PL118 ecoa nas redes sociais

Uma proposta do PS para alterar o regime jurídico da Cópia Privada tendo em conta os direitos de autor está a ser bastante discutida nas redes sociais, de acordo com a informação do serviço Social Media Explorer do Grupo Marktest.

Grupo Marktest,  31 janeiro 2012

O Projecto de Lei 118, de autoria de Gabriela Canavilhas, antiga ministra da Cultura, e de outros deputados do PS, pretende alterar o regime jurídico da cópia privada e prevê nomeadamente a introdução de "taxas sobre o preço de venda ao público dos equipamentos e suportes que permitem a reprodução de obras protegidas".

O projecto visa assim proteger a propriedade intelectual pela introdução de uma taxa sobre os dispositivos de reprodução e armazenamento de dados, nomeadamente gravadors de áudio e vídeo, CDs e DVDs, memórias USB e discos externos, discos rígidos, fotocopiadoras, impressoras e outros dispositivos de reprodução.

Entre 1 e 28 de Janeiro de 2012 este Projecto de Lei (referenciado como #PL118) esteve em foco nas redes sociais, segundo os dados disponíveis no serviço Social Media Explorer do Grupo Marktest.

Neste período, obteve 3867 menções em Notícias (RSS Feeds) e blogs e em sites como o Facebook, o Twitter e o Youtube.

Este assunto foi sobretudo mencionado no Twitter, que foi responsável por 79.4% das menções do período em análise, tendo cabido 14.1% das referências ao Facebook e 6.4% aos outros meios analisados.

No dia 27 de Janeiro observou-se um máximo de 415 menções a este assunto, 58% das quais provenientes do Facebook. Nesse dia, a grande maioria das partilhas no Facebook relacionadas com este Projecto de Lei fazia referência a "SPA Falsifica Abaixo Assinado de Autores a Favor da PL118", com link para o site abertoatedemadrugada.com.

O Marktest Social Media Explorer é um novo serviço para monitorizar os conteúdos que circulam nas redes sociais relacionados com marcas ou personalidades. Contacte-nos se pretende mais informações sobre este serviço.

Em Agenda

Best of Germany 2017
A ESOMAR traz a Berlim os pontos mais importantes da sua Conferência Internacional realizada em Amesterdão entre 10 e 13 de Setembro.
Berlim, ALemanha, 5 de outubro de 2017,
Best of Singapore 2017
Evento da ESOMAR em parceria com a MRSS.
Singapura, Singapura, 17 de outubro de 2017,

mais acontecimentos em Agenda