Os Jogos Olímpicos nos media portugueses

De acordo com os dados do serviço de Clipping da Marktest, foram mais de 28 mil as notícias relativas aos Jogos Olímpicos recolhidas durante o mês de Agosto

Grupo Marktest,  30 agosto 2016

O serviço de Clipping da MediaMonitor recolheu mais de 28 mil notícias relativamente aos Jogos Olímpicos, somente em Agosto. No entanto o serviço de clipping tem vindo a fazer a recolha de notícias desde 1 de Junho e assim o número total sobe para as 40 mil notícias.

Recorde-se que este evento decorreu na cidade do Rio de Janeiro entre 5 e 25 de Agosto. A delegação portuguesa foi composta por 92 atletas e a nossa participação obteve 1 medalha de Bronze conseguida por Telma Monteiro e 10 diplomas olímpicos atribuídos aos atletas que se classificaram nos oito primeiros.

Observando o período, entre 1 e 24 de Agosto de 2016 os media publicaram mais de 28 mil notícias sobre os Jogos Olímpicos que decorreram na cidade do Rio de Janeiro. Neste período, a Internet foi o meio que com o maior número de notícias relacionadas com o Rio 2016 mais 51%. Em Televisão, o número de notícias situou-se nos 29%. Na Rádio foram divulgadas mais 12% das notícias e por fim o meio Imprensa com cerca de 7% das notícias dedicas aos Jogos Olímpicos.

Cerca de 58% das notícias fez referência aos atletas portugueses presentes nos Jogos Olímpicos. Por meio continua a destacar-se a Internet e a Televisão, embora o peso das notícias face ao total desça para 22% e 20%, respectivamente.

Relativamente à programação televisiva relacionada com o evento, dos canais monitorizados, apenas a RTP e Sport TV tiveram em grelha programas dedicados os jogos olimpicos. Esta emissão ultrapassou as 569 horas, o que equivale a uma média diária de quatro horas e quarenta e cinco por canal.

A SportTv foi o canal que mais tempo de emissão dedicou ao Rio 2016, com mais de 197 horas, o que representa 35% do seu tempo de emissão total neste período. Seguiu-se a Sport TV2 com mais de 139 horas representado 25% da emissão total dos Jogos Olímpicos.

A RTP1 e a RTP2 dedicaram sensivelmente o mesmo tempo de emissão aos Jogos Olímpicos, mais de 100 horas o que representou 18% da duração da sua emissão, por canal, no período em análise.

Esta análise foi realizada com base em informação do serviço de Clipping da MediaMonitor. Este serviço permite a qualquer instituição ou personalidade acompanhar tudo que é divulgado nos media sobre ela ou sobre temas do seu interesse e monitoriza mais de 700 publicações, 10 canais de TV, 5 rádios e mais de 800 sites. A análise dos programas dedicados ao euro foi efetuada com recurso ao MMW - Telereport e utilizada informação do serviço de monitorização de emissão TV da MediaMonitor. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda

21 novembro 2017
European Big Data Value - Comissão Europeia 
Versailles, França, 21 a 23 de novembro de 2017
23 novembro 2017
Methodology in Context 2017 - MRS-The Market Research Society 
É o terceiro ano desta conferência, organizada pela MRS em parceria com a Research Live.
Londres, Inglaterra, 23 de novembro de 2017 ,

mais acontecimentos em Agenda