Quem lê jornais online?

Os dados do Netpanel meter da Marktest permitem traçar o perfil dos visitantes de jornais online. E há diferenças entre os vários títulos…

Grupo Marktest,  30 dezembro 2013

Os resultados de Novembro de 2013 do Netpanel meter da Marktest mostram que 3657 mil portugueses acederam a partir de computadores pessoais a sites de jornais, revistas e de informação online, um número que corresponde a 63.0% dos internautas nacionais.

Entre os sites de notícias mais acedidos a partir de computadores pessoais, o Público ocupa o primeiro lugar com 1386 mil utilizadores únicos em Novembro, seguido do Expresso, que contou 1198 mil utilizadores únicos e do Correio da Manhã, com 1184 mil visitantes diferentes. Jornal de Notícias (933 mil utilizadores únicos), Diário de Notícias (902 mil), Sol (761 mil) e iOnline (490 mil) ocuparam os lugares seguintes.

Mas uma análise segundo o perfil dos visitantes permite outras leituras.

Vemos que, de um modo geral, os homens, os residentes na Grande Lisboa, os indivíduos das classes mais elevadas e os mais velhos são os que registam maior afinidade com estes sites. Mas, analisando cada um dos sites de jornais, vemos que há diferenças relativamente importantes como o demonstram os gráficos seguintes.

Refira-se, por exemplo, a afinidade dos residentes na Grande Lisboa com o Diário de Notícias, dos residentes em todas as regiões do Norte com o Jornal de Notícias, dos residentes no Sul e indivíduos mais velhos com o Correio da Manhã, dos indivíduos das classes mais altas com o Sol ou dos indivíduos entre os 35 e 44 anos com o Expresso.

A análise tem como base informação do Netpanel meter da Marktest, que analisa o comportamento dos internautas portugueses a partir de um painel de de indivíduos que utilizam o computador para aceder à Internet e é relativa a Outubro de 2013. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Do mesmo tema: Audiências de Internet (universo de 2012)

O Grupo Marktest autoriza a reprodução desta notícia nos meios de comunicação social desde que indicada a fonte: Grupo Marktest e outras fontes por ele citadas

Notícias recentes

Notícias da mesma semana

Antigas

Era notícia há um ano
Era notícia há dois anos
Era notícia há três anos

Arquivo

Em Agenda

The Best of Impact 2017
Null
Londres, Inglaterra, 7 de setembro de 2017,
Global Qualitative
Porto, 5 a 7 de novembro de 2017,

mais acontecimentos em Agenda

18 agosto 2017