Um panorama dos meios e da publicidade em Portugal

O Anuário de Media e Publicidade 2016 permite traçar o mais completo panorama dos meios e da publicidade em Portugal. Confira alguns números.

Grupo Marktest,  7 março 2017

O Anuário de Media e Publicidade, que o Grupo Marktest acaba de lançar, é um documento único para conhecer os indicadores mais relevantes sobre investimentos publicitários (na televisão, rádio, imprensa, outdoor, internet e cinema) e audiência de meios (televisão, rádio, imprensa e internet).

Com base nos dados agora disponíveis relativos a 2016, vemos que, relativamente ao investimento publicitário, a televisão mantém-se como o meio privilegiado pelos anunciantes, recolhendo 76% dos montantes a preços de tabela.

No conjunto dos canais analisados pela MediaMonitor, os canais de pay Tv representam 15% deste valor a preços de tabela, mas 58% da duração publicitária e 62% das inserções exibidas ao longo do ano 2016.

Globalmente, as empresas do sector do comércio foram as que mais apostaram em publicidade above the line, tendo sido responsáveis por 12% do investimento anual a preços de tabela. Um terço dos montantes globais corresponde ao investido por empresas de três sectores: comércio, indústria da alimentação e indústria farmacêutica.

A Unilever foi o maior anunciante no ano transato, com um share of voice de 4%, tendo a marca Continente sido a que mais apostou nesta comunicação, com 2% dos montantes globais.

Nas agências, a Havas foi responsável por 8% do total do investimento, enquanto a MEC respondeu, entre as agências de meios, por 10% dos valores globais.

Estes são apenas alguns dos insights disponíveis nesta nossa publicação, que pode ser adquirida diretamente na nossa loja online.

Veja ainda aqui um documento de apresentação deste Anuário, bem como a listagem completa de informação disponível no relatório.

A subscrição da edição deste ano permite o acesso grátis à aplicação web 10 Anos de Audiências. Pergunte-nos como.

Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Investimentos Publicitários

Do mesmo tema: Investimentos Publicitários

O Grupo Marktest autoriza a reprodução desta notícia nos meios de comunicação social desde que indicada a fonte: Grupo Marktest e outras fontes por ele citadas

Notícias recentes

Notícias da mesma semana

Antigas

Era notícia há um ano
Era notícia há dois anos
Era notícia há três anos

Arquivo

Em Agenda

Transformation 2017
Conferência anual da American Association of Advertinsing Agencies
Los Angeles, EUA, 2 a 5 de abril de 2017,
Client Forum in 2017
Amesterdão, Holanda, 9 de junho de 2017,

mais acontecimentos em Agenda