Notícias semanais em destaque nas TVs

A morte inesperada de Nicolau Breyner foi o destaque noticioso da semana informativa de 14 a 20 de Março de 2016, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest,  22 março 2016

O destaque principal da última semana foi a morte inesperada de Nicolau Breyner. O actor morreu de ataque cardíaco aos 75 anos. As cerimónias fúnebres decorreram na Basílica da Estrela onde familiares, amigos e populares prestaram uma última homenagem. O serviço Telenews registou um total de 156 notícias e um total de 7 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela TVI com 3 horas de emissão e 64 notícias emitidas.

Outro dos temas que marcou a semana foram os protestos no Brasil para a demissão de Dilma Rousseff depois de nomear Lula da Silva para Ministro do Governo para ganhar imunidade no processo de corrupção conhecido como "Java Lato". A divulgação de escutas entre Dilma Rousseff e o ex-presidente, sobre a nomeação deste, aumentou a contestação da população e dos partidos da oposição no país. O serviço Telenews assinalou 89 notícias e 3 horas e meia de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com quase 1 hora e meia de emissão sobre o tema e 34 notícias emitidas.

O futebol português foi também tema em destaque na última semana com o Braga a eliminar o Fenerbhaçe da Turquia passando aos quartos-de-final da Liga Europa. No sorteio das competições da UEFA, o Benfica vai defrontar o Bayern de Munique para a Liga dos Campeões e o Braga desloca-se à Turquia para defrontar o Shakhtar Donetsk. Na Primeira Liga, mantém-se a perseguição de FC Porto e Sporting à liderança da classificação detida pelo Benfica. As três equipas que lideram o campeonato venceram os respetivos jogos na 27ª Jornada. O serviço Telenews identificou um total de 120 notícias e quase 3 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com quase 1 hora de emissão e 44 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, a morte de Nicolau Breyner foi o tema em destaque. Este tema foi responsável por 19% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Cobertura Noticiosa

Do mesmo tema: Cobertura Noticiosa

O Grupo Marktest autoriza a reprodução desta notícia nos meios de comunicação social desde que indicada a fonte: Grupo Marktest e outras fontes por ele citadas

Notícias recentes

Notícias da mesma semana

Antigas

Era notícia há um ano
Era notícia há dois anos
Era notícia há três anos

Arquivo

Em Agenda

Congresso APODEMO 2017
Centro Cultural de Cascais, Cascais, 31 de maio a 1 de junho de 2017,
The Future of Business-to-Business Research
Null
Londres, Inglaterra, 29 de junho de 2017,

mais acontecimentos em Agenda