Presidência Trump: portugueses antecipam impacto negativo para Europa

Em sondagem realizada pelo Fonebus da Marktest, os portugueses antecipam um impacto negativo para a Europa da Presidência de Donald Trump.

Grupo Marktest,  29 novembro 2016

"Recentemente, os cidadãos dos Estados Unidos da América elegeram Donald Trump para futuro Presidente. Em sua opinião, a Presidência de Donald Trump terá, para a Europa, um impacto …". Esta foi a questão que a Marktest colocou aos residentes no Continente com 18 e mais anos.

E a resposta foi clara: a maioria (56.8%) antecipa um impacto negativo ou muito negativo, 16% entende que o impacto será nulo e 22% diz não saber ou não responde à questão. Apenas 5% acha que o impacto da presidência Trump poderá ser positivo ou muito positivo para a Europa. Entre os mais pessimistas estão sobretudo as mulheres, os indivíduos mais jovens e os das classes sociais mais elevadas.

Mais otimismo é revelado quando se coloca a questão "E, para o caso concreto de Portugal, acha que esse impacto será …", embora também as respostas mais frequentes sejam as de que esse impacto será negativo ou muito negativo (39%). Um terço dos inquiridos entende que o impacto para Portugal da presidência de Trump não será nem positivo nem negativo e 23.5% não sabe ou não responde à questão. Apenas 4.3% acredita que esse impacto será positivo ou muito positivo.

Também nesta questão, entre os mais pessimistas estão sobretudo as mulheres, os indivíduos entre os 55 e os 64 anos e os das classes sociais mais elevadas.

Esta sondagem foi realizada no Fonebus da Marktest, entre os dias 16 e 21 de Novembro de 2016, com a seguinte Ficha Técnica. Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Do mesmo tema: Estudos de Opinião

O Grupo Marktest autoriza a reprodução desta notícia nos meios de comunicação social desde que indicada a fonte: Grupo Marktest e outras fontes por ele citadas

Notícias recentes

Notícias da mesma semana

Antigas

Era notícia há um ano
Era notícia há dois anos
Era notícia há três anos

Arquivo

24 julho 2017

Em Agenda

The Best of Impact 2017
Null
Londres, Inglaterra, 7 de setembro de 2017,
Global Qualitative
Porto, 5 a 7 de novembro de 2017,

mais acontecimentos em Agenda