Mar Salgado com mais exposição e recordação de marcas

Mar Salgado foi a novela com maior exposição de marcas entre as novelas nacionais de prime time e também o programa com presença de marcas mais recordado de forma espontânea pelos portugueses.

Grupo Marktest,  1 dezembro 2015

Exposição de marcas
Em alguns programas de televisão é possível assistir à presença de marcas. Nuns casos, o produto e a marca são visíveis, noutros os apresentadores ou atores falam sobre as marcas ou interagem com elas.

De acordo com os dados do serviço Soft Sponsoring Monitor da MediaMonitor, a novela Mar Salgado exibiu durante mais de uma hora imagens de marcas nas suas emissões de Janeiro a Setembro deste ano. Este valor foi o mais elevado entre as novelas portuguesas de prime time da RTP1, SIC e TVI. Representou 31% do total de soft sponsoring aqui observado neste período.

Para além de Mar Salgado, também A Única Mulher (TVI), Jardins Proibidos (TVI) e Poderosas (SIC) exibiram regularmente imagens de marcas nas suas emissões. Embora menos frequentes, essas imagens foram também exibidas nas novelas Mulheres (TVI), Coração D'Ouro (SIC) e Água de Mar (RTP1).

Recordação da presença de marcas em programas
O estudo Soft Sponsoring Recall, da Direção de Estudos Publicitários da Marktest, permite avaliar como é que a presença das marcas em programas de televisão é recordada.

Aos residentes em Portugal Continental com idades compreendidas entre os 15 e os 74 anos é colocada a pergunta: "em que programas de televisão recorda ter visto ou ouvido publicidade a marcas durante a sua exibição?".

Numa análise para o conjunto dos primeiros nove meses deste ano, Mar Salgado é o programa com presença de marcas mais recordado de forma espontânea. Consegue o seu melhor valor na semana de 19 a 25 de Maio, com 13.9% de recordação.

Quando se perguntou se costuma ver a novela Mar Salgado da SIC, em média 30.4% respondeu afirmativamente ao longo das 38 semanas em estudo. Os valores variaram entre um máximo de 36.4% e um mínimo de 24.2%.

A recordação de marcas exibidas durante a novela apresentou uma tendência crescente nos primeiros cinco meses do ano, mantendo os níveis de recordação no restante período em análise.

Tendo por base apenas os indivíduos que costumam ver a novela e que recordam ter visto marcas durante a sua exibição, verificamos que ao longo das primeiras 38 semanas do ano, em média, cerca de 65% refere pelo menos uma marca. Entre estes indivíduos, a L´Oréal foi no global a marca mais referida, sobretudo a partir de Maio, com destaque para picos em Maio, Julho e Agosto.

Sobre o Soft Sponsoring Monitor:
Serviço que recolhe informação sobre a exposição visual de marcas em programas nacionais de ficção e divertimento nos canais RTP1, RTP2, SIC, TVI, SIC Radical e SIC Mulher, permitindo analisar essa mesma exposição por canal, tipologia, programa, data, etc. Esses dados são depois analisados no software MMW do Grupo Marktest de forma a quantificá-la em termos de Duração, GRP's, ROI, Inserções.

Sobre o Soft Sponsoring Tracking:
Tracking de periodicidade semanal, que permite avaliar e acompanhar a recordação de marcas durante a exibição de programas de televisão. A análise pode ser efetuada seguindo duas abordagens: partindo do programa ou da marca, cada uma num questionário diferente.
Abordagem Programa:

  • Percentagem de indivíduos que costuma ver recentemente o programa
  • o Percentagem de indivíduos que recorda ter visto marcas durante a exibição do programa
  • Marcas que recorda ter visto exibidas durante a exibição do programa
Abordagem Marca:
  • Recordação da Marca durante exibição de programas de Televisão
  • Programas onde recorda ter vista a Marca
Metodologia
Semanalmente são recolhidas 300 entrevistas, através de entrevista telefónica para o lar dos entrevistados [sistema CATI], junto de indivíduos com idades compreendidas entre os 15 e os 64 anos, residentes em Portugal Continental. Para o estudo deste programa foram recolhidas 11444 entrevistas, entre os dias 02/01/2015 e 28/09/2015 (38 semanas).

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Soft Sponsoring

Do mesmo tema: Soft Sponsoring

O Grupo Marktest autoriza a reprodução desta notícia nos meios de comunicação social desde que indicada a fonte: Grupo Marktest e outras fontes por ele citadas

Notícias recentes

Notícias da mesma semana

Antigas

Era notícia há um ano
Era notícia há dois anos
Era notícia há três anos

Arquivo

Em Agenda

Client Forum in 2017
Amesterdão, Holanda, 9 de junho de 2017,
Digital Assembly 2017
Null
Valletta, Malta, 15 e 16 de junho de 2017, Null

mais acontecimentos em Agenda