Notícias semanais em destaque nas TVs

O debate sobre o fim do programa de ajustamento português, bem como o desaparecimento do avião da Malaysia Airlines foram os principais destaques informativos na semana de 10 a 16 de Março, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Grupo Marktest,  18 março 2014

O destaque político nacional da última semana foi a discussão acerca de qual a melhor opção para Portugal uma vez terminado o programa negociado com a Troika. Neste âmbito um grupo de 70 personalidades torna público um manifesto em que solicita ao governo que reestruture a dívida pública portuguesa. Este grupo considera que o pagamento da mesma não é suportável pela economia nacional. Entretanto, o líder do governo, Pedro Passos Coelho, convida o líder do PS, António José Seguro, para um encontro com o propósito de discutir a estratégia Pós-Troika para o país. O serviço Telenews registou 75 notícias e 3 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da RTP1 com mais de 1 hora de emissão e 23 notícias emitidas sobre o tema.

O assunto internacional com maior destaque da última semana foi o desaparecimento, inexplicável até agora, de um avião Boeing das linhas aéreas da Malásia com mais de 200 passageiros a bordo. O avião, que fazia a ligação entre Kuala Lumpur e Pequim, desapareceu dos radares de controle civis em circunstâncias estranhas, existindo dúvidas acerca da rota seguida pelo avião. Nesta altura, as autoridades investigam os passageiros e tripulantes procurando respostas para este desaparecimento. O serviço Telenews assinalou um total de 70 notícias e 2 horas e meia de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da SIC com quase 1 hora de emissão e 28 notícias emitidas.

O futebol português esteve em destaque na última semana. A jornada vitoriosa das equipas portuguesas na Liga Europa, com Benfica e FC Porto a derrotarem os seus adversários Tottenham de Inglaterra e Nápoles de Itália, foi o principal destaque internacional da última semana. Na liga portuguesa, o Sporting recebeu e bateu o FC Porto em Lisboa. O Sporting reforçou assim o segundo lugar na primeira Liga, com cinco pontos de vantagem sobre o terceiro classificado, o FC Porto. O serviço Telenews contabilizou 165 notícias no total e mais de 4 horas de emissão. De destacar a cobertura da SIC com mais de 1 hora e meia de emissão e 60 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o referendo do último fim-de-semana na Crimeia, foi tema em destaque sendo responsável por 14% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Cobertura Noticiosa

Do mesmo tema: Cobertura Noticiosa

O Grupo Marktest autoriza a reprodução desta notícia nos meios de comunicação social desde que indicada a fonte: Grupo Marktest e outras fontes por ele citadas

Notícias recentes

Notícias da mesma semana

Antigas

Era notícia há um ano
Era notícia há dois anos
Era notícia há três anos

Arquivo

Em Agenda

Client Forum in 2017
Amesterdão, Holanda, 9 de junho de 2017,
Congresso ESOMAR
Null
Amesterdão, Holanda, 10 a 13 de setembro de 2017,

mais acontecimentos em Agenda