Vitória portuguesa no Euro garante likes no Facebook

Um post de comemoração do Euro 2016, colocado pelo MEO, liderou o ranking de "gostos" em páginas nacionais de marcas e superou o anterior máximo.

Grupo Marktest,  12 julho 2016

"CAMPEÕES! Somos #CampeõesEuropeus e o UEFA EURO 2016 é nosso! O sonho comanda a vida e o #MEOCapitão Cristiano Ronaldo comandou a Seleções de Portugal ao título Europeu." Foi com este post de comemoração do Campeonato europeu de futebol, publicado no dia 10 de Julho, que o MEO registou cerca de 143 mil likes, liderando o ranking de "gostos" de marcas com páginas nacionais no Facebook (exclui marcas de media, como jornais, televisões, rádios, etc…) entre os dias 27 de Junho e 10 de Julho de 2016.

Este valor é tanto mais significativo quanto corresponde ao máximo quinzenal registado desde que acompanhamos regularmente este indicador (2013). O valor mais que duplica o anterior máximo, alcançado pela marca Continente há cerca de dois meses.

A presença portuguesa neste campeonato da Europa motivou ainda os restantes nove posts do Top10 e, se analisarmos um top 15, apenas dois dos posts não têm o Euro como motivo.

Na segunda posição esta quinzena, ficou um post da NOS, que no dia 30 de Junho incentivava: "Apurados para as meias-finais. Vamos Portugal!" O post registou perto de 89 mil likes no período em análise.

Com mais de 37 mil likes ficou um post da marca Vodafone, que no dia 6 de Julho exclamava: "Portugal, Portugal, Portugal! Estamos na final!! Demonstra aqui o teu orgulho pela nossa Seleção. No próximo domingo, assiste à final, na RTP 4k, da Tv da Vodafone".

Super Bock, Licor Beirão, Lidl, Samsung, TAP, Kia e McDonald's completam a lista das 10 publicações com maior número de "likes" entre 27 de Junho e 10 de Julho de 2016.

Os dados referidos nesta análise foram recolhidos às 11:00 do dia 11 de Julho de 2016. Este Ranking tem como base o número de likes nos posts (o melhor de cada marca), tendo sido considerados todos os posts colocados pelas marcas nas suas páginas de Facebook no período referido, e que tenham uma referência directa ou indirecta à marca. Não inclui as marcas da área da media (televisões, jornais, rádios, etc...), organizações desportivas e eventos (festivais e afins).

O Marktest Social Media Explorer é um serviço para monitorizar os conteúdos que circulam nas redes sociais relacionados com marcas ou personalidades. Contacte-nos se pretende mais informações sobre este serviço.

Arquivo de notícias

Em Agenda

21 novembro 2017
European Big Data Value - Comissão Europeia 
Versailles, França, 21 a 23 de novembro de 2017
23 novembro 2017
Methodology in Context 2017 - MRS-The Market Research Society 
É o terceiro ano desta conferência, organizada pela MRS em parceria com a Research Live.
Londres, Inglaterra, 23 de novembro de 2017 ,

mais acontecimentos em Agenda