:

  • Conhecer a percepção da situação económica dos agregados familiares em Portugal
  • Conhecer a percepção da evolução das despesas nos últimos 12 meses por categorias de produtos
  • Conhecer as expectativas da evolução das despesas nos próximos 12 meses por categorias de produtos
  • Conhecer a estrutura actual das despesas dos agregados familiares por categorias de despesa
  • Conhecer a situação financeira dos agregados familiares (gastos médios mensais, fontes de rendimento, avaliação do nível de vida)
  • Avaliar a intenção de redução de despesas por categorias de produtos em cenário de contracção de despesas familiares
  • Medir a probabilidade de adopção de novos comportamentos de compra e consumo em cenário de contracção de despesas familiares

Complementarmente, cruza informação de outros estudos do Grupo Marktest, nomeadamente o Índice de Expectativa incluído no Barómetro Político, que a Marktest realiza há várias décadas e que constitui um ponto de partida relevante para esta análise.

Consulte o folheto de apresentação deste estudo onde encontra mais detalhe sobre as áreas temáticas abordadas e contacte-nos para mais informações.

Arquivo de notícias

Em Agenda

Ciclo de Conferências José Rousseau
Espaço destinado ao debate e networking acerca do retalho e grande distribuição. O principal orador é o professor de marketing José Rosseau.
Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, 31 de outubro de 2017,
Web Summit
Esta é a maior conferência de empreendedorismo, tecnologia e inovação da Europa e decorre em Portugal pelo segundo ano consecutivo.
Meo Arena, Lisboa, 6 a 9 de novembro de 2017, Null

mais acontecimentos em Agenda