Notícias semanais em destaque nas TVs

As notícias relacionadas com as eleições primárias no PS foram o destaque da informação televisiva da semana de 9 a 14 de Setembro, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Grupo Marktest,  17 setembro 2014

O destaque da última semana foram as eleições primárias no PS. Os candidatos António Costa e António José Seguro disputam a nomeação para candidato a primeiro-ministro pelo Partido Socialista nas próximas eleições legislativas. Em foco estiveram os dois debates televisivos onde foram debatidos os assuntos da política nacional e partidária que definem as duas candidaturas. Entretanto terminou o prazo para inscrição dos simpatizantes do PS, elegíveis para votarem nas eleições primárias de dia 28. O serviço Telenews registou um total de 86 notícias e 4 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela TVI com 2 horas de emissão e 40 notícias emitidas.

Outro dos temas em destaque na última semana foi a mudança de liderança no Novo Banco. O conselho de administração liderado por Vítor Bento apresentou a demissão por estar em desacordo com a estratégia do Banco de Portugal para a instituição. O Banco de Portugal apresentou uma nova administração liderada por Eduardo Stock da Cunha, que terá o objetivo de encontrar um comprador para o Novo Banco. O serviço Telenews registou um total de 98 notícias e 3 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da SIC com mais de 1 hora de emissão e 36 notícias emitidas.

O futebol português esteve também em destaque na última semana. No rescaldo da derrota da seleção portuguesa frente à seleção da Albânia, o selecionador Paulo Bento acordou com a Federação Portuguesa de Futebol a rescisão do seu contrato de trabalho. Atualmente a FPF procura um novo responsável técnico enquanto decorre o debate acerca do perfil ideal para o novo selecionador nacional. No último fim de semana jogou-se a 4ª jornada da Primeira Liga com Sporting e FC Porto a empatarem os respetivos encontros, sendo que a liderança é repartida por 4 equipas, Rio Ave, Guimarães, Benfica e FC Porto. O Benfica obteve a vitória mais expressiva da jornada, cinco golos sem resposta frente ao Vitória de Setúbal, e apresentou a sua última contratação para a nova época, o brasileiro Jonas. O serviço Telenews registou um total de 164 notícias e quase 4 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da TVI com mais de 1 hora de emissão e 60 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, a mudança de liderança do Novo Banco, foi o tema com maior destaque, sendo responsável por 29% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda

21 novembro 2017
European Big Data Value - Comissão Europeia 
Versailles, França, 21 a 23 de novembro de 2017
23 novembro 2017
Methodology in Context 2017 - MRS-The Market Research Society 
É o terceiro ano desta conferência, organizada pela MRS em parceria com a Research Live.
Londres, Inglaterra, 23 de novembro de 2017 ,

mais acontecimentos em Agenda