Notícias semanais em destaque nas TVs

As notícias relacionadas relativas ao Caso CGD / Centeno foram o principal destaque na semana informativa de 13 a 19 de Fevereiro, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest,  21 fevereiro 2017

O denominado Caso CGD / Centeno foi o tema com maior destaque na última semana. A troca de mensagens entre o Ministro das Finanças Mário Centeno e o anterior líder da CGD António Domingues esteve na origem da polémica. Os alegados compromissos que terá assumido e as declarações que prestou na Comissão Parlamentar de Inquérito à CGD são o foco de um conflito que não parece terminar. O serviço Telenews registou um total de 123 notícias e mais de 4 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da SIC com quase 2 horas de emissão e 48 notícias emitidas.

Outra das notícias em destaque na última semana foi o incêndio numa fábrica de adubos em Setúbal. O incêndio que atingiu os armazéns de enxofre nas instalações da SAPEC na Mitrena em Setúbal criou algum alarme devido à nuvem de dióxido de enxofre que se libertou, levando as autoridades a fechar escolas e recomendar precaução às populações. O serviço Telenews registou um total de 53 notícias e quase 2 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela TVI com 1 hora de emissão e 20 notícias emitidas.

O Futebol Português e a Liga NOS estiveram novamente em destaque na última semana. Jogou-se a 22ª jornada da Liga, com o Benfica a ter deslocação difícil a Braga onde venceu pela margem mínima. O FC Porto e o Sporting venceram igualmente os respetivos encontros mantendo as posições na classificação. Durante a semana o Benfica venceu o Borussia Dortmund em encontro dos Oitavos-de-final da Liga dos Campeões, seguindo assim para a segunda mão na Alemanha em vantagem na eliminatória. O serviço Telenews registou um total de 181 notícias e 5 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da SIC com 2 horas de emissão e 63 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, as notícias relativas ao Caso CGD / Centeno foram o principal destaque. O tema representou 36% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Em Agenda

Global Qualitative
Porto, 5 a 7 de novembro de 2017,
Methodology in Context 2017
É o terceiro ano desta conferência, organizada pela MRS em parceria com a Research Live.
Londres, Inglaterra, 23 de novembro de 2017,

mais acontecimentos em Agenda