Notícias semanais em destaque nas TVs

O debate sobre o fim do programa de ajustamento português, bem como o desaparecimento do avião da Malaysia Airlines foram os principais destaques informativos na semana de 10 a 16 de Março, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Grupo Marktest,  18 março 2014

O destaque político nacional da última semana foi a discussão acerca de qual a melhor opção para Portugal uma vez terminado o programa negociado com a Troika. Neste âmbito um grupo de 70 personalidades torna público um manifesto em que solicita ao governo que reestruture a dívida pública portuguesa. Este grupo considera que o pagamento da mesma não é suportável pela economia nacional. Entretanto, o líder do governo, Pedro Passos Coelho, convida o líder do PS, António José Seguro, para um encontro com o propósito de discutir a estratégia Pós-Troika para o país. O serviço Telenews registou 75 notícias e 3 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da RTP1 com mais de 1 hora de emissão e 23 notícias emitidas sobre o tema.

O assunto internacional com maior destaque da última semana foi o desaparecimento, inexplicável até agora, de um avião Boeing das linhas aéreas da Malásia com mais de 200 passageiros a bordo. O avião, que fazia a ligação entre Kuala Lumpur e Pequim, desapareceu dos radares de controle civis em circunstâncias estranhas, existindo dúvidas acerca da rota seguida pelo avião. Nesta altura, as autoridades investigam os passageiros e tripulantes procurando respostas para este desaparecimento. O serviço Telenews assinalou um total de 70 notícias e 2 horas e meia de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da SIC com quase 1 hora de emissão e 28 notícias emitidas.

O futebol português esteve em destaque na última semana. A jornada vitoriosa das equipas portuguesas na Liga Europa, com Benfica e FC Porto a derrotarem os seus adversários Tottenham de Inglaterra e Nápoles de Itália, foi o principal destaque internacional da última semana. Na liga portuguesa, o Sporting recebeu e bateu o FC Porto em Lisboa. O Sporting reforçou assim o segundo lugar na primeira Liga, com cinco pontos de vantagem sobre o terceiro classificado, o FC Porto. O serviço Telenews contabilizou 165 notícias no total e mais de 4 horas de emissão. De destacar a cobertura da SIC com mais de 1 hora e meia de emissão e 60 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o referendo do último fim-de-semana na Crimeia, foi tema em destaque sendo responsável por 14% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Em Agenda

Best of Singapore 2017
Evento da ESOMAR em parceria com a MRSS.
Singapura, Singapura, 17 de outubro de 2017,
Methodology in Context 2017
É o terceiro ano desta conferência, organizada pela MRS em parceria com a Research Live.
Londres, Inglaterra, 23 de novembro de 2017,

mais acontecimentos em Agenda