Vai um café?

Os serviços Precise e e-Foliotrack, da Marktest, analisam os segmentos Café em Cápsulas e Café Moído da categoria Cafés.

Marktest Investimentos,  12 janeiro 2016

A Marktest Retail apresenta uma análise sobre a categoria de cafés, analisando as mutações no trade-off, mais particularmente, através do estudo Precise, que analisa o espaço ocupado em linear, e do Foliotrack, que analisa a expressão das marcas em folheto.

Observando o gráfico, verifica-se que a categoria que detém maior mais share of shelf (SoS) é o café em cápsulas seguido dos cafés solúveis. Assim sendo verificaremos detalhadamente a categoria do café em Cápsulas que, apesar de ser o líder do share of shelf dos cafés, sofreu uma queda quase imperceptível de 0,1 p.p, de 2014 para 2015.

Na categoria do café em cápsulas verifica-se que, em 2015, a marca líder é a Nestlé Dolce Gusto com 28,6 % seguida da marca Delta com 23,9% da quota de linear. A marca que menos expressão tem nos lineares é a Nicola, com apenas 4,1% do share of shelf. As marcas próprias, por sua vez, detêm 22,5% do SoS.

No entanto, esta liderança não se verifica em todas as insígnias, sendo que a Dolce Gusto lidera apenas no Grupo Sonae e no Eleclerc. Nas restantes insígnias, a marca própria é líder.

Relativamente à categoria do café moído, a segunda categoria com mais expressão em folheto, a marca que mais share of voice tem é a Delta com 44% seguido da Nestlé Dolce Gusto com 25%.

Verifica-se assim que a categoria do café em cápsula tem vindo a crescer e que apesar da marca Nestlé Dolce Gusto deter a liderança desta categoria, outras marcas têm acompanhado a tendência, em particular as marcas próprias que trabalharam na elaboração de cápsulas que se adaptam a praticamente todo o tipo de máquinas de café.

Observações Metodológicas
Precise - Auditoria Ponto Venda
A Marktest, através do serviço de auditoria no ponto de venda, Precise, pretende fazer face às necessidades das marcas em acompanhar políticas de preço, presença dos produtos e de acções promocionais, quotas de espaço de linear e outros que decorrem no ponto de venda. A frequência de recolha é efectuada em conformidade com as necessidades do cliente, bem como a selecção de lojas. A recolha de dados é efectuada com um PDA com software específico para a recolha de dados, sendo a identificação dos produtos efectuada através de leitor de código de barras. Módulos de Informação Recolhida: - Módulo Preço / Presença, Módulo Locais, Módulo Promoções, Módulo Merchandising, Módulo Espaço, Módulo Perguntas Qualitativas.
Mais detalhes: Precise

e-Foliotrack
O e-FolioTrack reúne numa plataforma on-line os folhetos dos principais retalhistas em Portugal em diversas áreas, desde o dia 1 de Janeiro de 2009. Os folhetos são um dos principais canais de comunicação entre os retalhistas e o consumidor final, sendo por isso alvo de grande investimento dentro deste sector de actividade. Normalmente, os produtos em folheto representam elevados incrementos nas vendas, pois trata-se de packs promocionais, produtos inovadores ou acções em preço directo, cartão ou talão. Os resultados do e-Foliotrack são fornecidos em suporte digital, através do site http://e-foliotrack.marktest.pt

Consulte-nos para mais informações sobre este assunto.

Em Agenda

Best of Singapore 2017
Evento da ESOMAR em parceria com a MRSS.
Singapura, Singapura, 17 de outubro de 2017,
Financial Services Research 2017
Londres, Inglaterra, 16 de novembro de 2017,

mais acontecimentos em Agenda