Quem lê jornais online?

Os dados do Netpanel meter da Marktest permitem traçar o perfil dos visitantes de jornais online. E há diferenças entre os vários títulos…

Grupo Marktest,  30 dezembro 2013

Os resultados de Novembro de 2013 do Netpanel meter da Marktest mostram que 3657 mil portugueses acederam a partir de computadores pessoais a sites de jornais, revistas e de informação online, um número que corresponde a 63.0% dos internautas nacionais.

Entre os sites de notícias mais acedidos a partir de computadores pessoais, o Público ocupa o primeiro lugar com 1386 mil utilizadores únicos em Novembro, seguido do Expresso, que contou 1198 mil utilizadores únicos e do Correio da Manhã, com 1184 mil visitantes diferentes. Jornal de Notícias (933 mil utilizadores únicos), Diário de Notícias (902 mil), Sol (761 mil) e iOnline (490 mil) ocuparam os lugares seguintes.

Mas uma análise segundo o perfil dos visitantes permite outras leituras.

Vemos que, de um modo geral, os homens, os residentes na Grande Lisboa, os indivíduos das classes mais elevadas e os mais velhos são os que registam maior afinidade com estes sites. Mas, analisando cada um dos sites de jornais, vemos que há diferenças relativamente importantes como o demonstram os gráficos seguintes.

Refira-se, por exemplo, a afinidade dos residentes na Grande Lisboa com o Diário de Notícias, dos residentes em todas as regiões do Norte com o Jornal de Notícias, dos residentes no Sul e indivíduos mais velhos com o Correio da Manhã, dos indivíduos das classes mais altas com o Sol ou dos indivíduos entre os 35 e 44 anos com o Expresso.

A análise tem como base informação do Netpanel meter da Marktest, que analisa o comportamento dos internautas portugueses a partir de um painel de de indivíduos que utilizam o computador para aceder à Internet e é relativa a Outubro de 2013. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda

30 maio 2018
GEN Summit - Global Editors Network 
De acordo com a página deste evento, vão ser abordados temas como o papel da inteligência artificial no ecossistema editorial e como é que os meios de comunicação podem adoptar a inteligência artifical de modo a beneficiar as redações.
Pátio da Galé, Lisboa, 30 de maio a 1 de junho de 2018 ,
6 junho 2018
World News Media Congress - WAN-IFRA 
O Congresso da Associação Mundial de Jornais (WAN IFRA), tem como anfitriã a Associação Portuguesa de Imprensa, esperando-se a presença de 1500 participantes.
Centro de Congressos do Estoril, Cascais, 6 a 8 de junho de 2018 ,

mais acontecimentos em Agenda