Mar Salgado com mais exposição e recordação de marcas

Mar Salgado foi a novela com maior exposição de marcas entre as novelas nacionais de prime time e também o programa com presença de marcas mais recordado de forma espontânea pelos portugueses.

Grupo Marktest,  1 dezembro 2015

Exposição de marcas
Em alguns programas de televisão é possível assistir à presença de marcas. Nuns casos, o produto e a marca são visíveis, noutros os apresentadores ou atores falam sobre as marcas ou interagem com elas.

De acordo com os dados do serviço Soft Sponsoring Monitor da MediaMonitor, a novela Mar Salgado exibiu durante mais de uma hora imagens de marcas nas suas emissões de Janeiro a Setembro deste ano. Este valor foi o mais elevado entre as novelas portuguesas de prime time da RTP1, SIC e TVI. Representou 31% do total de soft sponsoring aqui observado neste período.

Para além de Mar Salgado, também A Única Mulher (TVI), Jardins Proibidos (TVI) e Poderosas (SIC) exibiram regularmente imagens de marcas nas suas emissões. Embora menos frequentes, essas imagens foram também exibidas nas novelas Mulheres (TVI), Coração D'Ouro (SIC) e Água de Mar (RTP1).

Recordação da presença de marcas em programas
O estudo Soft Sponsoring Recall, da Direção de Estudos Publicitários da Marktest, permite avaliar como é que a presença das marcas em programas de televisão é recordada.

Aos residentes em Portugal Continental com idades compreendidas entre os 15 e os 74 anos é colocada a pergunta: "em que programas de televisão recorda ter visto ou ouvido publicidade a marcas durante a sua exibição?".

Numa análise para o conjunto dos primeiros nove meses deste ano, Mar Salgado é o programa com presença de marcas mais recordado de forma espontânea. Consegue o seu melhor valor na semana de 19 a 25 de Maio, com 13.9% de recordação.

Quando se perguntou se costuma ver a novela Mar Salgado da SIC, em média 30.4% respondeu afirmativamente ao longo das 38 semanas em estudo. Os valores variaram entre um máximo de 36.4% e um mínimo de 24.2%.

A recordação de marcas exibidas durante a novela apresentou uma tendência crescente nos primeiros cinco meses do ano, mantendo os níveis de recordação no restante período em análise.

Tendo por base apenas os indivíduos que costumam ver a novela e que recordam ter visto marcas durante a sua exibição, verificamos que ao longo das primeiras 38 semanas do ano, em média, cerca de 65% refere pelo menos uma marca. Entre estes indivíduos, a L´Oréal foi no global a marca mais referida, sobretudo a partir de Maio, com destaque para picos em Maio, Julho e Agosto.

Sobre o Soft Sponsoring Monitor:
Serviço que recolhe informação sobre a exposição visual de marcas em programas nacionais de ficção e divertimento nos canais RTP1, RTP2, SIC, TVI, SIC Radical e SIC Mulher, permitindo analisar essa mesma exposição por canal, tipologia, programa, data, etc. Esses dados são depois analisados no software MMW do Grupo Marktest de forma a quantificá-la em termos de Duração, GRP's, ROI, Inserções.

Sobre o Soft Sponsoring Tracking:
Tracking de periodicidade semanal, que permite avaliar e acompanhar a recordação de marcas durante a exibição de programas de televisão. A análise pode ser efetuada seguindo duas abordagens: partindo do programa ou da marca, cada uma num questionário diferente.
Abordagem Programa:

  • Percentagem de indivíduos que costuma ver recentemente o programa
  • o Percentagem de indivíduos que recorda ter visto marcas durante a exibição do programa
  • Marcas que recorda ter visto exibidas durante a exibição do programa
Abordagem Marca:
  • Recordação da Marca durante exibição de programas de Televisão
  • Programas onde recorda ter vista a Marca
Metodologia
Semanalmente são recolhidas 300 entrevistas, através de entrevista telefónica para o lar dos entrevistados [sistema CATI], junto de indivíduos com idades compreendidas entre os 15 e os 64 anos, residentes em Portugal Continental. Para o estudo deste programa foram recolhidas 11444 entrevistas, entre os dias 02/01/2015 e 28/09/2015 (38 semanas).

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda

21 novembro 2017
European Big Data Value - Comissão Europeia 
Versailles, França, 21 a 23 de novembro de 2017
23 novembro 2017
Methodology in Context 2017 - MRS-The Market Research Society 
É o terceiro ano desta conferência, organizada pela MRS em parceria com a Research Live.
Londres, Inglaterra, 23 de novembro de 2017 ,

mais acontecimentos em Agenda