Notícias semanais em destaque nas TVs

A morte de Mário Soares foi o tema em destaque na semana informativa de 2 a 8 de Janeiro, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest,  10 janeiro 2017

O falecimento de Mário Soares foi o destaque noticioso da última semana. No dia 7 de Janeiro de 2017 faleceu aos 92 anos aquele que é considerado o pai da democracia portuguesa. O Governo português decretou três dias de luto nacional, sendo que o funeral do Ex-Presidente da República, Ex-Primeiro Ministro e Fundador do PS se vai realizar com honras de estado. O serviço Telenews registou um total de 177 notícias e quase 10 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 4 horas de emissão e 63 notícias emitidas.

Outro dos assuntos em foco na última semana foi a banca portuguesa. A liderança da CGD e o processo de venda do Novo Banco estiveram em foco. António Domingues abandonou a liderança da CGD que, em processo de aumento de capital, aguarda a entrada em funções de Paulo Macedo como novo Presidente do Conselho de Administração. O Banco de Portugal recomendou o fundo americano Lone Star como favorito à compra do Novo Banco. No entanto, o Governo, por intermédio do ministro das Finanças, Mário Centeno, manifestou a intenção de manter em aberto as negociações com outros interessados e inclusive de considerar a opção de nacionalizar o banco. O serviço Telenews assinalou um total de 113 notícias e 3 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela SIC com mais de uma hora de emissão e 43 notícias emitidas.

O futebol português foi outro dos destaques na última semana. Jogou-se nova jornada da Taça da Liga ou Taça CTT com FC Porto e Sporting a serem eliminados da Final Four da competição que decorrerá no Estádio do Algarve. Na sequência desta eliminação, a contestação à arbitragem subiu de tom levando à necessidade de proteção policial a vários árbitros. Na Liga NOS, o Benfica aumentou para seis pontos a vantagem sobre o FC Porto após vitória em Guimarães, e empate do FC Porto em Paços Ferreira. O serviço Telenews identificou um total de 191 notícias e 4 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 1 hora e meia de emissão e 69 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, as notícias acerca do falecimento do Ex-Presidente da República Mário Soares foram o principal destaque. O tema representou 21% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Cobertura Noticiosa

Do mesmo tema: Cobertura Noticiosa

O Grupo Marktest autoriza a reprodução desta notícia nos meios de comunicação social desde que indicada a fonte: Grupo Marktest e outras fontes por ele citadas

Notícias recentes

Notícias da mesma semana

Antigas

Era notícia há um ano
Era notícia há dois anos
Era notícia há três anos

Arquivo

Em Agenda

Client Forum in 2017
Amesterdão, Holanda, 9 de junho de 2017,
Congresso ESOMAR
Null
Amesterdão, Holanda, 10 a 13 de setembro de 2017,

mais acontecimentos em Agenda