Um quarto do poder de compra em sete concelhos

Lisboa, Porto, Sintra, Vila Nova de Gaia, Cascais, Oeiras e Loures. Nestes sete concelhos concentra-se um quarto do poder de compra do Continente, segundo os dados disponíveis na aplicação Sales Index da Marktest.

Grupo Marktest,  2 maio 2017

Criado pela primeira vez em 1992, o índice Sales Index permite acompanhar anualmente como se caracterizam os concelhos do Continente em relação aos indicadores de poder de compra regional.

A edição de 2017 deste índice mostra-nos, como habitualmente, um país assimétrico, com um elevado peso de um conjunto muito restrito de concelhos.

Este índice, que totaliza 1000 no conjunto dos 278 concelhos do Continente, apresenta um valor máximo em Lisboa (99.8‰). Porto é o segundo concelho com maior poder de compra, seguido de Sintra, Vila Nova de Gaia e Cascais.

Se a estes cinco concelhos juntarmos Oeiras e Loures, obtemos mais de um quarto (26%) do poder de compra do Continente, concentrado assim num espaço que ocupa uma área inferior a 1% do território.

Alargando esta análise, vemos que metade do poder de compra do Continente se concentra em 26 concelhos, sobretudo localizados no litoral tal como o mapa identifica.

Estes 26 concelhos representam apenas 6% da área total do Continente mas concentram 45% da sua população residente, 26% do parque habitacional, 44% das dependências bancárias, 50% da atividade do Multibanco, 44% dos estabelecimentos comerciais, 59% das vendas de automóveis, 45% do consumo de eletricidade ou 70% dos médicos. Nestes concelhos localizam-se 46% das empresas nacionais, 55% dos trabalhadores ao serviço nessas empresas e 24% dos alojamentos turísticos (incluindo alojamentos locais).

O índice de poder de compra regional (ou sales index) é um índice expresso em permilagem que permite comparar os concelhos entre si e analisar a contribuição de cada um para um total de 1000, que corresponde à soma dos 278 concelhos do Continente.

É calculado com base em informação indicadora do potencial de rendimento e consumo de cada concelho, nomeadamente a população residente, as receitas fiscais, as vendas de automóveis, os consumos de electricidade, as dependências bancárias e os estabelecimentos comerciais.

Este índice é calculado pela Marktest desde 1992 e constitui uma referência na aplicação para o Geomarketing Sales Index , que a Marktest desenvolve desde então. Consulte aqui mais informação sobre esta aplicação ou contacte-nos se pretender uma demonstração ou mais informações.

Arquivo de notícias

Em Agenda

21 novembro 2017
European Big Data Value - Comissão Europeia 
Versailles, França, 21 a 23 de novembro de 2017
23 novembro 2017
Methodology in Context 2017 - MRS-The Market Research Society 
É o terceiro ano desta conferência, organizada pela MRS em parceria com a Research Live.
Londres, Inglaterra, 23 de novembro de 2017 ,

mais acontecimentos em Agenda