Sondagem internacional: EUA escolhidos como parceiros em caso de ameaça militar

Sondagem internacional realizada pela Win Gallup International revela que a maioria escolheria os EUA como parceiros em caso de ameaça militar.

Grupo Marktest,  18 abril 2017

"Existem 6 grandes potências militares no mundo: EUA, China, Rússia, França, Reino Unido e Índia. Imaginando um caso de ameaça militar para o seu país, se tivesse de escolher um destes países como aliado, qual escolheria?" Esta foi a pergunta que a Win Gallup International, network internacional à qual a Marktest se encontra associada, colocou aos habitantes de 67 países do mundo. A maioria escolheria os Estados Unidos da América. Mas há diferenças regionais.

Em termos globais, 41% dos inquiridos escolheria os EUA, 15% a Rússia, 10% a China, 8% o Reino Unido, 5% a França e 3% a Índia. 9% refere que não escolheria nenhum destes e 9% não sabe ou não responde à questão.

Estes resultados têm no entanto diferenças entre os vários países em análise. Em 51 dos 67 países alvo desta sondagem, os EUA foram o país mais referido, enquanto em 9 países foi a Rússia a obter mais respostas (país indicado, por exemplo, por 48% dos gregos e por 47% dos chineses). A China obteve a maioria das respostas dos inquiridos no Paquistão e Rússia (72% e 44%, respetivamente), ao passo que a França foi o país mais indicado pelos inquiridos na Costa do Marfim (31%), o Reino Unido obteve maioria de referências nos EUA (43%) e a Índia entre os inquiridos no Bangladesh (43%). Os inquiridos na Letónia dividiram-se entre EUA e Rússia, ambos com 27% de referências.

Em Portugal, a maioria das respostas indicou também os EUA como país aliado em caso de ameaça militar, com 40% de respostas. 21% dos inquiridos pela Marktest indicou o Reino Unido, 13% a França, 6% a Rússia e 3% a China. Houve ainda 9% que não referiu nenhum destes e 8% não soube ou não respondeu à questão.

O mapa representa o país selecionado maioritariamente em cada região.

Outra das questões desta sondagem prendeu-se com a escolha de um país como aliado de investimento. A pergunta colocada foi a seguinte: "E se o seu país precisasse de investimento empresarial para a construção de infraestruturas como estradas, caminhos-de-ferro, aeroportos ou portos no seu país, assinale qual das 6 grandes potências abaixo indicadas escolheria".

Os EUA foram igualmente o país mais referido em termos globais, tendo recolhido 29% das respostas. A China foi o segundo país mais apontado, com 21%, seguido de Reino Unido (10%), Rússia (9%), França (8%) e Índia (4%). Houve ainda 4% de respostas indicando "nenhum destes" e 8% de não respostas.

Em 35 dos 68 países onde esta questão foi colocada, a maioria das opiniões foi dada aos EUA (em especial no Kosovo, com 83% de referências). Em 12 desses países a China foi o país mais referido (em especial no Paquistão, com 77% das respostas). Em 7 países a maioria escolheria a Rússia (em especial na Arménia, com 56% das respostas). A França foi a opção mais selecionada pelos inquiridos na Bélgica, na China e no Líbano, enquanto o Reino Unido obteve maior expressão junto dos inquiridos na Dinamarca, Suécia e EUA e a Índia foi o país mais indicado pelos inquiridos no Afeganistão. Os inquiridos na Bósnia Herzegovina, na República Checa e na Turquia não selecionaram nenhum destes seis países enquanto os inquiridos na Estónia, Finlândia, Indonésia, Irão e Japão não souberam ou não quiseram responder.

Em Portugal, 28% dos inquiridos pela Marktest elegeria os EUA como aliado de investimento, 19% o Reino Unido, 16% a China, 13% a França, 3% a Rússia e 1% a Índia. 10% disse não eleger nenhum destes países e 9% não soube ou não respondeu à questão.

O mapa representa o país selecionado maioritariamente em cada região.

O estudo da Win Gallup foi realizado entre Outubro e Dezembro de 2016, junto de uma amostra de 69 344 entrevistados, residentes em 68 países de todas as regiões do Mundo. Em Portugal, a Marktest foi a responsável pela recolha de informação, que consistiu num estudo online junto de uma amostra de 1007 indivíduos com 18 e mais anos.

A Marktest é associada da WIN-Gallup International desde o início de 2012. A rede Worldwide Independent Network/Gallup International Association (WIN/GIA) é composta pelas 67 maiores empresas independentes de estudos e mercado e sondagens de opinião a nível global, que em conjunto representam mais de 600 milhões de USD em receitas e 89% do mercado mundial. A Marktest foi a empresa portuguesa seleccionada para fazer parte desta rede, estando a partir de agora apetrechada com ferramentas que nos permitem responder de forma ainda mais integrada às necessidades dos nossos clientes.

Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Notícias internacionais

Do mesmo tema: Notícias internacionais

O Grupo Marktest autoriza a reprodução desta notícia nos meios de comunicação social desde que indicada a fonte: Grupo Marktest e outras fontes por ele citadas

Notícias recentes

Notícias da mesma semana

Antigas

Era notícia há um ano
Era notícia há dois anos
Era notícia há três anos

Arquivo

Em Agenda

The Future of Business-to-Business Research
Null
Londres, Inglaterra, 29 de junho de 2017,
Global Qualitative
Porto, 5 a 7 de novembro de 2017,

mais acontecimentos em Agenda