Turismo em franco crescimento

Os dados do INE, disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Online, mostram que o sector do turismo tem registado uma grande dinâmica nos últimos anos.

Grupo Marktest,  27 setembro 2016

Celebrado a 27 de Setembro, o Dia Mundial do Turismo tem este ano o lema "Turismo para todos: promover a acessibilidade universal". A proximidade desta data motiva-nos a olhar para as estatísticas do turismo do INE, que estão acessíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Online.

O sector do turismo tem tido um desempenho muito positivo nos últimos anos em Portugal. Considerando os dados relativos aos estabelecimentos hoteleiros, vemos que, nos últimos 12 anos, o número de estabelecimentos aumentou 8% em Portugal e a sua capacidade 29%, mas o número de hóspedes aumentou 52% e as dormidas 34%, o que mostra bem a dinâmica do sector.

Segundo o INE, existiam em Portugal 2041 estabelecimentos hoteleiros, com 308 mil camas de capacidade em 2014. O Algarve era a região com mais estabelecimentos, responsável por 21.3% dos equipamentos e por 36.7% da sua capacidade.

Mais de metade destes estabelecimentos eram hotéis, que representavam 54.9% da oferta e 59.9% da capacidade de alojamento.

Em termos de atividade, o número de hóspedes superou os 16 milhões em 2014, tendo sido responsáveis por cerca de 46 milhões de dormidas, uma média de 2.86 dormidas por hóspede e de 22 476 dormidas por estabelecimento.

Cerca de 31% dos hóspedes ficaram alojados em estabelecimentos da região da área metropolitana de Lisboa. Já em termos de dormidas, foi no Algarve que mais ocorreram, com mais de 16 milhões, 35% do total.

Os estabelecimentos hoteleiros geraram, em 2014, proveitos totais superiores a dois mil milhões de euros, dos quais 1,5 mil milhões de euros em proveitos de aposento. Estes números correspondem a um acréscimo de 50% nos proveitos totais e de 56% nos proveitos de aposento relativamente ao observado em 2002.

Esta análise foi realizada com base em informação disponível no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Online. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Estudos sobre os Concelhos/Regiões

Do mesmo tema: Estudos sobre os Concelhos/Regiões

O Grupo Marktest autoriza a reprodução desta notícia nos meios de comunicação social desde que indicada a fonte: Grupo Marktest e outras fontes por ele citadas

Notícias recentes

Notícias da mesma semana

Antigas

Era notícia há um ano
Era notícia há dois anos
Era notícia há três anos

Arquivo

28 março 2017