Notícias semanais em destaque nas TVs

Casos de justiça nacional foram o destaque na semana informativa de 6 a 12 de Março, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest,  14 março 2017

O destaque noticioso da última semana foi para a Justiça Portuguesa, e em particular para os processos associados com a queda do Grupo BES/GES e a operação Marquês. A chamada do Ex-Primeiro Ministro José Sócrates a depor e a vontade do Governador do Banco de Portugal em esclarecer no parlamento o seu papel no Caso BES foram alguns dos assuntos. O serviço Telenews registou um total de 74 notícias e quase 3 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da RTP1 com mais de 1 hora de emissão e 24 notícias emitidas.

Outro dos destaques da última semana foram os vários casos de polícia que alimentaram as manchetes. O destaque foi o caso da jovem de Ponte de Lima, que foi encontrada em Ílhavo após uma semana desaparecida. A menina terá sido aliciada através das redes sociais. Outro dos casos foi o desaparecimento de um casal de Leiria que foi encontrado após vários dias. A violência familiar estará na origem do desaparecimento. O serviço Telenews assinalou um total de 58 notícias e 2 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela SIC com 1 hora de emissão e 26 notícias emitidas.

No futebol português, o destaque foi a derrota do Benfica na Alemanha frente ao Dortmund. Esta derrota significou o final da carreira da equipa portuguesa na Liga dos Campeões. Na liga NOS, o FC Porto e o Sporting venceram respetivamente o Arouca e o Tondela. O Benfica encerrará a 25ª jornada da Liga frente ao Belenenses. O serviço Telenews identificou um total de 143 notícias e 3 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da TVI com mais de 1 hora de emissão e 55 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, as notícias relativas à "Operação Marquês" foram o principal destaque. O tema representou 14% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Em Agenda

Research & Results 2017
Null
Munique, Alemanha, 25 e 26 de outubro de 2017,
Global Qualitative
Porto, 5 a 7 de novembro de 2017,

mais acontecimentos em Agenda