Markdata em Reunião Internacional

Realizou-se entre 10 e 12 de Abril a XI Reunião Internacional da Markdata que contou com participantes de várias nacionalidades.

MediaMonitor,  18 abril 2017

Foi em Sesimbra, nos dias 10, 11 e 12 de Abril que a Markdata, empresa do grupo Marktest, recebeu colaboradores e clientes de várias nacionalidades, com o objetivo de mostrar os mais recentes desenvolvimentos e melhorias dos produtos desta empresa de software.

José Manuel Oliveira, CEO do grupo Marktest, deu as boas vindas aos participantes, seguindo-se uma retrospetiva dos meetings anteriores e a introdução do primeiro tema: "YUMI - Your Unique Media Intelligence".

Um dos desafios que se coloca às empresas é a utilização eficaz da informação produzida, particularmente a obtenção de dados desagregados de qualidade. A YUMI (expressão com origem japonesa "YU"=abundância e "MI"=Beleza), apresenta-se, segundo Luís Alferes, da Markdata, como uma plataforma capaz de dar resposta a researchers (que fazem um uso mais expressivo de dados analíticos), bem como a managers (que pretendem trabalhar dados de modo rápido e eficaz).

A YUMI permite uma variedade de outputs, conjugando gráficos, tabelas e vídeos e integrando diferentes análises num único dashboard.

É ainda importante salientar que os dados trabalhados anteriormente na plataforma MMW (Markdata Media Workstation) poderão facilmente ser convertidos para a YUMI, sem qualquer perda de informação.

Nathalie Costa, da Mediamonitor realizou uma "live demo" mostrando essa facilidade de migração de dados da MMW para a YUMI.

Luís Alferes, com Cristina Dias, da Mediamonitor, continuaram esta apresentação, comparando a utilização da MMW com a da YUMI. Cristina Dias apresentou análises que em ambiente MMW poderiam implicar até 2 horas de trabalho, sendo possível, com os mesmos dados, na YUMI, realizar esse mesmo trabalho em (poucos) minutos.

André Moreira, da Markdata, salientou a versatilidade da YUMI, mostrando a possibilidade de obter outputs desta plataforma em formato Powerpoint.

Já no período da tarde, após uma breve intervenção de Luís Queirós, Fundador da Marktest, Paulo Silva e Francisco Giménez, da Markdata, introduziram o tema YUMI Web.

A apresentação destacou a capacidade da YUMI Web em realizar análises mais complexas. Arménio Lopes (responsável pelo Polo Tecnológico da Markdata em Braga) apresentou o funcionamento da YUMI Web.

Nesta aplicação, o resultado final das análises é apresentado em dashboards, estando estes à disposição do utilizador, facilmente manipuláveis, consoante as análises que se pretende apresentar.

A YUMI Web dispõe de "widget templates" que o utilizador pode configurar, sendo depois possível exportar para pdf ou mesmo partilhar o resultado final do dashboard, por exemplo, no Facebook.

Arménio Lopes demonstrou ainda a facilidade de utilização da YUMI Web noutros dispositivos, nomeadamente tablets e smartphones

Jaime Hermida, da Marktest Espanha, e Cristina Dias, da Mediamonitor, abordaram nesta reunião internacional novas formas de integração quantitativa e qualitativa com o "iREPORTS".

Esta plataforma permite uma enorme variedade de análises, seja audiências de televisão ou outros meios, investimento publicitário… É, por exemplo, possível analisar a programação de diferentes canais de televisão, conjugando esta análise com o social engagement relativamente a um desses programas apresentado na grelha televisiva.

Já no dia 11 de Abril, o início dos trabalhos contou com a presença de Paulo Silva e Nelson Eloi (da Markdata) que apresentaram os projectos de "Data Fusion", usando diferentes tipos de dados multimídia, com a plataforma "Starfish".

Numa demonstração prática, observou-se a fusão entre dados de audiências de rádio, Tv, imprensa e TGI e, noutro exemplo, a fusão de dados de um painel de consumidores e de um painel de espetadores de Tv.

Nathalie Costa, utilizando a YUMI Web, realizou uma demonstração de "Mix Media Planning", baseada em dados de Tv, Rádio, Imprensa e TGI.

Os intervenientes da MediaLog, empresa do Grupo Marktest, Carina Dias e Rui Mendes, trouxeram para esta reunião o AdLog, o principal produto desta empresa, bem como o AdLog SaaS.

Este sistema permite a sincronização de todo o trabalho realizado em Planview. Já o AdLog SaaS apresenta o funcionamento na Cloud, sendo um sistema mais simples, económico e igualmente seguro. Contudo, comparativamente ao AdLog (Enterprise), permite menos customizações e apresenta menos features.

Esta apresentação foi finalizada com uma demonstração do AdLog SaaS.

De seguida, em "Digital Measurement System", Manuel Monteiro e Vítor Cabeça, da Marktest, apresentaram plataformas de análise de internet inovadoras, com novas ferramentas de auditoria e medição Site-Centric, com a integração com Ad Servers, permitindo a construção de mega-painéis baseados em Tags.

A intervenção seguinte ficou a cargo da Markdata, com Francisco Giménez e Vítor Moreira, que apresentaram o "MAFRAS" - Markdata Framework Running As a Service.

Para atingir um report final, o utilizador pode despender várias horas entre importação e a formatação de dados; este serviço MAFRAS permite aos seus clientes a integração de vários processos e sistemas de media, possibilitando obter um resultado final numa questão de minutos.

O OLS (Online Licensing System), apresentado por Nadir Antunes e Adam Torzecki, da Markdata, é uma solução que cria, define e controla as licenças de utilização, dependendo do tipo de utilizador, as features usadas, permitindo inúmeras possibilidades, criando um sistema de gestão de licenças inteiramente customizado e à medida do cliente OLS.

O segundo dia desta Reunião Internacional encerrou com a apresentação de Sérgio Orozco e Ricardo Rodriguez, da Auditsa, que mostraram uma nova forma de medição de audiências de rádio e Tv, utilizando a tecnologia de audiomactching, integrada em tablets e smartphones.

Esta apresentação terminou com uma live demo, onde foi possível observar o registo das audiências em tempo real.

O último dia da Reunião Internacional Markdata teve em destaque a apresentação, por Paulo Silva e Luís Almeida, da Markdata, do Quidbox, uma solução que tem como objetivo a medição da "atividade de TV" do agregado familiar, permitindo análises em tempo real.

De seguida, Corina Neves e Nuno Martins, da Markdata, trouxeram a plataforma Marktab, utilizada em inúmeros mercados para fazer estudos de Rádio ou Imprensa.

Novamente com a Markdata, Paulo Silva e Fausto Nunes apresentaram o XENA, uma plataforma destinada a grandes cálculos, utilizando os recursos dos clientes e introduzindo ganhos importantes em velocidade e desempenho.

A última apresentação desta XI Reunião Internacional, apresentada por Paulo Silva e Hugo Caldeira, da Markdata, foi dedicada ao OOH (Out Of Home measurement). O Outdoor Meter é um projecto-piloto da Markdata que pretende medir a audiência de publicidade exterior, através de uma aplicação para telemóveis que captura o percurso efectuado pelos membros de um painel e que cruza essa informação com a georreferenciação dos suportes publicitários.

O evento contou com os habituais momentos de networking, demonstrações individuais e apresentações entre as várias equipas e parceiros presentes. A XI reunião internacional encerrou após o almoço de dia 12. Até à próxima!

Do mesmo tema: Notícias do Grupo Marktest

O Grupo Marktest autoriza a reprodução desta notícia nos meios de comunicação social desde que indicada a fonte: Grupo Marktest e outras fontes por ele citadas

Notícias recentes

Notícias da mesma semana

Antigas

Era notícia há um ano
Era notícia há dois anos
Era notícia há três anos

Arquivo

Em Agenda

Net Futures 2017
Null
Bruxelas, Bélgica, 28 de junho a 29 de agosto de 2017,
Global Qualitative
Porto, 5 a 7 de novembro de 2017,

mais acontecimentos em Agenda

18 agosto 2017