Notícias semanais em destaque nas TVs

A explosão em Fábrica Pirotécnica em Lamego foi o principal destaque na semana informativa de 3 a 9 de Abril, segundo os dados da MediaMonitor.

Grupo Marktest,  11 abril 2017

O tema com maior destaque na última semana foi a explosão que se registou numa fábrica pirotécnica localizada na localidade de Avões, em Lamego. A violência da explosão terá vitimado seis pessoas, equipas da PJ e do Instituto de Medicina Legal procuram identificar outras duas pessoas desaparecidas. Trata-se de uma empresa familiar, sendo que seis das vítimas pertenciam a mesma família. Nos últimos 12 anos registaram-se dezanove mortes em acidentes relacionados com a atividade pirotécnica em Portugal. O serviço Telenews registou um total de 78 notícias e quase 4 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da TVI com quase 1 hora e meia de emissão e 27 notícias emitidas.

O tema do terrorismo internacional esteve em foco durante a última semana. Em São Petersburgo, na Rússia, a explosão de uma bomba no metro da cidade provocou 14 mortos e dezenas de feridos. Na Suécia, em Estocolmo, um homem conduziu um camião contra transeuntes numa rua pedonal no centro da cidade. Quatro mortos e quinze feridos foram o saldo de mais um ataque terrorista. No Egito o Estado Islâmico reivindicou dois atentados bombistas contra Igrejas Cristãs Coptas, ataques estes responsáveis por dezenas de vítimas. O serviço Telenews registou um total de 106 notícias e 3 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela SIC com mais de 1 hora de emissão e 38 notícias emitidas.

No Futebol Português, após o rescaldo do dérbi Benfica x FC Porto e a polémica das agressões aos árbitros de futebol nas divisões inferiores, a Liga NOS foi o destaque. O Benfica e o FC Porto continuam separados por um ponto na liderança da classificação da Liga NOS, quando faltam seis jornadas para terminar a competição. Durante a última semana foram conhecidos os finalistas da Taça de Portugal a disputar no Estádio do Jamor. O Benfica e o Vitória SC, de Guimarães, eliminaram respetivamente o Estoril e o Chaves. A final a realizar a 28 de Maio, será a primeira final de uma prova de âmbito nacional, em todo o mundo, a ter recurso a vídeo-árbitro. O serviço Telenews registou um total de 190 notícias e 4 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da TVI com quase 2 horas de emissão e 67 notícias emitidas.

Notícias de abertura

Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, as notícias relativas à explosão numa fábrica pirotécnica em Lamego foram o principal destaque. O tema representou 29% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.


Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Do mesmo tema: Cobertura Noticiosa

O Grupo Marktest autoriza a reprodução desta notícia nos meios de comunicação social desde que indicada a fonte: Grupo Marktest e outras fontes por ele citadas

Notícias recentes

Notícias da mesma semana

Antigas

Era notícia há um ano
Era notícia há dois anos
Era notícia há três anos

Arquivo

18 agosto 2017