Aumenta número de portugueses que dizem poupar

Os dados do estudo Basef Banca da Marktest mostram que tem aumentado o número dos portugueses que referem destinar uma parte dos seus rendimentos à poupança.

Grupo Marktest,  2 novembro 2016

O dia 31 de Outubro assinalou o Dia Mundial da Poupança, motivo para uma análise sobre como se comportam os portugueses relativamente à poupança.

Os dados da vaga de Junho de 2016 do Basef Banca da Marktest contabilizam 2 830 mil indivíduos que afirmaram não ter destinado nenhum montante dos seus rendimentos à poupança no último ano. Este valor corresponde a 38.3% do total de residentes no Continente com 15 e mais anos e possuidores de conta bancária.

Pelo contrário, os que afirmam destinar alguma percentagem dos seus rendimentos à poupança perfazem 2 475 milhares, ou 33.6% do total de bancarizados. Há ainda 28.2% que não sabe ou não responde a esta questão.

Uma análise evolutiva com base nos indivíduos que dizem destinar alguma percentagem do seu rendimento à poupança, mostra que o número de aforradores aumentou desde 2013, depois de dois anos em que desceu sucessivamente. O valor agora alcançado é o segundo mais elevado da série em análise.

Entre os mais "poupados" contam-se os homens, os jovens entre os 25 e os 34 anos (muito provavelmente com vista à aquisição de primeira habitação), os residentes na região da Grande Lisboa e os pertencentes à classe social alta e média alta (52.3%).

Esta análise foi realizada com base nos resultados do estudo Basef Banca da Marktest, um estudo regular da Marktest, lançado em 1989 e que tem por objectivo apoiar o marketing dos Bancos, fornecendo informação sobre os comportamentos, atitudes e opiniões dos consumidores efectivos e potenciais dos serviços financeiros destinados aos particulares. Estuda o universo constituído pelos indivíduos com idade igual ou superior a 15 anos, residentes em Portugal Continental. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda

21 novembro 2017
European Big Data Value - Comissão Europeia 
Versailles, França, 21 a 23 de novembro de 2017
23 novembro 2017
Methodology in Context 2017 - MRS-The Market Research Society 
É o terceiro ano desta conferência, organizada pela MRS em parceria com a Research Live.
Londres, Inglaterra, 23 de novembro de 2017 ,

mais acontecimentos em Agenda