Sondagem internacional: EUA escolhidos como parceiros em caso de ameaça militar

Sondagem internacional realizada pela Win Gallup International revela que a maioria escolheria os EUA como parceiros em caso de ameaça militar.

Grupo Marktest,  18 abril 2017

"Existem 6 grandes potências militares no mundo: EUA, China, Rússia, França, Reino Unido e Índia. Imaginando um caso de ameaça militar para o seu país, se tivesse de escolher um destes países como aliado, qual escolheria?" Esta foi a pergunta que a Win Gallup International, network internacional à qual a Marktest se encontra associada, colocou aos habitantes de 67 países do mundo. A maioria escolheria os Estados Unidos da América. Mas há diferenças regionais.

Em termos globais, 41% dos inquiridos escolheria os EUA, 15% a Rússia, 10% a China, 8% o Reino Unido, 5% a França e 3% a Índia. 9% refere que não escolheria nenhum destes e 9% não sabe ou não responde à questão.

Estes resultados têm no entanto diferenças entre os vários países em análise. Em 51 dos 67 países alvo desta sondagem, os EUA foram o país mais referido, enquanto em 9 países foi a Rússia a obter mais respostas (país indicado, por exemplo, por 48% dos gregos e por 47% dos chineses). A China obteve a maioria das respostas dos inquiridos no Paquistão e Rússia (72% e 44%, respetivamente), ao passo que a França foi o país mais indicado pelos inquiridos na Costa do Marfim (31%), o Reino Unido obteve maioria de referências nos EUA (43%) e a Índia entre os inquiridos no Bangladesh (43%). Os inquiridos na Letónia dividiram-se entre EUA e Rússia, ambos com 27% de referências.

Em Portugal, a maioria das respostas indicou também os EUA como país aliado em caso de ameaça militar, com 40% de respostas. 21% dos inquiridos pela Marktest indicou o Reino Unido, 13% a França, 6% a Rússia e 3% a China. Houve ainda 9% que não referiu nenhum destes e 8% não soube ou não respondeu à questão.

O mapa representa o país selecionado maioritariamente em cada região.

Outra das questões desta sondagem prendeu-se com a escolha de um país como aliado de investimento. A pergunta colocada foi a seguinte: "E se o seu país precisasse de investimento empresarial para a construção de infraestruturas como estradas, caminhos-de-ferro, aeroportos ou portos no seu país, assinale qual das 6 grandes potências abaixo indicadas escolheria".

Os EUA foram igualmente o país mais referido em termos globais, tendo recolhido 29% das respostas. A China foi o segundo país mais apontado, com 21%, seguido de Reino Unido (10%), Rússia (9%), França (8%) e Índia (4%). Houve ainda 4% de respostas indicando "nenhum destes" e 8% de não respostas.

Em 35 dos 68 países onde esta questão foi colocada, a maioria das opiniões foi dada aos EUA (em especial no Kosovo, com 83% de referências). Em 12 desses países a China foi o país mais referido (em especial no Paquistão, com 77% das respostas). Em 7 países a maioria escolheria a Rússia (em especial na Arménia, com 56% das respostas). A França foi a opção mais selecionada pelos inquiridos na Bélgica, na China e no Líbano, enquanto o Reino Unido obteve maior expressão junto dos inquiridos na Dinamarca, Suécia e EUA e a Índia foi o país mais indicado pelos inquiridos no Afeganistão. Os inquiridos na Bósnia Herzegovina, na República Checa e na Turquia não selecionaram nenhum destes seis países enquanto os inquiridos na Estónia, Finlândia, Indonésia, Irão e Japão não souberam ou não quiseram responder.

Em Portugal, 28% dos inquiridos pela Marktest elegeria os EUA como aliado de investimento, 19% o Reino Unido, 16% a China, 13% a França, 3% a Rússia e 1% a Índia. 10% disse não eleger nenhum destes países e 9% não soube ou não respondeu à questão.

O mapa representa o país selecionado maioritariamente em cada região.

O estudo da Win Gallup foi realizado entre Outubro e Dezembro de 2016, junto de uma amostra de 69 344 entrevistados, residentes em 68 países de todas as regiões do Mundo. Em Portugal, a Marktest foi a responsável pela recolha de informação, que consistiu num estudo online junto de uma amostra de 1007 indivíduos com 18 e mais anos.

A Marktest é associada da WIN-Gallup International desde o início de 2012. A rede Worldwide Independent Network/Gallup International Association (WIN/GIA) é composta pelas 67 maiores empresas independentes de estudos e mercado e sondagens de opinião a nível global, que em conjunto representam mais de 600 milhões de USD em receitas e 89% do mercado mundial. A Marktest foi a empresa portuguesa seleccionada para fazer parte desta rede, estando a partir de agora apetrechada com ferramentas que nos permitem responder de forma ainda mais integrada às necessidades dos nossos clientes.

Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Em Agenda

Ciclo de Conferências José Rousseau
Espaço destinado ao debate e networking acerca do retalho e grande distribuição. O principal orador é o professor de marketing José Rosseau.
Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, 31 de outubro de 2017,
Le Salon du Marketing Point De Vente
Null
Paris, França, 27 a 29 de março de 2018,

mais acontecimentos em Agenda