Que figuras públicas associamos a determinados atributos?

O novo estudo da Marktest Consulting, Figuras Públicas e Marcas em Portugal permite saber que figuras públicas os portugueses associam a honestidade, ou a credibilidade, ou a beleza, ou a sobriedade…

Grupo Marktest,  2 maio 2017

O estudo Figuras Públicas e Marcas em Portugal 2017 permite conhecer a opinião dos portugueses face à participação de figuras públicas em campanhas publicitárias ou de sensibilização social.

Tendo em conta as opiniões sobre os atributos ou características pessoais que uma figura pública deve possuir para participar em campanhas publicitárias ou de sensibilização social, a honestidade foi considerado o atributo mais importante.

Numa escala de 1 (nada importante) a 10 (muito importante), este atributo obteve uma classificação média de 8.80. O atributo credibilidade também foi muito valorizado, com um índice de 8.72, seguido de simpatia (8.59) e competência (8.39).

Na lista de atributos analisados estão ainda a beleza, juventude, maturidade, persuasão, prestígio, reputação, sentido de humor, sobriedade e talento.

Para cada um destes atributos, o estudo de opinião pretendeu saber que figura pública é mais associada a esse atributo (a pergunta não tinha sugestão de resposta, sendo assim de resposta espontânea).

Alguns dos resultados obtidos estão sintetizados no quadro seguinte, onde vemos que, relativamente a honestidade, o nome de Cristina Ferreira foi o mais referido. Em credibilidade, foi Catarina Furtado que se destacou e em competência foi Cristiano Ronaldo.

Quando inquiridos sobre que figura pública associam a sobriedade, os inquiridos indicaram sobretudo o nome de Ruy de Carvalho e, relativamente a juventude, foi o nome de Sara Sampaio o mais citado.

Os dados desta análise têm como base informação do estudo Figuras Públicas e Marcas em Portugal 2017, que pretende conhecer a imagem que os portugueses têm das figuras públicas nacionais, a sua opinião acerca das principais características destas personalidades e a sua associação à publicidade. Integra também informação sobre a sua participação em campanhas de publicidade na televisão em 2016, dados recolhidos pela MediaMonitor.

Na aferição da opinião dos portugueses sobre figuras públicas, foi realizado um estudo de opinião junto de portugueses com 15/64 anos, residentes em Portugal Continental, com uma amostra constituída por 1204 entrevistas realizadas online através de um questionário de autopreenchimento entre os dias 10 e 30 de Janeiro de 2017.

Consulte aqui os principais conteúdos deste estudo e o seu folheto de apresentação ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Do mesmo tema: Notícias do Grupo Marktest

O Grupo Marktest autoriza a reprodução desta notícia nos meios de comunicação social desde que indicada a fonte: Grupo Marktest e outras fontes por ele citadas

Notícias recentes

Notícias da mesma semana

Antigas

Era notícia há um ano
Era notícia há dois anos
Era notícia há três anos

Arquivo

Em Agenda

MRS Summer Party
Londres, Inglaterra, 27 de julho de 2017,
Big Data World 2017
EUA, 25 a 27 de novembro de 2017,

mais acontecimentos em Agenda

20 julho 2017