Classy whisky ou trendy gin?

De acordo com o estudo Precise da Marktest, as marcas de whisky e gin têm vindo a multiplicar-se.

Marktest Investimentos,  19 janeiro 2016

A Marktest Retail, através do seu estudo Precise - Auditoria do Ponto de Venda, apresenta uma análise espaço de linear dos Whiskies e Gins.

Como podemos verificar no gráfico apresentado acima, a classe dos whiskies ocupa quase um terço do Share of Shelf (SoS) das bebidas espirituosas, sendo que o Gin é a terceira classe que mais espaço ocupa nas prateleiras com 13% de SoS.

Relativamente à classe dos whiskies, ocorreram algumas alterações em 2015: a marca William Lawson's era líder em 2014, passando a J&B a ser líder em 2015, verificando-se assim, uma perda de 0.39 p.p na primeira, e um aumento de 1.35 p.p na segunda. Ainda assim, as cinco marcas que detinham maior share of shelf em 2014, mantiveram-se em 2015: J&B, William Lawson's, The Famous Grouse, Grant's e Ballantine's. Destas, para além da J&B, apenas a Grant's conquistou quota de espaço linear (0.04p.p.).

Na classe dos whiskies a distribuição do SoS não é sempre igual, contudo, também não existem grandes nuances. J&B é a marca que lidera na maioria das insígnias, à exceção do Continente, que cede mais espaço linear à marca The Famous Grouse (7.8%) e do Minipreço que cede 15.4% à William Lawson's.

No gráfico acima, verificamos também que à exceção do Minipreço, em que efetivamente existe um grande distanciamento da marca William Lawson's face à The Famous Grouse e J&B, e no caso do Intermarché, onde se verifica também uma diferença da J&B relativamente às outras duas, nas restantes insígnias as marcas disputam bem o espaço de linear. Por exemplo, no caso do Continente, a William Lawson's e a J&B têm exactamente a mesma quota de espaço - 7,5% - e a The Famous Grouse tem apenas mais 0.3 p.p., 7,8%.

Nos últimos anos, contudo, o gin tem vindo a ganhar a preferência de alguns consumidores, sendo, como foi referido acima, a terceira classe em termos de espaço linear.

Analisemos mais de perto esta categoria.

Relativamente aos Gins, como será expectável, também existem marcas que se sobressaem. São elas a Tanqueray e a Bombay, ambas com 10 de SoS. Segue-se a Gordon's com 9% e a inglesa Beefeater com 6%.

E, tal como na classe dos Whiskies, nem todas as insígnias cedem o mesmo espaço às marcas.

Como podemos verificar no gráfico abaixo, a quota de espaço de linear é disputada, a nível de gins, pela Bombay, Tanqueray e pela Gordon's. Senão vejamos: no Eleclerc e Intermarché a marca que detém mais Share of Shelf é a Gordon's com 13.1% e 15.5% respectivamente; no Continente, Pão de Açúcar e Minipreço é a Bombay quem ocupa mais espaço de linear com 12.2%, 14.5% e 62.8%, respectivamente. A Tanqueray lidera no Jumbo com 7,5% de SoS e no Pingo Doce com 20,6%.

Assim, podemos dar conta de que, a Bombay é a marca que detém a maior quota de SoS nos lineares em mais insígnias.

No geral, verificamos que, tanto na classe dos Whiskies como na classe dos Gins, as marcas têm vindo a multiplicar-se, fazendo com que o Share of Shelf seja bastante disputado.

E, no final das contas, entre a tendência e o clássico, a aposta fica sempre no clássico whisky.

Observações Metodológicas
Precise - Auditoria Ponto Venda
A Marktest, através do serviço de auditoria no ponto de venda, Precise, pretende fazer face às necessidades das marcas em acompanhar políticas de preço, presença dos produtos e de acções promocionais, quotas de espaço de linear e outros que decorrem no ponto de venda. A frequência de recolha é efectuada em conformidade com as necessidades do cliente, bem como a selecção de lojas. A recolha de dados é efectuada com um PDA com software específico para a recolha de dados, sendo a identificação dos produtos efectuada através de leitor de código de barras. Módulos de Informação Recolhida: - Módulo Preço / Presença, Módulo Locais, Módulo Promoções, Módulo Merchandising, Módulo Espaço, Módulo Perguntas Qualitativas.
Mais detalhes: Precise

Consulte-nos para mais informações sobre este assunto.

Do mesmo tema: Grande Distribuição

O Grupo Marktest autoriza a reprodução desta notícia nos meios de comunicação social desde que indicada a fonte: Grupo Marktest e outras fontes por ele citadas

Notícias recentes

Notícias da mesma semana

Antigas

Era notícia há um ano
Era notícia há dois anos
Era notícia há três anos

Arquivo

Em Agenda

Congresso ESOMAR
Null
Amesterdão, Holanda, 10 a 13 de setembro de 2017,
Global Qualitative
Porto, 5 a 7 de novembro de 2017,

mais acontecimentos em Agenda