Marktest atualiza ratings concelhios

A Marktest acabou de publicar os ratings concelhios de 2016, que mantêm o concelho de São João da Madeira no topo da lista.

Grupo Marktest,  11 outubro 2016

Disponíveis na aplicação web Municípios Online, os ratings concelhios são novas métricas criadas pela Marktest que pretendem dar novas ferramentas às entidades locais ou às empresas com dispersão regional, ao permitir observar de forma rápida e intuitiva os principais pontos fortes e fracos de cada concelho.

Uma análise do rating concelhio global permite observar como o concelho de São João da Madeira lidera a tabela, seguido de Lisboa, Albufeira, Braga e Porto. Estes concelhos obtêm as melhores classificações quando analisados conjuntamente os seus indicadores de dinamismo demográfico, económico e qualidade de vida.

Na aplicação web, estes ratings são apresentados em vários formatos, nomeadamente num dashboard que assinala com uma determinada cor os indicadores e as componentes deste rating de acordo com as notações obtidas. Pela sua simples visualização, é fácil e imediata a identificação das forças e fraquezas de cada concelho, dando assim um contributo ao estudo das melhores estratégias a adotar em função dessa avaliação.

A aplicação disponibiliza ainda mais de 500 variáveis para vários anos que permitem entender como os vários concelhos se posicionam no conjunto do país. Da análise dos últimos dados disponíveis, podemos ver, por exemplo, que:

  • A população estimada em 2015 é de 10 341 330 indivíduos, menos 0.3% do que no ano anterior; Arruda dos Vinhos foi o concelho que mais cresceu em termos relativos e Gavião o que perdeu percentualmente mais população
  • A taxa de mortalidade infantil mantém trajetória descendente, com 2.8 óbitos de crianças de menos de um ano por 1000 nascimentos ocorridos em 2014
  • O número de médicos por mil habitantes continua a subir, para 4.7 em 2015
  • Em 41% dos municípios não há salas para espetáculos ao vivo. O concelho de Lisboa concentra um quarto da oferta e 60% das receitas
  • O número de empresas (incluindo empresários em nome individual) atinge 1 127 317 em 2014, mais 2.7% do que no ano anterior; 3 em cada 4 empresas está no sector terciário e têm em média um volume de negócios de 286 mil euros
  • Estas empresas têm ao serviço 3 445 226 pessoas, mais 2.1% do que em 2013; 2 em cada 3 trabalham em empresas do sector terciário
  • Nos Centros de Emprego, existiam em 2015 um total de 521 611 desempregados inscritos, menos 7.6% do que o ano anterior; Em Figueira de Castelo Rodrigo este decréscimo foi maior em termos relativos, ao contrário de Vila de Rei, onde o número de desempregados aumentou mais em termos percentuais.

O Rating concelhio é um novo indicador criado pela Marktest para cada um dos 308 concelhos do país. Este rating tem 3 componentes, criadas a partir de 37 indicadores:

Dinamismo demográfico: 8 indicadores
Dinamismo económico: 16 indicadores
Qualidade de vida: 13 indicadores

Cada indicador foi classificado com uma notação de 1 a 20 tendo em conta a posição do concelho no conjunto dos 308 concelhos do país. Cada componente (demográfica, económica, qualidade de vida) tem uma notação média correspondente à média aritmética dos indicadores que a constituem. O rating concelhio (total) resulta igualmente da média aritmética das suas 3 componentes.

Consulte aqui mais informação sobre estes ratings e a aplicação Municípios Online ou contacte-nos para mais informações.

Arquivo de notícias

Em Agenda

21 novembro 2017
European Big Data Value - Comissão Europeia 
Versailles, França, 21 a 23 de novembro de 2017
23 novembro 2017
Methodology in Context 2017 - MRS-The Market Research Society 
É o terceiro ano desta conferência, organizada pela MRS em parceria com a Research Live.
Londres, Inglaterra, 23 de novembro de 2017 ,

mais acontecimentos em Agenda