Notícias semanais em destaque nas TVs

O ataque terrorista à redação do jornal satírico "Charlie Hebdo" em Paris perpetrado por extremistas Islâmicos, foi o tema em destaque na semana 5 a 11 de Janeiro, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Grupo Marktest,  13 janeiro 2015

O ataque terrorista à redação do jornal satírico "Charlie Hebdo" em Paris perpetrado por extremistas Islâmicos foi o tema em destaque na última semana. A gravidade do ataque foi imediatamente alvo de enorme pressão mediática. A caça aos responsáveis e seus colaboradores foi acompanhada em direto pelos principais media. As reações políticas e sociais foram imediatas, com grandes manifestações de solidariedade para com as vítimas e contra o terrorismo. Estas manifestações tiveram centro em Paris mas foram acompanhadas e replicadas um pouco por toda a Europa com a participação ativa dos principais líderes políticos europeus. O serviço Telenews registou um total de 445 notícias e 18 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da SIC com mais de 6 horas de emissão e 139 notícias emitidas.

Ouro dos assuntos em destaque na última semana foram os casos de morte nas urgências hospitalares que se registaram na última semana. Hospitais e serviços de emergência mostraram-se incapazes de responder ao acréscimo de procura de serviços de saúde característicos desta época. O tempo frio agravou uma situação já de si difícil, tornando caótica a situação das urgências Hospitalares em algumas zonas do País. INEM e Bombeiros revelaram dificuldade na resposta aos pedidos dos utentes, colocando em causa a atuação dos responsáveis da Saúde na coordenação dos serviços. O serviço Telenews registou um total de 152 notícias e 5 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com quase 2 horas e meia de emissão e 71 notícias emitidas.

O caso BES/GES assim como a sua ligação à PT/Ói foram igualmente assunto em destaque na última semana. A PJ realizou buscas na PT no âmbito da investigação ao investimento na Rioforte, numa altura em que se aproxima a decisão acerca da venda da PT Portugal à francesa Altice. Noutra vertente, a Comissão Parlamentar de Inquérito a Gestão do BES/GES ouviu, entre outros, Machado da Cruz, que era o responsável pelas contas da sociedade ESI do grupo BES/GES. O serviço Telenews registou um total de 80 notícias e 3 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da TVI com 43 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o ataque terrorista à redação do jornal satírico "Charlie Hebdo" em Paris, assim como as manifestações contra o terrorismo, foram o principal destaque, sendo responsável por 71% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.


Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda

European Big Data Value
Null
Versailles, França, 21 a 23 de novembro de 2017, Null
Methodology in Context 2017
É o terceiro ano desta conferência, organizada pela MRS em parceria com a Research Live.
Londres, Inglaterra, 23 de novembro de 2017,

mais acontecimentos em Agenda