Notícias semanais em destaque nas TVs

A crise vivida na Grécia manteve-se como o tema de maior destaque na semana informativa de 6 a 12 de Julho, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest,  14 julho 2015

Na última semana a situação Grega continuou a ser o tema com maior destaque. Depois do referendo que justificou a recusa do governo Grego às condições impostas pelos credores internacionais, a Grécia foi obrigada a pedir novamente ajuda à União Europeia, estando a decorrer as negociações daquele que será o 3º Resgate Financeiro à Grécia. O serviço Telenews registou um total de 275 notícias e mais de 11 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da SIC com 4 horas de emissão sobre o tema e 95 notícias emitidas.

Outro dos destaques na última semana foi o falecimento de Maria Barroso. A Ex-Primeira Dama, esposa do Ex-Presidente da República Mário Soares, faleceu aos 90 anos no Hospital da Cruz Vermelha. Maria Barroso foi homenageada por várias individualidades que a referiram como sendo "uma mulher de cultura e de causas" e "uma lutadora pela liberdade e democracia". O serviço Telenews registou um total de 89 notícias e 5 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da TVI com 2 horas de emissão sobre o tema e 37 notícias emitidas.

O futebol português foi outro dos destaques da última semana. Continuaram as notícias de novas contratações e vendas de jogadores para e de clubes portugueses. O grande destaque da semana foi para a contratação pelo FC Porto de Iker Casillas ao Real Madrid. O guarda-redes da seleção Espanhola, Campeão da Europa e do Mundo de clubes e de Seleções, será jogador do FC Porto durante as próximas duas épocas depois de uma carreira de 25 anos no Real Madrid. O serviço Telenews registou um total de 147 notícias e quase 4 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da SIC com 1 hora e meia de emissão e 50 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque continuou a ser a Grécia. Este tema foi responsável por 38% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.


Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Em Agenda

Best of Germany 2017
A ESOMAR traz a Berlim os pontos mais importantes da sua Conferência Internacional realizada em Amesterdão entre 10 e 13 de Setembro.
Berlim, ALemanha, 5 de outubro de 2017,
MRS Customer Summit 2017
(Local a confirmar), 2 de novembro de 2017,

mais acontecimentos em Agenda