Notícias semanais em destaque nas TVs

O Mundial de Futebol 2014 e a crise no BES mantêm-se como destaques da informação televisiva da semana de 7 a 13 de Julho, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Grupo Marktest,  17 julho 2014

O Mundial de Futebol do Brasil foi o grande destaque das notícias de televisão da última semana. A Alemanha venceu a Argentina na final e sagrou-se tetracampeão Mundial. Depois dos jogos das meias-finais, com a surpresa da derrota da seleção do Brasil perante e Alemanha por 7-1, a equipa anfitriã terminou o Mundial com nova derrota frente à Holanda por 3-0 no jogo de definição da 3ª e 4ª posição da classificação. O serviço Telenews registou 252 notícias e 8 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da RTP1 com quase 4 horas de emissão e 111 notícias emitidas sobre o tema.

A crise no Grupo Espírito Santo continuou a ser o tema nacional com maior destaque na última semana. A nova liderança do BES tomou posse e a família Espírito Santo foi afastada dos lugares de decisão no Banco. Ainda no mesmo âmbito, a fusão da PT com a Oi brasileira pode estar ameaçada devido à exposição à dívida do grupo GES. O serviço Telenews identificou um total de 131 notícias e 4 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da SIC com quase 2 horas de emissão e 52 notícias emitidas.

Outro dos destaques da última semana foi a greve dos médicos. Os sindicatos convocaram a greve com o apoio da Ordem dos Médicos. Os objetivos da greve de 2 dias foram protestar contra as políticas de saúde, a perda de regalias dos médicos e a destruição do Serviço Nacional de Saúde. O O serviço Telenews assinalou um total de 83 notícias e 3 horas e meia de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da SIC com 1 hora e meia de emissão e 31 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, a crise no Grupo Espírito Santo e a mudança de liderança no BES esteve em destaque sendo responsável por 25% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Do mesmo tema: Cobertura Noticiosa

O Grupo Marktest autoriza a reprodução desta notícia nos meios de comunicação social desde que indicada a fonte: Grupo Marktest e outras fontes por ele citadas

Notícias recentes

Notícias da mesma semana

Antigas

Era notícia há um ano
Era notícia há dois anos
Era notícia há três anos

Arquivo

20 julho 2017