Aumenta produção vinícola em Portugal

As estatísticas do INE mostram que 2015 foi o melhor ano vinícola dos últimos cinco.

Grupo Marktest,  9 maio 2017

Segundo os dados do INE, acessíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Online foram produzidos 6,9 milhões de hectolitros de vinho em Portugal no ano 2015. Este valor corresponde a uma subida de 13.8% face ao ano anterior.

Desde 2008, este é o segundo melhor ano para a produção vinícola, apenas ultrapassada em 2010, quando se produziram mais 79 mil hectolitros de vinho do que agora.

A região agrícola do Ribatejo e Oeste assegurou um terço desta produção, com 2,3 milhões de hectolitros, seguida da região de Trás-os-Montes (23%) e de Alentejo (17%). Em conjunto, estas três regiões foram responsáveis por 43.5% da produção nacional.

Uma análise por concelhos mostra-nos que Torres Vedras foi o maior produtor em 2015, com 477 mil hectolitros, seguido de Palmela (288 mil hl), Almeirim (277 mil hl), Reguengos de Monsaraz (258 mil hl) e Alijó (252 mil hl). Estes cinco concelhos concentraram 22.6% do total da produção nacional.

Entre os maiores produtores, o maior crescimento da produção deu-se no concelho de Santa Marta de Penaguião, que viu a sua produção triplicar o valor de 2014. No concelho de Lourinhã o valor registado em 2015 foi quase o dobro do observado no ano anterior. Em Vila Real, Peso da Régua e Celorico de Basto também se observaram taxas de crescimento acima de 65%.

O mapa mostra a produção vinícola por concelho.

Os dados disponíveis indicam ainda que 41% da produção é relativa a vinho de qualidade produzido em região determinada (VQPRD), 27% a vinho regional, 22% a vinho de mesa e 10% a vinho licoroso de qualidade produzido em região determinada (VLQPRD).

Os dados desta análise são publicados pelo INE e relativos ao ano 2015, estando disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Onilne. Contacte-nos para mais informações.

Do mesmo tema: Estudos sobre os Concelhos/Regiões

O Grupo Marktest autoriza a reprodução desta notícia nos meios de comunicação social desde que indicada a fonte: Grupo Marktest e outras fontes por ele citadas

Notícias recentes

Notícias da mesma semana

Antigas

Era notícia há um ano
Era notícia há dois anos
Era notícia há três anos

Arquivo

Em Agenda

MRS Summer Party
Londres, Inglaterra, 27 de julho de 2017,
Congresso ESOMAR
Null
Amesterdão, Holanda, 10 a 13 de setembro de 2017,

mais acontecimentos em Agenda