Notícias semanais em destaque nas TVs

A criminalidade em Portugal foi o principal destaque na semana informativa de 20 a 26 de Março, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest,  28 março 2017

Os vários homicídios registados em Portugal nas últimas semanas foram o principal destaque noticioso do período. A discoteca Luanda, a localidade de S. Veríssimo em Barcelos e Esmoriz foram palco de crimes graves cujos suspeitos estão detidos preventivamente. O serviço Telenews registou um total de 69 notícias e 3 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da TVI com mais de 1 hora de emissão e 26 notícias emitidas.

O principal tema internacional da última semana foi o terrorismo na Europa. Um ataque na ponte de Westminster em Londres provocou 5 mortos e dezenas de feridos de várias nacionalidades. Na mesma semana, já se tinham registado tentativas de ataques em França e na Bélgica, provando que a Europa Ocidental continua na mira dos apoiantes do autodenominado "Estado Islâmico". O serviço Telenews contou um total de 145 notícias e 5 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela TVI com 2 horas de emissão e 53 notícias emitidas.

No Futebol Português, o destaque foi para a prestação das várias seleções nacionais que estiveram em atividade ao longo da semana. A Seleção Nacional A venceu a Hungria em jogo de qualificação para o Mundial 2018. Portugal ocupa a 2ª posição no Grupo B, atrás da Suíça. A FPF entregou ainda os Prémios Quinas de Ouro que distinguiram os melhores de 2016 nas várias seleções portuguesas, com Cristiano Ronaldo e Fernando Santos a receberem respetivamente os prémios de Jogador do Ano e Treinador do Ano. A seleção portuguesa prepara jornada dupla com jogos com a Hungria, de qualificação para o Mundial 2018, e um particular de preparação com a Suécia. O serviço Telenews assinalou um total de 146 notícias e 3 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da TVI com mais de 1 hora de emissão e 53 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, as notícias relativas aos homicídios em Barcelos foram o principal destaque. O tema representou 21% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Em Agenda

Ciclo de Conferências José Rousseau
Espaço destinado ao debate e networking acerca do retalho e grande distribuição. O principal orador é o professor de marketing José Rosseau.
Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, 31 de outubro de 2017,
Web Summit
Esta é a maior conferência de empreendedorismo, tecnologia e inovação da Europa e decorre em Portugal pelo segundo ano consecutivo.
Meo Arena, Lisboa, 6 a 9 de novembro de 2017, Null

mais acontecimentos em Agenda