Classy whisky ou trendy gin?

De acordo com o estudo Precise da Marktest, as marcas de whisky e gin têm vindo a multiplicar-se.

Marktest Investimentos,  19 janeiro 2016

A Marktest Retail, através do seu estudo Precise - Auditoria do Ponto de Venda, apresenta uma análise espaço de linear dos Whiskies e Gins.

Como podemos verificar no gráfico apresentado acima, a classe dos whiskies ocupa quase um terço do Share of Shelf (SoS) das bebidas espirituosas, sendo que o Gin é a terceira classe que mais espaço ocupa nas prateleiras com 13% de SoS.

Relativamente à classe dos whiskies, ocorreram algumas alterações em 2015: a marca William Lawson's era líder em 2014, passando a J&B a ser líder em 2015, verificando-se assim, uma perda de 0.39 p.p na primeira, e um aumento de 1.35 p.p na segunda. Ainda assim, as cinco marcas que detinham maior share of shelf em 2014, mantiveram-se em 2015: J&B, William Lawson's, The Famous Grouse, Grant's e Ballantine's. Destas, para além da J&B, apenas a Grant's conquistou quota de espaço linear (0.04p.p.).

Na classe dos whiskies a distribuição do SoS não é sempre igual, contudo, também não existem grandes nuances. J&B é a marca que lidera na maioria das insígnias, à exceção do Continente, que cede mais espaço linear à marca The Famous Grouse (7.8%) e do Minipreço que cede 15.4% à William Lawson's.

No gráfico acima, verificamos também que à exceção do Minipreço, em que efetivamente existe um grande distanciamento da marca William Lawson's face à The Famous Grouse e J&B, e no caso do Intermarché, onde se verifica também uma diferença da J&B relativamente às outras duas, nas restantes insígnias as marcas disputam bem o espaço de linear. Por exemplo, no caso do Continente, a William Lawson's e a J&B têm exactamente a mesma quota de espaço - 7,5% - e a The Famous Grouse tem apenas mais 0.3 p.p., 7,8%.

Nos últimos anos, contudo, o gin tem vindo a ganhar a preferência de alguns consumidores, sendo, como foi referido acima, a terceira classe em termos de espaço linear.

Analisemos mais de perto esta categoria.

Relativamente aos Gins, como será expectável, também existem marcas que se sobressaem. São elas a Tanqueray e a Bombay, ambas com 10 de SoS. Segue-se a Gordon's com 9% e a inglesa Beefeater com 6%.

E, tal como na classe dos Whiskies, nem todas as insígnias cedem o mesmo espaço às marcas.

Como podemos verificar no gráfico abaixo, a quota de espaço de linear é disputada, a nível de gins, pela Bombay, Tanqueray e pela Gordon's. Senão vejamos: no Eleclerc e Intermarché a marca que detém mais Share of Shelf é a Gordon's com 13.1% e 15.5% respectivamente; no Continente, Pão de Açúcar e Minipreço é a Bombay quem ocupa mais espaço de linear com 12.2%, 14.5% e 62.8%, respectivamente. A Tanqueray lidera no Jumbo com 7,5% de SoS e no Pingo Doce com 20,6%.

Assim, podemos dar conta de que, a Bombay é a marca que detém a maior quota de SoS nos lineares em mais insígnias.

No geral, verificamos que, tanto na classe dos Whiskies como na classe dos Gins, as marcas têm vindo a multiplicar-se, fazendo com que o Share of Shelf seja bastante disputado.

E, no final das contas, entre a tendência e o clássico, a aposta fica sempre no clássico whisky.

Observações Metodológicas
Precise - Auditoria Ponto Venda
A Marktest, através do serviço de auditoria no ponto de venda, Precise, pretende fazer face às necessidades das marcas em acompanhar políticas de preço, presença dos produtos e de acções promocionais, quotas de espaço de linear e outros que decorrem no ponto de venda. A frequência de recolha é efectuada em conformidade com as necessidades do cliente, bem como a selecção de lojas. A recolha de dados é efectuada com um PDA com software específico para a recolha de dados, sendo a identificação dos produtos efectuada através de leitor de código de barras. Módulos de Informação Recolhida: - Módulo Preço / Presença, Módulo Locais, Módulo Promoções, Módulo Merchandising, Módulo Espaço, Módulo Perguntas Qualitativas.
Mais detalhes: Precise

Consulte-nos para mais informações sobre este assunto.

Notícias da mesma semana

Arquivo de notícias

Em Agenda

21 novembro 2017
European Big Data Value - Comissão Europeia 
Versailles, França, 21 a 23 de novembro de 2017
23 novembro 2017
Methodology in Context 2017 - MRS-The Market Research Society 
É o terceiro ano desta conferência, organizada pela MRS em parceria com a Research Live.
Londres, Inglaterra, 23 de novembro de 2017 ,

mais acontecimentos em Agenda