Notícias semanais em destaque nas TVs

A crise no Grupo Espírito Santo foi assunto em destaque na semana informativa de 9 a 15 de Março, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Grupo Marktest,  17 março 2015

O caso BES/GES foi o principal tema nacional em destaque na última semana. Continuaram as audições da Comissão Parlamentar de Inquérito ao BES e GES, com as declarações de Faria de Oliveira e Miguel Frasquilho. O Novo Banco apresentou as suas contas com prejuízos de quase 500 milhões. O presidente do Novo Banco anunciou que a instituição financeira "tem praticamente resolvida" a solução que vai permitir aos emigrantes receber cerca de 800 milhões aplicados em dívida do Banco Espírito Santo. Os investidores lesados na falência do grupo BES continuaram os protestos, reivindicando o reembolso das suas poupanças investidas em dívida do GES aos balcões do BES. O serviço Telenews registou um total de 56 notícias e 2 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da SIC com quase 1 hora de emissão e 23 notícias emitidas.

A situação grega continua a ser o destaque internacional da última semana. O governo Grego continuou a negociar o programa de ajuda financeira com a Comissão Europeia e a Troika. Entretanto o Parlamento Grego aprovou a criação de uma comissão para reclamar à Alemanha indemnizações de Guerra. O serviço Telenews assinalou um total de 65 notícias e 2 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da TVI com quase 1 hora de emissão e 29 notícias emitidas.

O futebol português voltou a ser um dos temas em destaque. FC Porto eliminou o Basileia da Suíça qualificando-se para os quartos de final da Liga dos Campeões da UEFA. Benfica e Braga defrontaram-se no estádio da Luz, com o Benfica a vencer por 2-0, mantendo a liderança da Primeira Liga. O FC Porto e o Sporting venceram os respetivos jogos e mantém-se na perseguição ao líder. O serviço Telenews contabilizou um total de 150 notícias e mais de 3 horas e meia de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com mais de 1 hora de emissão e 58 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o principal destaque vai para o Caso Sócrates. Os esforços da defesa do Ex-Primeiro Ministro para que seja libertado do Estabelecimento Prisional de Évora onde se encontra detido preventivamente foi o tema responsável por 19% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.


Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Do mesmo tema: Cobertura Noticiosa

O Grupo Marktest autoriza a reprodução desta notícia nos meios de comunicação social desde que indicada a fonte: Grupo Marktest e outras fontes por ele citadas

Notícias recentes

Notícias da mesma semana

Antigas

Era notícia há um ano
Era notícia há dois anos
Era notícia há três anos

Arquivo

24 julho 2017