Exame junta-se a Marktest no estudo de reputação

EXAME e Marktest estabelecem parceria na sétima edição do estudo MRI-Marktest Reputation Index.

Grupo Marktest,  14 março 2017

A revista EXAME, publicação económica líder em Portugal, será parceira da Marktest na realização do estudo anual Marktest Reputation Index (MRI). O MRI é um estudo de referência em Portugal sobre a reputação das marcas, funcionando como uma ferramenta de benchmark, e tem como objetivo posicionar as marcas num ranking de reputação, permitindo assim a comparação e posicionamento da marca face às suas concorrentes, bem como estabelecer um ranking de reputação por setor de atividade. Esta é a sétima edição do estudo, a primeira com a revista EXAME.

Esta parceria eleva a importância de se analisar a Reputação das Marcas, um dos seus maiores ativos, senão o maior, com a associação de duas marcas referência nos seus setores de atividade e rigorosas na análise e publicação de informação essencial para o mercado.

Serão analisados, nas diferentes categorias de produto, atributos como admiração, recomendação, imagem, satisfação, confiança, WOM (word of mouth), familiaridade, que permitem às marcas uma visão pormenorizada da sua imagem junto dos consumidores e no setor analisado. A análise NPS - Net Promoter Score, que tem como intuito aferir a percentagem de promotores da marca, estará também incluída.

O objetivo de recorrer a este modelo NPS, é o de identificar a quantidade de promotores da marca e possibilitar às Marcas definir estrategicamente o que é necessário colocar em prática para aumentar a percentagem destes e diminuir a dos seus detratores. Com o aumento do acesso a redes sociais por parte dos consumidores, a questão dos Detratores versus Promotores ganha ainda mais relevância dado o aumento de exposição das Marcas nesses suportes.

Sendo a Reputação um ativo intangível, quando avaliada em conjunto com outros indicadores como a Satisfação e a Recomendação, traduz-se claramente num feedback importante à marca, que tratará de o potenciar na definição das melhores estratégias para alcançar os seus objetivos.

Em Agenda

Global Qualitative
Porto, 5 a 7 de novembro de 2017,
Le Salon du Marketing Point De Vente
Null
Paris, França, 27 a 29 de março de 2018,

mais acontecimentos em Agenda