Notícias semanais em destaque nas TVs

A banca portuguesa foi o tema em destaque da semana informativa de 11 a 17 de Abril de 2016, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest,  19 abril 2016

A banca portuguesa esteve em destaque na última semana. Os casos Banif e BES continuam na ordem do dia. No primeiro, o inquérito parlamentar revela algumas contradições nas posições do Banco de Portugal e do Governo; no segundo anuncia-se para breve uma solução para os designados "lesados do BES". Noutro registo, o Governo parece interessado em resolver definitivamente o problema do crédito malparado que afeta os bancos e como consequência a economia portuguesa. Discutiu-se esta semana a criação de um "Banco Mau" que concentraria esses ativos de risco. No BPI ainda não há acordo entre acionistas para responder às exigências do BCE. O serviço Telenews registou um total de 147 notícias e quase 5 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela TVI com quase 2 horas de emissão e 48 notícias emitidas.

Outro dos assuntos que marcaram a última semana foram as notícias de detenções ligadas a casos de corrupção. "Operação Aquiles" designou uma operação do Ministério público e da PJ que deteve vários polícias da PJ e GNR por suspeita de ligação ao tráfico de droga. Por seu lado, a "Operação Tax-Free" designa uma operação no âmbito da qual foram detidos dirigentes e funcionários do Fisco por suspeita de corrupção em processos de fuga às obrigações fiscais. O serviço Telenews assinalou 65 notícias e 2 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da TVI com 1 hora de emissão sobre o tema e 36 notícias emitidas.

O Benfica foi eliminado nos quartos-de-final da Liga dos Campeões pelo Bayern de Munique e este foi o destaque desportivo da última semana. No Estádio da Luz, que registou das maiores assistências de sempre, o Benfica apenas conseguiu um empate a dois golos quando precisava de uma vitória sem golos do adversário para prosseguir na prova. O SC Braga foi derrotado pelo Shakhtar Donetsk em Lviv, na Ucrânia, terminando assim a sua participação na Liga Europa. Assim terminou a participação portuguesa nas competições da UEFA desta época. Na Primeira Liga a competição está ao rubro, com o Sporting a liderar à condição, aguardando o resultado do Benfica que recebe o Vitória de Setúbal no encerramento da 30ª jornada da competição. O serviço Telenews contabilizou um total de 164 notícias e 4 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da SIC com 1 hora e meia de emissão e 62 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, os vários casos ligados à banca foram os assuntos em destaque. Este tema foi responsável por 31% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Em Agenda

Festival of Marketing
Londres, Inglaterra, 4 e 5 de outubro de 2017,
Big Data World 2017
Nova Iorque, EUA, 27 a 29 de novembro de 2017,

mais acontecimentos em Agenda