Aumenta número de portugueses que dizem poupar

Os dados do estudo Basef Banca da Marktest mostram que tem aumentado o número dos portugueses que referem destinar uma parte dos seus rendimentos à poupança.

Grupo Marktest,  2 novembro 2016

O dia 31 de Outubro assinalou o Dia Mundial da Poupança, motivo para uma análise sobre como se comportam os portugueses relativamente à poupança.

Os dados da vaga de Junho de 2016 do Basef Banca da Marktest contabilizam 2 830 mil indivíduos que afirmaram não ter destinado nenhum montante dos seus rendimentos à poupança no último ano. Este valor corresponde a 38.3% do total de residentes no Continente com 15 e mais anos e possuidores de conta bancária.

Pelo contrário, os que afirmam destinar alguma percentagem dos seus rendimentos à poupança perfazem 2 475 milhares, ou 33.6% do total de bancarizados. Há ainda 28.2% que não sabe ou não responde a esta questão.

Uma análise evolutiva com base nos indivíduos que dizem destinar alguma percentagem do seu rendimento à poupança, mostra que o número de aforradores aumentou desde 2013, depois de dois anos em que desceu sucessivamente. O valor agora alcançado é o segundo mais elevado da série em análise.

Entre os mais "poupados" contam-se os homens, os jovens entre os 25 e os 34 anos (muito provavelmente com vista à aquisição de primeira habitação), os residentes na região da Grande Lisboa e os pertencentes à classe social alta e média alta (52.3%).

Esta análise foi realizada com base nos resultados do estudo Basef Banca da Marktest, um estudo regular da Marktest, lançado em 1989 e que tem por objectivo apoiar o marketing dos Bancos, fornecendo informação sobre os comportamentos, atitudes e opiniões dos consumidores efectivos e potenciais dos serviços financeiros destinados aos particulares. Estuda o universo constituído pelos indivíduos com idade igual ou superior a 15 anos, residentes em Portugal Continental. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Do mesmo tema: Comportamento face aos Bancos

O Grupo Marktest autoriza a reprodução desta notícia nos meios de comunicação social desde que indicada a fonte: Grupo Marktest e outras fontes por ele citadas

Notícias recentes

Notícias da mesma semana

Antigas

Era notícia há um ano
Era notícia há dois anos
Era notícia há três anos

Arquivo

27 julho 2017

Em Agenda

Net Futures 2017
Null
Bruxelas, Bélgica, 28 de junho a 29 de agosto de 2017,
Festival of Marketing
Null
Londres, Inglaterra, 4 e 5 de outubro de 2017,

mais acontecimentos em Agenda