Notícias semanais em destaque nas TVs

O sector financeiro nacional foi o principal destaque na semana informativa de 27 de Fevereiro a 5 de Março, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest,  7 março 2017

O destaque noticioso da última semana foi para o sector financeiro português. Várias polémicas pautaram a semana, nomeadamente o recente "Caso Offshores", em que o Estado não detetou avultadas transferências para Offshores ocorridas durante o mandato do anterior Governo, assim como o "Caso BES/GES", que teve desenvolvimentos relativamente à atuação do Banco de Portugal. A somar a estes casos, várias notícias abordaram igualmente as sucessivas comissões de inquérito parlamentar à CGD e a possível privatização do Novo Banco. O serviço Telenews registou um total de 134 notícias e quase 7 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da SIC com mais de 3 horas e meia de emissão e 58 notícias emitidas.

Outro dos temas da última semana foram as festas de carnaval por todo o país. De norte a sul do Continente e nas ilhas, o dia de Carnaval foi marcado pelos desfiles alegóricos e pelos corsos. Apesar da ameaça da chuva, milhares de pessoas saíram à rua para festejar. Mealhada, Ovar, Estarreja, Ponta Delgada e Loulé foram algumas das cidades em festa. O serviço Telenews assinalou um total de 103 notícias e mais de 3 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela SIC com 1 hora de emissão e 42 notícias emitidas.

No futebol português, as eleições no Sporting e a Liga NOS foram os principais destaques. O atual presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, obteve novo mandato de quatro anos à frente do clube leonino nas eleições do último fim-de-semana. Na liga NOS, Benfica e Porto venceram e mantêm a liderança destacada da classificação. O Sporting, atual terceiro classificado, empatou com o Guimarães mas mantém vantagem confortável sobre o quarto classificado, o Sporting de Braga. O serviço Telenews identificou um total de 199 notícias e mais de 5 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 2 horas de emissão e 72 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, as notícias relativas ao "Caso Offshores" foram o principal destaque. O tema representou 19% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Em Agenda

Research & Results 2017
Null
Munique, Alemanha, 25 e 26 de outubro de 2017,
Ad:tech China
Null
Xangai, China, 26 e 27 de outubro de 2017,

mais acontecimentos em Agenda