Apenas em 5 concelhos as mulheres ganham em média mais do que os homens

Ourique, Mértola, Castanheira de Pêra, Nordeste e Lajes do Pico são os únicos concelhos do país onde, em média, as mulheres ganham mais do que os homens.

Grupo Marktest,  7 março 2017

Segundo os dados do INE, acessíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Online, na generalidade dos concelhos do país os homens (trabalhadores por conta de outrem) ganham, em média, mais do que as mulheres. Mas há cinco exceções: Ourique, Mértola, Castanheira de Pêra, Nordeste e Lajes do Pico. Aqui, embora por uma pequena diferença, são as mulheres a registar um ganho médio mensal mais elevado. Em Ourique as mulheres ganham em média mais 10 euros do que os homens e em Lajes do Pico ganham mais 26 euros.

Pelo contrário, em Alcochete a diferença entre o ganho dos homens supera os mil euros face ao ganho das mulheres. Entre os trabalhadores por conta de outrem neste concelho, eles ganham em média 2073 euros mensais e elas 906 euros. Este concelho é aliás o segundo onde os homens mais ganham, em média.

Vila do Porto, Sines, Castro Verde e Vila Velha de Ródão são os outros concelhos onde a disparidade salarial entre homens e mulheres é maior (entre 928 e 615 euros).

Os dados mostram ainda que Oeiras é o concelho onde as mulheres mais ganham, uma média de 1405 euros mensais, à frente de Lisboa (1373 euros) e Sines (1189 euros). Em contrapartida, em Celorico da Beira, Lousada e Gavião as mulheres têm o menor ganho médio mensal, não superando os 640 euros.

O gráfico seguinte mostra o posicionamento dos concelhos do Continente face a 3 variáveis: a disparidade salarial por género (diferença entre o ganho médio dos homens e das mulheres), no eixo horizontal, o índice de poder de compra (eixo vertical) e a população residente (dimensão dos círculos). As cores dos círculos representam as regiões Marktest a que pertencem os concelhos. Clicando na legenda podem retirar-se ou adicionar-se regiões e passando o mouse pelos círculos pode ler-se o nome do concelho e os respetivos valores.

Os dados desta análise são publicados pelo INE e relativos ao ano 2013, estando disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Online.

Consulte aqui mais informação sobre esta aplicação ou contacte-nos para mais informações.

Estudos sobre os Concelhos/Regiões

Do mesmo tema: Estudos sobre os Concelhos/Regiões

O Grupo Marktest autoriza a reprodução desta notícia nos meios de comunicação social desde que indicada a fonte: Grupo Marktest e outras fontes por ele citadas

Notícias recentes

Notícias da mesma semana

Antigas

Era notícia há um ano
Era notícia há dois anos
Era notícia há três anos

Arquivo

Em Agenda

Asia Pacific 2017
Null
Xangai, China, 17 a 19 de maio de 2017,
MRS Media Research Summit
Null
Null, 15 de junho de 2017,

mais acontecimentos em Agenda