Notícias semanais em destaque nas TVs

De acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor, a crise no Grupo Espírito Santo mantém-se assunto em destaque na semana informativa de 10 a 7 de Setembro.

Grupo Marktest,  10 setembro 2014

O destaque da última semana foi o novo mapa judiciário, que envolve a diminuição do número de comarcas de 231 para 23, concentradas nas capitais de distrito, e a entrada em funcionamento de tribunais especializados. A oposição critica a mudança e defende que este novo arranjo vai aumentar a distância entre os cidadãos e a justiça. Em protesto, a Ordem dos Advogados apresentou uma queixa-crime contra todos os membros do governo que aprovaram a reforma judicial. O serviço Telenews registou um total de 93 notícias e 3 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela RTP1 com 1 hora e meia de emissão e 40 notícias emitidas.

Outro dos temas em destaque na última semana foi a leitura do acórdão do processo Face Oculta no tribunal de Aveiro. Todos os 36 arguidos do processo foram condenados, tendo 11 destes sido condenados a penas de prisão efetiva. O julgamento do caso teve 188 sessões e a leitura da sentença durou cerca de 5 horas. O serviço Telenews assinalou um total de 77 notícias e 3 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da TVI com mais de 1 hora de emissão e 41 notícias emitidas.

O futebol português esteve também em destaque na última semana. A seleção portuguesa iniciou da pior maneira a qualificação para o Euro 2016, com uma derrota em Aveiro frente à seleção da Albânia. Depois da má prestação no Mundial do Brasil, a seleção e o técnico, Paulo Bento, estão novamente em cheque. Outro dos temas da semana foi o encerramento da época de transferências internacional com os principais clubes portugueses a resistirem a algumas propostas milionárias para a transferência das suas principais estrelas. O serviço Telenews identificou um total de 144 notícias e quase 4 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com 1 hora e meia de emissão e 63 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, a leitura do acórdão do processo Face Oculta foi o tema com maior destaque, sendo responsável por 14% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Em Agenda

Utilities Market Research
Londres, Inglaterra, 21 de setembro de 2017,
MeetUp USA 2017
Null
Columbus, EUA, 21 de setembro de 2017,

mais acontecimentos em Agenda