Apenas 1 em cada 7 portugueses sabe quantos países tem a UE

O Dia da Europa vai celebrar-se a 9 de Maio. Mas, o que sabem os portugueses sobre a Europa? A resposta está nesta sondagem exclusiva que o Fonebus da Marktest realizou para a Marktest.com Notícias.

Grupo Marktest,  3 maio 2016

Celebrando-se a 9 de Maio o Dia da Europa, a Marktest, através do seu estudo Fonebus, quis analisar o que sabem e o que acham os portugueses acerca da União Europeia.

Quando questionados acerca do número de países que constituem a União Europeia, apenas 14% deu a resposta correta: 28 países. 40% dos inquiridos não souberam ou não quiseram responder à questão e 45% responderam números errados. Isto significa que apenas um em cada sete portugueses sabe o número correto de países que constituem a UE.

Já na questão relacionada com o país que se considera ter, atualmente, mais poder na União Europeia, as respostas são claríssimas, com a Alemanha a recolher um resultado esmagador, de 73% das respostas.

Há 11.5% de inquiridos que refere outros países, sobretudo Reino Unido e França, e 16% não sabe ou não responde à questão.

Finalmente, quando questionados se consideram mais ser cidadãos portugueses ou europeus, a resposta foi ainda mais inequívoca: 83% dos inquiridos afirmou considerar-se mais português, e apenas 14% mais um cidadão europeu. Houve ainda 3% que não soube ou não quis responder a esta questão.

Estes resultados são tanto mais interessantes quando comparados com os de sondagem idêntica realizada há oito anos, em 2008 (antes do crash financeiro e todas as suas consequências). É de salientar o aumento dos que não sabem ou não respondem à questão do número de países que constituem a UE assim como dos que dão um número incorreto, tal como o aumento dos que consideram a Alemanha como o país com mais poder na União. Quanto ao sentimento de nacionalidade, os resultados permanecem inalterados nesta sondagem.

Esta sondagem foi realizada entre os dias 19 e 25 de Abril de 2016, de acordo com a seguinte Ficha Técnica. Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Do mesmo tema: Estudos de Opinião

O Grupo Marktest autoriza a reprodução desta notícia nos meios de comunicação social desde que indicada a fonte: Grupo Marktest e outras fontes por ele citadas

Notícias recentes

Notícias da mesma semana

Antigas

Era notícia há um ano
Era notícia há dois anos
Era notícia há três anos

Arquivo

24 julho 2017

Em Agenda

The Best of Impact 2017
Null
Londres, Inglaterra, 7 de setembro de 2017,
Global Qualitative
Porto, 5 a 7 de novembro de 2017,

mais acontecimentos em Agenda