Notícias semanais em destaque nas TVs

A criminalidade em Portugal foi o principal destaque na semana informativa de 20 a 26 de Março, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest,  28 março 2017

Os vários homicídios registados em Portugal nas últimas semanas foram o principal destaque noticioso do período. A discoteca Luanda, a localidade de S. Veríssimo em Barcelos e Esmoriz foram palco de crimes graves cujos suspeitos estão detidos preventivamente. O serviço Telenews registou um total de 69 notícias e 3 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da TVI com mais de 1 hora de emissão e 26 notícias emitidas.

O principal tema internacional da última semana foi o terrorismo na Europa. Um ataque na ponte de Westminster em Londres provocou 5 mortos e dezenas de feridos de várias nacionalidades. Na mesma semana, já se tinham registado tentativas de ataques em França e na Bélgica, provando que a Europa Ocidental continua na mira dos apoiantes do autodenominado "Estado Islâmico". O serviço Telenews contou um total de 145 notícias e 5 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela TVI com 2 horas de emissão e 53 notícias emitidas.

No Futebol Português, o destaque foi para a prestação das várias seleções nacionais que estiveram em atividade ao longo da semana. A Seleção Nacional A venceu a Hungria em jogo de qualificação para o Mundial 2018. Portugal ocupa a 2ª posição no Grupo B, atrás da Suíça. A FPF entregou ainda os Prémios Quinas de Ouro que distinguiram os melhores de 2016 nas várias seleções portuguesas, com Cristiano Ronaldo e Fernando Santos a receberem respetivamente os prémios de Jogador do Ano e Treinador do Ano. A seleção portuguesa prepara jornada dupla com jogos com a Hungria, de qualificação para o Mundial 2018, e um particular de preparação com a Suécia. O serviço Telenews assinalou um total de 146 notícias e 3 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da TVI com mais de 1 hora de emissão e 53 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, as notícias relativas aos homicídios em Barcelos foram o principal destaque. O tema representou 21% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Do mesmo tema: Cobertura Noticiosa

O Grupo Marktest autoriza a reprodução desta notícia nos meios de comunicação social desde que indicada a fonte: Grupo Marktest e outras fontes por ele citadas

Notícias recentes

Notícias da mesma semana

Antigas

Era notícia há um ano
Era notícia há dois anos
Era notícia há três anos

Arquivo

18 agosto 2017

Em Agenda

Congresso ESOMAR
Null
Amesterdão, Holanda, 10 a 13 de setembro de 2017,
Financial Services Research 2017
Null
Londres, Inglaterra, 16 de novembro de 2017,

mais acontecimentos em Agenda