Médicos são profissionais mais valorizados

A profissão de médico é a que os portugueses mais valorizam, de acordo com uma sondagem realizada pelo Fonebus da Marktest.

Grupo Marktest,  25 outubro 2016

Para 26.0% dos inquiridos na sondagem da Marktest, a profissão de médico é a mais valorizada. A uma distância muito grande surge a de professor em segundo lugar, referida por 6.7% dos inquiridos.

A ocupação de agricultor é referida em terceiro lugar, por 3.4% dos entrevistados. Polícia surge em quarto lugar, com 3.1% das referências e a ocupação de bombeiro é a quinta mais citada, por 3.0% dos entrevistados.

Numa análise por targets, verificam-se algumas diferenças. A profissão de médico como a mais valorizada é unânime em todos os targets, tendo obtido respostas mais enfáticas junto dos residentes na Grande Lisboa (37.1%) e dos indivíduos dos 25 aos 34 anos (32.6%).

A segunda profissão mais valorizada é também largamente consensual, tendo sido mais valorizada do que na média por mulheres (7.8%), inquiridos com idades compreendidas entre os 55 e os 64 anos (10.8%), residentes no Interior Norte (9.5%) e classe média alta (17.8%). A exceção vai para os jovens dos 18 aos 24 anos, que colocam na 2ª posição a profissão de engenheiro (6.4% de referências), assim como os indivíduos dos 25 aos 34 anos, para quem a ocupação de polícia é a segunda mais valorizada (por 7.8%).

Relativamente a idêntica sondagem realizada em 2004, vemos que as três primeiras posições se mantêm inalteradas, mas depois dessa posição encontramos diferenças, com a saída em 2016 de profissões como Advogado/Juiz, Doméstica, Motorista, Pedreiro, Bombeiro, Mecânico, Informático, Político e Engenheiro e a entrada de profissões como Polícia, Auxiliar de saúde/ação social, Empregada doméstica e Operário.

Esta sondagem foi realizada no Fonebus da Marktest, entre os dias 19 e 22 de Julho de 2016, com a seguinte Ficha Técnica. Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Em Agenda

MRS Customer Summit 2017
(Local a confirmar), 2 de novembro de 2017,
Global Qualitative
Porto, 5 a 7 de novembro de 2017,

mais acontecimentos em Agenda