Notícias semanais em destaque nas TVs

O sector financeiro nacional foi o principal destaque na semana informativa de 27 de Fevereiro a 5 de Março, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest,  7 março 2017

O destaque noticioso da última semana foi para o sector financeiro português. Várias polémicas pautaram a semana, nomeadamente o recente "Caso Offshores", em que o Estado não detetou avultadas transferências para Offshores ocorridas durante o mandato do anterior Governo, assim como o "Caso BES/GES", que teve desenvolvimentos relativamente à atuação do Banco de Portugal. A somar a estes casos, várias notícias abordaram igualmente as sucessivas comissões de inquérito parlamentar à CGD e a possível privatização do Novo Banco. O serviço Telenews registou um total de 134 notícias e quase 7 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da SIC com mais de 3 horas e meia de emissão e 58 notícias emitidas.

Outro dos temas da última semana foram as festas de carnaval por todo o país. De norte a sul do Continente e nas ilhas, o dia de Carnaval foi marcado pelos desfiles alegóricos e pelos corsos. Apesar da ameaça da chuva, milhares de pessoas saíram à rua para festejar. Mealhada, Ovar, Estarreja, Ponta Delgada e Loulé foram algumas das cidades em festa. O serviço Telenews assinalou um total de 103 notícias e mais de 3 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela SIC com 1 hora de emissão e 42 notícias emitidas.

No futebol português, as eleições no Sporting e a Liga NOS foram os principais destaques. O atual presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, obteve novo mandato de quatro anos à frente do clube leonino nas eleições do último fim-de-semana. Na liga NOS, Benfica e Porto venceram e mantêm a liderança destacada da classificação. O Sporting, atual terceiro classificado, empatou com o Guimarães mas mantém vantagem confortável sobre o quarto classificado, o Sporting de Braga. O serviço Telenews identificou um total de 199 notícias e mais de 5 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 2 horas de emissão e 72 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, as notícias relativas ao "Caso Offshores" foram o principal destaque. O tema representou 19% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Cobertura Noticiosa

Do mesmo tema: Cobertura Noticiosa

O Grupo Marktest autoriza a reprodução desta notícia nos meios de comunicação social desde que indicada a fonte: Grupo Marktest e outras fontes por ele citadas

Notícias recentes

Notícias da mesma semana

Antigas

Era notícia há um ano
Era notícia há dois anos
Era notícia há três anos

Arquivo

28 março 2017