Notícias semanais em destaque nas TVs

O ataque terrorista à redação do jornal satírico "Charlie Hebdo" em Paris perpetrado por extremistas Islâmicos, foi o tema em destaque na semana 5 a 11 de Janeiro, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Grupo Marktest,  13 janeiro 2015

O ataque terrorista à redação do jornal satírico "Charlie Hebdo" em Paris perpetrado por extremistas Islâmicos foi o tema em destaque na última semana. A gravidade do ataque foi imediatamente alvo de enorme pressão mediática. A caça aos responsáveis e seus colaboradores foi acompanhada em direto pelos principais media. As reações políticas e sociais foram imediatas, com grandes manifestações de solidariedade para com as vítimas e contra o terrorismo. Estas manifestações tiveram centro em Paris mas foram acompanhadas e replicadas um pouco por toda a Europa com a participação ativa dos principais líderes políticos europeus. O serviço Telenews registou um total de 445 notícias e 18 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da SIC com mais de 6 horas de emissão e 139 notícias emitidas.

Ouro dos assuntos em destaque na última semana foram os casos de morte nas urgências hospitalares que se registaram na última semana. Hospitais e serviços de emergência mostraram-se incapazes de responder ao acréscimo de procura de serviços de saúde característicos desta época. O tempo frio agravou uma situação já de si difícil, tornando caótica a situação das urgências Hospitalares em algumas zonas do País. INEM e Bombeiros revelaram dificuldade na resposta aos pedidos dos utentes, colocando em causa a atuação dos responsáveis da Saúde na coordenação dos serviços. O serviço Telenews registou um total de 152 notícias e 5 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com quase 2 horas e meia de emissão e 71 notícias emitidas.

O caso BES/GES assim como a sua ligação à PT/Ói foram igualmente assunto em destaque na última semana. A PJ realizou buscas na PT no âmbito da investigação ao investimento na Rioforte, numa altura em que se aproxima a decisão acerca da venda da PT Portugal à francesa Altice. Noutra vertente, a Comissão Parlamentar de Inquérito a Gestão do BES/GES ouviu, entre outros, Machado da Cruz, que era o responsável pelas contas da sociedade ESI do grupo BES/GES. O serviço Telenews registou um total de 80 notícias e 3 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da TVI com 43 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o ataque terrorista à redação do jornal satírico "Charlie Hebdo" em Paris, assim como as manifestações contra o terrorismo, foram o principal destaque, sendo responsável por 71% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.


Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Do mesmo tema: Cobertura Noticiosa

O Grupo Marktest autoriza a reprodução desta notícia nos meios de comunicação social desde que indicada a fonte: Grupo Marktest e outras fontes por ele citadas

Notícias recentes

Notícias da mesma semana

Antigas

Era notícia há um ano
Era notícia há dois anos
Era notícia há três anos

Arquivo

Em Agenda

Congresso ESOMAR
Null
Amesterdão, Holanda, 10 a 13 de setembro de 2017,
Global Qualitative
Porto, 5 a 7 de novembro de 2017,

mais acontecimentos em Agenda

22 agosto 2017