Vai um café?

Os serviços Precise e e-Foliotrack, da Marktest, analisam os segmentos Café em Cápsulas e Café Moído da categoria Cafés.

Marktest Investimentos,  12 janeiro 2016

A Marktest Retail apresenta uma análise sobre a categoria de cafés, analisando as mutações no trade-off, mais particularmente, através do estudo Precise, que analisa o espaço ocupado em linear, e do Foliotrack, que analisa a expressão das marcas em folheto.

Observando o gráfico, verifica-se que a categoria que detém maior mais share of shelf (SoS) é o café em cápsulas seguido dos cafés solúveis. Assim sendo verificaremos detalhadamente a categoria do café em Cápsulas que, apesar de ser o líder do share of shelf dos cafés, sofreu uma queda quase imperceptível de 0,1 p.p, de 2014 para 2015.

Na categoria do café em cápsulas verifica-se que, em 2015, a marca líder é a Nestlé Dolce Gusto com 28,6 % seguida da marca Delta com 23,9% da quota de linear. A marca que menos expressão tem nos lineares é a Nicola, com apenas 4,1% do share of shelf. As marcas próprias, por sua vez, detêm 22,5% do SoS.

No entanto, esta liderança não se verifica em todas as insígnias, sendo que a Dolce Gusto lidera apenas no Grupo Sonae e no Eleclerc. Nas restantes insígnias, a marca própria é líder.

Relativamente à categoria do café moído, a segunda categoria com mais expressão em folheto, a marca que mais share of voice tem é a Delta com 44% seguido da Nestlé Dolce Gusto com 25%.

Verifica-se assim que a categoria do café em cápsula tem vindo a crescer e que apesar da marca Nestlé Dolce Gusto deter a liderança desta categoria, outras marcas têm acompanhado a tendência, em particular as marcas próprias que trabalharam na elaboração de cápsulas que se adaptam a praticamente todo o tipo de máquinas de café.

Observações Metodológicas
Precise - Auditoria Ponto Venda
A Marktest, através do serviço de auditoria no ponto de venda, Precise, pretende fazer face às necessidades das marcas em acompanhar políticas de preço, presença dos produtos e de acções promocionais, quotas de espaço de linear e outros que decorrem no ponto de venda. A frequência de recolha é efectuada em conformidade com as necessidades do cliente, bem como a selecção de lojas. A recolha de dados é efectuada com um PDA com software específico para a recolha de dados, sendo a identificação dos produtos efectuada através de leitor de código de barras. Módulos de Informação Recolhida: - Módulo Preço / Presença, Módulo Locais, Módulo Promoções, Módulo Merchandising, Módulo Espaço, Módulo Perguntas Qualitativas.
Mais detalhes: Precise

e-Foliotrack
O e-FolioTrack reúne numa plataforma on-line os folhetos dos principais retalhistas em Portugal em diversas áreas, desde o dia 1 de Janeiro de 2009. Os folhetos são um dos principais canais de comunicação entre os retalhistas e o consumidor final, sendo por isso alvo de grande investimento dentro deste sector de actividade. Normalmente, os produtos em folheto representam elevados incrementos nas vendas, pois trata-se de packs promocionais, produtos inovadores ou acções em preço directo, cartão ou talão. Os resultados do e-Foliotrack são fornecidos em suporte digital, através do site http://e-foliotrack.marktest.pt

Consulte-nos para mais informações sobre este assunto.

Do mesmo tema: Grande Distribuição

O Grupo Marktest autoriza a reprodução desta notícia nos meios de comunicação social desde que indicada a fonte: Grupo Marktest e outras fontes por ele citadas

Notícias recentes

Notícias da mesma semana

Antigas

Era notícia há um ano
Era notícia há dois anos
Era notícia há três anos

Arquivo

20 julho 2017