Notícias semanais em destaque nas TVs

O Mundial de Futebol 2014 e a crise no BES mantêm-se como destaques da informação televisiva da semana de 7 a 13 de Julho, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Grupo Marktest,  17 julho 2014

O Mundial de Futebol do Brasil foi o grande destaque das notícias de televisão da última semana. A Alemanha venceu a Argentina na final e sagrou-se tetracampeão Mundial. Depois dos jogos das meias-finais, com a surpresa da derrota da seleção do Brasil perante e Alemanha por 7-1, a equipa anfitriã terminou o Mundial com nova derrota frente à Holanda por 3-0 no jogo de definição da 3ª e 4ª posição da classificação. O serviço Telenews registou 252 notícias e 8 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da RTP1 com quase 4 horas de emissão e 111 notícias emitidas sobre o tema.

A crise no Grupo Espírito Santo continuou a ser o tema nacional com maior destaque na última semana. A nova liderança do BES tomou posse e a família Espírito Santo foi afastada dos lugares de decisão no Banco. Ainda no mesmo âmbito, a fusão da PT com a Oi brasileira pode estar ameaçada devido à exposição à dívida do grupo GES. O serviço Telenews identificou um total de 131 notícias e 4 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da SIC com quase 2 horas de emissão e 52 notícias emitidas.

Outro dos destaques da última semana foi a greve dos médicos. Os sindicatos convocaram a greve com o apoio da Ordem dos Médicos. Os objetivos da greve de 2 dias foram protestar contra as políticas de saúde, a perda de regalias dos médicos e a destruição do Serviço Nacional de Saúde. O O serviço Telenews assinalou um total de 83 notícias e 3 horas e meia de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da SIC com 1 hora e meia de emissão e 31 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, a crise no Grupo Espírito Santo e a mudança de liderança no BES esteve em destaque sendo responsável por 25% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda

21 novembro 2017
European Big Data Value - Comissão Europeia 
Versailles, França, 21 a 23 de novembro de 2017
23 novembro 2017
Methodology in Context 2017 - MRS-The Market Research Society 
É o terceiro ano desta conferência, organizada pela MRS em parceria com a Research Live.
Londres, Inglaterra, 23 de novembro de 2017 ,

mais acontecimentos em Agenda