Notícias semanais em destaque nas TVs

Os incêndios florestais voltaram a ser o tema em destaque na semana informativa de 5 a 11 de Setembro, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest,  13 setembro 2016

Continua o flagelo do verão de 2016, com uma nova vaga de calor a desencadear uma nova vaga de incêndios de norte a sul de Portugal Continental. Localidades isoladas e cercadas pelo fogo, populações evacuadas e casas e floresta destruídas foram os assuntos relatados. Arouca, Penela, Montargil, Soure e Serra de Monchique foram algumas das zonas mais afetadas pelos incêndios. O Governo lançou programas de ajuda para as autarquias desenvolverem planos e implementarem medidas de combate primário aos incêndios. O Presidente da Proteção Civil demitiu-se na sequência do inquérito ao caso dos helicópteros Kamov. O serviço Telenews registou um total de 235 notícias e 8 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela SIC e TVI com 3 horas de emissão e 77 notícias emitidas.

Outro dos temas em destaque na última semana foi a hospitalização e a morte de militares do Curso de Comandos. As duas mortes terão sido consequência de um golpe de calor durante o treino realizado no Campo de Tiro de Alcochete. Foi aberto um inquérito e suspensos os cursos para a realização de uma avaliação médica de todos os militares envolvidos, tendo o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa visitado os militares hospitalizados. O serviço Telenews assinalou um total de 83 notícias e 2 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela SIC com mais de 1 hora de emissão e 36 notícias emitidas.

Outro dos temas bastante noticiado esta semana foi o comboio da CP que fazia a ligação entre Vigo e Porto e que descarrilou na Galiza provocando 4 mortos e 50 feridos, sendo uma das vítimas mortais um maquinista português. Na sequência do acidente, foi aberto um inquérito para apuramento de responsabilidades. O serviço Telenews identificou um total de 67 notícias e quase 3 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela TVI com uma hora de emissão e 28 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, as notícias acerca da vaga de incêndios que atingiu Portugal Continental na última semana foram o grande destaque. O assunto representou 40% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Em Agenda

MeetUp USA 2017
Null
Columbus, EUA, 21 de setembro de 2017,
Best of Singapore 2017
Evento da ESOMAR em parceria com a MRSS.
Singapura, Singapura, 17 de outubro de 2017,

mais acontecimentos em Agenda