Notícias semanais em destaque nas TVs

A crise no Grupo Espírito Santo foi assunto em destaque na semana informativa de 9 a 15 de Março, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Grupo Marktest,  17 março 2015

O caso BES/GES foi o principal tema nacional em destaque na última semana. Continuaram as audições da Comissão Parlamentar de Inquérito ao BES e GES, com as declarações de Faria de Oliveira e Miguel Frasquilho. O Novo Banco apresentou as suas contas com prejuízos de quase 500 milhões. O presidente do Novo Banco anunciou que a instituição financeira "tem praticamente resolvida" a solução que vai permitir aos emigrantes receber cerca de 800 milhões aplicados em dívida do Banco Espírito Santo. Os investidores lesados na falência do grupo BES continuaram os protestos, reivindicando o reembolso das suas poupanças investidas em dívida do GES aos balcões do BES. O serviço Telenews registou um total de 56 notícias e 2 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da SIC com quase 1 hora de emissão e 23 notícias emitidas.

A situação grega continua a ser o destaque internacional da última semana. O governo Grego continuou a negociar o programa de ajuda financeira com a Comissão Europeia e a Troika. Entretanto o Parlamento Grego aprovou a criação de uma comissão para reclamar à Alemanha indemnizações de Guerra. O serviço Telenews assinalou um total de 65 notícias e 2 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da TVI com quase 1 hora de emissão e 29 notícias emitidas.

O futebol português voltou a ser um dos temas em destaque. FC Porto eliminou o Basileia da Suíça qualificando-se para os quartos de final da Liga dos Campeões da UEFA. Benfica e Braga defrontaram-se no estádio da Luz, com o Benfica a vencer por 2-0, mantendo a liderança da Primeira Liga. O FC Porto e o Sporting venceram os respetivos jogos e mantém-se na perseguição ao líder. O serviço Telenews contabilizou um total de 150 notícias e mais de 3 horas e meia de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com mais de 1 hora de emissão e 58 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o principal destaque vai para o Caso Sócrates. Os esforços da defesa do Ex-Primeiro Ministro para que seja libertado do Estabelecimento Prisional de Évora onde se encontra detido preventivamente foi o tema responsável por 19% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.


Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Em Agenda

Best of Singapore 2017
Evento da ESOMAR em parceria com a MRSS.
Singapura, Singapura, 17 de outubro de 2017,
Financial Services Research 2017
Londres, Inglaterra, 16 de novembro de 2017,

mais acontecimentos em Agenda